Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas de fácil manutenção para Paisagismo: Capins

Autor: Clarisse Kopp - Data: 04/08/2014
RSS

Tenho notado que a demanda do mercado de paisagismo ainda continua buscando as plantas de fácil manutenção, os capins sempre são uma opção segura nesse aspecto, mas tenho notado que as opções por capins acabam se restringindo principalmente ao Texas Rubro, então vamos falar um pouquinho dessas plantas tão incríveis.
Os capins usados no paisagismo são plantas que além da rusticidade conferem volumes e cores insinuantes a qualquer trabalho, além disto, o movimento das folhas estreitas ao vento sempre encanta. Em geral são resistentes a estiagens, pragas e doenças, bem como toleram solos medianamente adubados. Espécies de menor porte como o Capim do Texas e a Grama Azul podem ser usados em jardins pequenos, já o Capim dos Pampas e o Capim Azul exigem espaços maiores, o ideal é evitar o plantio próximo á locais de fluxo de pessoas, geralmente as folhas possuem bordas cortantes.
Algumas das espécies que vou descrever estão em um projeto no interior de São Paulo, o projeto é de uma destilaria artesanal, de uma arquitetura rustica o objetivo do paisagismo era integrar o local e usar de espécies de fácil manutenção, pois geralmente os funcionários tem tempo apenas para aparar o gramado.


(foto 1) - Destilaria Artesanal

O Capim Azul - Lagenocarpus velutinus, essa ciperáceae, encontrada no cerrado brasileiro, de folhas azuladas e caule alto, coberto de pelos.
Tolerante ao frio prefere solos úmidos e não é muito exigente em adubação, suas touceiras chegam a medir 2,5 metros de altura. Evite plantar próximo a locais de transito intenso de pessoas, pois sua folha é cortante.
Essas imagens são de um projeto no interior de São Paulo, plantado junto ao muro ele cresceu muito bem, e a propagação é por divisão de touceiras.



(Foto 2) - Capim Azul

Mas a não ser que você arranque a touceira inteira para dividir você pode colocar os brotos, retirados em raiz, apenas com o caule, em um balde com areia e manter a umidade constante por duas semanas, assim que emitir um bom numero de raízes é só plantas em potes grandes com uma mistura de solo e matéria orgânica abundante.

O Capim do Texas "rubro" - Pennisetum setaceum, essa gramínea da família das poaceae, possuem folhagem densa e uma inflorescência muito ornamental, as plumas, longas e cilíndricas. Possui cultivares verde com a inflorescência rosa claro. Originário da África e Ásia tolera solos pobres e longos períodos sem água, mas isso pode deixa-lo com o aspecto não tão interessante, as touceiras tende a ficar com muitas folhas secas ou bem ralas. Uma poda drástica anual ou bianual ajuda a formar touceiras densas e homogêneas. Nesse projeto o utilizamos próximo às moreias (Dietes bicolor), para conseguir o contraste entre o verde e o vermelho.


(foto 3) - Capim do Texas "rubro"

O Capim dos Pampas - Cortaderia selloana, essa poaceae é típica do sul do Brasil, pampas Argentinos e Uruguaios, possui folhagem densa e fina, sua folha também pode cortar em contato com a pele. No verão principalmente, emite suas inflorescências em formato de pluma que podem ser amareladas, brancas ou rosadas. Pode ser cultivado em grupos ou de forma isolada, é um dos capins que exige um solo mais rico em matéria orgânica, em solos muito pobres emite poucas inflorescências.
Neste projetos utilizamos o Capim dos Pampas junto com o gramado na contenção do talude.


(foto 4) - Capim dos Pampas

http://clapaisagista.wix.com/paisagista

contato: clapaisagista@hotmail.com

Você gostará também:
Paraíso de plantas e flores de todo o mundo
The Royal Botanic Garden, patrimônio mundial pela UNESCO
A vida secreta das plantas: floração
Plantas do Brasil: Aroeira da praia, riqueza que ganha o mundo!
Os astros influenciam as plantas?
Uso do Nim na produção de mudas
Substratos: essenciais para o cultivo de plantas
O perigo das plantas invasoras
Xaxim: cultivo e uso medicinal
Plantas inseticidas no controle de pragas
Cultivo de plantas, como fazer uma estufa?
Plantas e flores: o perfume da sedução





Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!