Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Conheça a Cordyline fruticosa e seus usos

Autor: Nalva Pereira - Data: 10/07/2018
RSS

Cordyline fruticosa é uma planta perene dafamília Asparagus , Asparagaceae , conhecida por uma grande variedade de nomes comuns , incluindo palmeira de repolho , planta de boa sorte , lírio de palma , planta ti , Ki , La i ( havaiano ), Ti Pore ( Maori ), Si ( Tonga ), Lauti ( samoano ), e auti ( Tahitian ).


Cordyline australis autor Petar 43

Anteriormente tratada nas famílias Agavaceae e Laxmanniaceae (agora ambas as subfamílias das Asparagaceae no sistema APG III ), é uma planta lenhosa que cresce até 4 m (13 pés) de altura, com folhas de 30 a 60 cm (12 a 24 polegadas) (raramente 75 cm ou 30 pol) de comprimento e 5-10 centímetros (2.0-3.9 in) de largura no topo de uma haste de madeira. Produz panículas compridas de 40 a 60 centímetros (16-24 in) de pequenas flores amarelo-avermelhadas perfumadas que amadurecem em frutos vermelhos .


Cordyline fruticosa autor Shu Suehiro

É nativa do sudeste asiático tropical , Papua Nova Guiné , Melanésia , nordeste da Austrália , Oceano Índico e partes da Polinésia . Não é nativa nem do Havaí nem da Nova Zelândia, mas foi introduzida em ambos por colonos polinésios.


Cordyline stricta autor Shu Shuehiro

Cultivo e usos
A espécie foi espalhada de sua escala nativa em toda a Polinésia como uma planta cultivada. Seus rizomas ricos em amido , que são muito doces quando a planta está madura, eram comidos como alimento ou como remédio, e suas folhas eram usadas para cobrir os telhados das casas e para embalar e armazenar alimentos. A planta ou suas raízes são referidas na maioria das línguas polinésias como ti . Maori classificou a doçura da planta acima das outras espécies de Cordyline nativas da Nova Zelândia.


Cordyline_murchisoniae autor Ethel Aardvark

As folhas também foram usadas para fazer itens de vestuário, incluindo saias usadas em apresentações de dança. A saia de hula havaiana é uma saia densa com uma camada opaca de pelo menos 50 folhas verdes e a parte inferior (parte superior das folhas) raspada. O Tonga vestido da dança, o sisi , é um avental de cerca de 20 folhas, usado sobre uma tupenu , e decorado com algumas folhas amarelas ou vermelhas

Em Vanuatu , folhas de Cordyline , conhecidas localmente pelo nome Bislama nanggaria , são usadas enfiadas em um cinto em danças tradicionais, com diferentes variedades tendo significados simbólicos particulares. As cordilíneas são frequentemente plantadas fora dos nakamals .



Na antiga Hawaii a planta foi pensado para ter grande poder espiritual; única kahuna (sacerdotes) e ali i (chefes) foram capazes de usar as folhas em torno de seus pescoços durante certas atividades rituais. As folhas de Tui também eram usadas para fazer lei e, para delinear as fronteiras entre as propriedades, também era plantada nos cantos da casa para impedir que os fantasmas entrassem na casa ou na propriedade (cujo nome alternativo é: terminalis) . Até hoje alguns havaianos planta Ti perto de suas casas para trazer boa sorte. As folhas também são usadas para trenó de lava. Um número de folhas são amarradas juntas e as pessoas descem colinas sobre elas. Havaí antigo também acreditam que as folhas tem um uso medicinal como anti-séptico e diurético.


Cordyline obtecta autor Kahuroa

As raízes do Ti plantas foram usadas como um revestimento lustroso em pranchas de surf em Hawaii no início dos anos 1900.

Ti é uma planta ornamental popular , com numerosos cultivares disponíveis, muitos deles selecionados para folhagem verde ou avermelhada ou roxa.

No Havaí, Ti rizomas são fermentado e destilado para fazer okolehao , um licor muito apreciado.



Você encontra várias espécies aqui: Cordyline

fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Cordyline_fruticosa

Você gostará também:

Plantas das Américas, nossa riqueza vegetal

Temos clientes procurando mais de 70 plantas. Quer vender para eles? Não perca negócios!

Quanto tempo vive uma árvore?

Plantas: Dicas para comprar e vender pela internet


Compartilhar:




33ms


Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!