Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Lenda do Girassol, uma história de Amor

Autor: Jango Verde - Data: 02/06/2021
RSS

Girassol, Hellianthus annuus
A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o Deus do Sol.

Quando este a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber alimentando-se apenas das suas próprias lágrimas.

Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto virava-se para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face transformou-se numa flor, e continuou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.


wiki/File:Girassol_Rio_das_Ostras_Flora%C3%A7%C3%A3o_13.jpg

O girassol é uma planta espetacular, seja pela sua beleza gigante, seja pela sua capacidade de produzir numerosas sementes de elevado valor nutricional.

Como o próprio nome diz, as inflorescências do girassol realizam heliotropismo, isto é, seguem o sol. Por ser uma espécie que foi domesticada há milhares de anos, o homem acabou desenvolvendo um grande número de variedades, para duas principais finalidades:

Plantas não ramificadas, com grandes capítulos únicos e numerosas sementes para uso alimentício e na produção de óleo; e plantas muito ramificadas, com mais de um capítulo floral para utilização ornamental.


wiki/File:Girassol_de_jardim.jpg

A maioria dos girassóis são altos, podendo alcançar 4 metros em cultivo, com caule herbáceo e piloso. Suas folhas são ovais a cordiformes, muito pilosas também o que lhe confere uma coloração acinzentada.

As inflorescências do tipo capítulo são muito grandes podendo atingir 30 cm de diâmetro. Nelas se reúnem dois tipos de flores, as periféricas liguladas e as centrais, férteis e hermafroditas.

No entanto os girassóis apenas realizam a autofecundação raramente, exigindo a polinização manual ou por insetos, com pólen de outros indivíduos. Os frutos formados são do tipo aquênio.


wiki/File:GirassolSantaTeresa.jpg

Os girassóis são muito úteis na paisagismo, as variedades gigantes e ramificadas podem ser plantadas em renques junto a cercas e muros, para escondê-los temporariamente.

Deve-se ter cuidado ao utilizar os gigantes pois em espaços pequenos podem se tornar desproporcionais "reduzindo" as construções. As variedades anãs são adequadas para formação de maciços, bordaduras e canteiros e são muito comercializadas em vasos e jardineiras também. Podem ser de flores simples e dobradas e de cores diversas, mas principalmente amarelas, vermelhas, alaranjadas e marrons.

São especialmente indicadas para as crianças cultivarem, devido ao rápido desenvolvimento e ciclo de vida, tornando-se muito educativas.

Não podemos esquecer de ressaltar a importância do girassol na alimentação de pessoas e animais, devido as suas sementes e forragem de elevado valor protéico e calórico, além de serem ricos em vitamina E.
Atualmente também pode-se produzir biodiesel a partir do seu óleo, tornando-se uma excelente fonte de energia renovável.


Jango Verde: Implantação e manutenção de Jardim . Angola

Contato: jangoverde.angola@gmail.com

Você gostará também:

Adenium obesum, Rosa do Deserto em bonsai
Plantas Ornamentais: Bellis perennis
Hortas Mandalas, você conhece?
Plantas ornamentais: A beleza do cacto Rabo de macaco
Plantas ornamentais: Íris, a mensageira dos Deuses
Plantas Ornamentais: Erros e acertos no cultivo de Bromélias
Plantas ornamentais: Begônias
Plantas: dicas para comprar e vender pela internet




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

17/03/2015 07:13:08

São muitas as lendas sobre plantas e suas flores. algumas vivenciadas, na prática até hoje em várias regiões do mundo, Quanto aos girassóis sou um apaixonado, principalmente pelos mini e os de cor escura.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!