Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Mais de 1700 Novas Plantas descobertas em 2016

Autor: Regina Motta - Data: 03/10/2017
RSS

A nova edição do relatório sobre "O Estado das Plantas do Mundo" foi divulgada esta quinta-feira, no Dia Internacional do Fascínio das Plantas, pelos Jardins Reais Botânicos de Kew, em Londres revela que cerca de 1700 espécies novas de plantas.

Entre as muitas descobertas de novas espécies botânicas para a ciência, o relatório anuncia que foram encontradas 11 novas espécies de mandioca, no Brasil - um dos achados considerados mais importantes, uma vez que pode ajudar a desenvolver novas variedades deste alimento que sustenta milhões de pessoas no mundo.

Sobre as pesquisas sobre a mandioca, capaz de mitigar a fome no mundo, já publicamos uma notícia sobre um Professor, pesquisador da UNB, que se dedica a este estudo, tendo criado, inclusive, um Centro de Pesquisas sobre a planta com meios próprios.

Fundação Nagib Nassar para o desenvolvimento Científico e sustentável

"Terceira na importância em termos mundiais, a seguir ao milho e ao arroz, a mandioca oferece mais segurança alimentar do que os cereais, pois os tubérculos podem ser deixados no solo até serem necessários, pode ser colhida em qualquer estação e contém cianido suficiente para deter as pestes", assinalam os autores do documento.

Duas novas espécies descobertas no Brasil: Manihot debilis M. Mend & T.B. Cavalc. Alto Paraiso - Go - Brasil e Manihot tombadorensis M. Mend & T.B. Cavalc. Serra do Tombador - Cavalcanti - GO

Novas rosas na China, violetas na Turquia, camélias, um novo carvalho, begônias, pastinaca, plantas medicinais e especiarias foram algumas das 1.730 espécies descobertas em 2016, na "caça ao tesouro" que cientistas de todo o mundo fizeram na área da botânica.

O relatório destaca ainda as maiores ameaças para o mundo vegetal, como as alterações climáticas e a propagação de pragas como o temível besouro-verde, que se propagou da Ásia para os Estados Unidos e está prestes a espalhar-se pela Europa, devido ao comércio global e às redes de transporte.


Foto: As flores da nova Sokinochloa australis, um dos novos bambus de Madagáscar. Foto: Soejatmi Dransfield
Foto: Soejatmi Dransfield

Em Madagáscar, um novo género de bambu revelou-se por sua vez "maravilhoso": o novo género Sokinochloa, do qual foram encontradas até agora sete espécies, é um bambu trepador que produz conjuntos de flores, mas apenas em intervalos de décadas.

Por vezes, é preciso esperar 50 anos para que este bambu floresça, "pelo que muita paciência foi necessária para esperar pelo seu aparecimento para identificar e descrever as espécies."


Foto: Esta nova buganvília africana, a Commicarpus macrothamnus, é a mais alta do género encontrada até hoje. Ib-Friis


Foto: Os frutos de uma nova árvore, a Englerophytum paludosum, na floresta dos Camarões. Englerophytum paludosum Photo Credit: Xander van der Burgt


Tibouchina rosanae Photo Credit: W Milliken


Begonia rubrobracteolata / S. Julia

Também em 2016, investigadores revelaram 29 novas espécies de begónias, quase todas encontradas nas florestas da Malásia. Aliás, nas florestas tropicais da América do Sul e do Sudeste Asiático foram observadas 336 novas orquídeas.


Barleria mirabilis Photo Credit: Quentin Luke

Na Europa, não há praticamente descobertas relatadas, com excepção da Turquia, onde foram encontradas violetas e também uma nova pastinaca, entre outras novas espécies.

No total, existem hoje mais de 28.000 plantas associadas a usos medicinais, indica ainda o relatório, no qual colaboraram 128 cientistas de 12 países.

No entanto, muitas das espécies agora descritas estão em risco de extinção, devido a novas urbanizações em áreas que antes eram selvagens.

Outros destaques do relatório sobre o Estado das Plantas do Mundo:

- Mais de 6.000 espécies de plantas são atualmente consideradas invasoras.

- 83% das 11.138 espécies nativas de Madagáscar são se encontram em mais lado nenhum fora desta ilha. Destas, pelo menos 1.600 estão em risco de extinção.

- Mais de 30.000 plantas estão hoje protegidas pelo Cites, acordo que assegura a sua protecção no âmbito do comércio internacional.

Fonte: https://stateoftheworldsplants.com/

Você gostará também:

A árvore mais perigosa do mundo

Você sabe que as plantas podem aprender e recordar?

A vida secreta das plantas - 1 - Viajando!

Mais descobertas sobre as plantas: Elas podem ouvir!





Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!