Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

A energia das plantas

Autor: Jaime Vieira - Data: 04/11/2013
RSS

Perde-se no tempo a sensação de bem-estar e conforto que as plantas nos transmitem. A sua presença num jantar, num casamento, num batizado ou qualquer outra cerimónia, é "quase" obrigatória para dar ao ambiente a sensação de leveza, de conforto e alegria aos presentes.



E quem nunca ofereceu flores à namorada, à esposa ou simplesmente a uma amiga? E quantas vezes, involuntariamente, somos levados a acariciar uma flor, ou ficamos maravilhados a contemplá-la durante algum tempo !...
Todos nós sabemos que as plantas são seres vivos. E sabemos também que são seres vivos surdos e cegos para nós humanos. Mas o que muitos de nós não sabemos, é que elas têm um poder de perceção, capaz de sentir o que à sua volta se passa!...
Há uma teoria que defende que há uma contínua troca de energia entre as plantas e os seres humanos que as rodeiam. A planta "sente" o carinho e a ternura do nosso olhar, "sente" o cuidado com que a tratamos, "sente" as palavras ternas que lhe dirigimos, "sente" os elogios que lhe dispensamos perante os nossos amigos. Mas há mais: as plantas conseguem "perceber" atos de agressividade praticados ou em vias de serem praticados em seu redor. E mais ainda: as plantas têm a faculdade de perceber as intenções do ser humano.


Imagem do pólen

Foram já sobejamente divulgadas notícias sobre experiências realizadas que comprovam o que atrás referimos. Apenas vamos reproduzir uma delas, a primeira de todas, para quem ainda a não conhece:
Na segunda metade do sec. XX, o agente da polícia de Nova Iorque, Cleve Backster, especializado na deteção de mentiras, decidiu "brincar" com o seu galvanómetro ( aparelho que serve para medir as oscilações das células nervosas, e assim detetar as emoções do ser humano) ligando-o às folhas de uma planta que tinha à sua frente, uma dracaena.
Primeiro, despejou água com abundância no vaso: não houve qualquer reação.
De seguida, despejou uma chávena de café quente no vaso: o galvanómetro nada registou.
Já prestes a desistir, Backster PENSOU em queimar uma folha da dracaena. Nesse mesmo instante o galvanómetro registou uma forte oscilação. E isto, mesmo antes, de Backster ter pegado na caixa de fósforos. E ele não falou, ele APENAS pensou. Repetiu a experiência com os mesmos resultados.
Muitas outras experiências foram realizadas, todas com sucesso. Era o princípio de uma nova era na descoberta da energia das plantas, na sua capacidade de perceção do que as rodeia.
E a terminar aqui fica, para os mais céticos, a pergunta:
Já alguma vez notaram que o seu cão pressente a chegada dos donos, bastantes minutos antes de os mesmos entrarem em casa, mesmo a horas desencontradas? É essa capacidade de perceção que alguns animais têm, que as plantas têm igualmente!


Palestra realizada na ADAPALNOR sobre este tema

A ADAPALNOR-Defesa do Ambiente e do Património do Litoral Norte vai promover na sua sede em Mendões, Coronado, Trofa, no próximo dia 9 de Novembro, os seguintes eventos:
Ás 9,30 horas - Orquídeas de interior - mini curso
Às 15 horas - Plantas medicinais - mini curso
Contacte-nos através de: mail: dapalnor@gmail.com
telef: 929 042 420 (Portugal)
facebook: ADAPALNOR
Você gostará também de:
Orquestra de Londres faz concerto para plantas
Plantas que cantam para atrair polinizadores
Pesquisas revelam: as plantas têm inteligência e memória
A vida secreta das plantas - vídeo
Plantas nativas regeneram espaços contaminados em Portugal
Paisagismo urbano: Bem estar para o homem e o planeta
Plantas também usam truques para garantir a reprodução
Plantas exóticas: Planta com cheiro de pipoca
Viagem à pre-história: Plantas estranhas ainda vivas
Jardim pré-histórico
As plantas também dormem
Como as plantas atraem os animais
As plantas também sabem se defender sozinhas!
Plantas ficam diabéticas e obesas
Do sexo das plantas ao fruto


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!