Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo: "Santo" Agave!!

Autor: Clarice Kroeff Bergesch - Data: 15/08/2012
RSS

Com mais de 300 espécies, maioria originárias das Antilhas e México, quem a vê nos jardins não faz idéia de quanto essa planta é de fundamental importância econômica, ambiental, medicinal... Tanto no passado como nos tempos atuais.


O sisal, extraído do Agave sisalana, é considerada a fibra mais dura que existe, destinada majoritariamente à indústria de cordoaria. O Brasil é um dos maiores produtores desta fibra. Apesar de ter tido um declínio de seu uso nos últimos anos pela fibra sintética, os ambientalistas vêm exercendo forte pressão para o retorno do sisal, pois a fibra sintética leva 150 anos para se decompor no solo, enquanto a fibra do sisal em meses se torna um belo fertilizante natural.
A fibra desta espécie está substituindo a fibra de vidro na fabricação de pranchas de surf, feitas de maneira artesanal e completamente sustentáveis não liberam substâncias tóxicas tanto no processo de produção como no descarte do mesmo. São muitas maneiras para utilizar esse Santo Agave.



Outras espécies desta planta multiuso, são aproveitadas de outros modos. Do Agave atrovirens Karwinski ex Salm-Dick, nos países latino-americanos, são extraídos líquidos açucarados que podem ser bebidos imediatamente depois de sua retirada ou deixados para fermentação e obtenção de bebidas alcoólicas. Hoje já são vendidos extratos de agave de origem mexicana que são excelentes substitutos do açúcar, podendo ser usado por diabéticos e para quem quer emagrecer.



Do Agave tequilana é feita a famosa Tequila (bebida alcoólica). Estudos estão sendo feitos com essa espécie para a produção de bioetanol.
Um pouco de lenda ou história...
conta-se que uma aldeia de índios teve que se refugiar em uma caverna por causa de uma tempestade que caiu em um campo de agaves. Raios que caíram, queimaram o coração destas plantas, o que ocasionou o cozimento do amido nele existente, transformando-o em mel. Cessada a tempestade o vento levou um forte aroma adocicado para a caverna, o que provocou a curiosidade de uma índia que provou o suco de um pedaço, onde descobriu o sabor doce da planta. Passado dias com o suco guardado em sua tenda, um indígena descobriu um novo perfume exalado pelo suco esquecido, pequenas bolhas se formaram , como uma espuma espessa e branca (fermentação), provando o liquido, sentiu um sabor distinto e rico, e que lhe causou uma mudança de personalidade, com isso foi considerado uma dádiva dos deuses. Daí nasceu a Tequila também chamada aguardente de maguey.



Deixando as lendas e histórias, o Agave tequilana além de ser o ingrediente principal da tequila, é usado na medicina popular como diurético e para tratar constipação. Há pesquisas para o tratamento de doenças como a de Crohn e a Colite. Pode ser usada também para tratamento da artrite.
Na paisagem o Agave é muito interessante, com seu formato escultural, é muito utilizado para pontuar os jardins, pode ser usado em grupos de 3 a 5 espalhados pelo espaço. Também podem ser plantados em vasos, mas nunca mostraram seu potencial majestoso neles. É uma planta que combina com pedras e pedrisco e tudo que lembre deserto.



No quesito rusticidade, é excelente, de sol pleno e tolerante a meio-sombra, dependendo da espécie. Adoram calor e resistem à falta de água, sendo seu maior inimigo solo úmido, onde proliferam fungos.
Muitos dizem que os Agaves florescem só quando atingem 100 anos ou mais e morrem logo após, em parte: pura lenda. Os agaves vivem de 10 a 15 anos, alguns um pouco mais. Como na maioria das espécies: sim, logo após sua florada morrem. Podem chegar a 4metros de altura.


Em algumas espécies, seu cultivo deve ser evitado em áreas de circulação, principalmente de crianças, já que seus espinhos podem causar ferimentos. Mas se quiser afastar cães e gatos do jardim...hummm ele é excelente!!!
Dentre tantas espécies, o que não vai faltar é um que se encaixe no seu espaço!!!
Este artigo foi escrito a pedido de uma assinante do Blog
Clarice Kroeff Bergesch
Técnica em Paisagismo e Gestão Ambiental, atuante na área há mais de 10 anos. Proprietária da empresa Jardim com Arte - Criando Paisagens. Supervisiona pessoalmente todos os projetos, grandes ou pequenos, trabalhando sempre com sua equipe especializada.
Clarice Kröeff Bergesch
Téc. Paisagista
Téc. Gestão ambiental
CREA: 086382-4
55-(48)-32066941
55-(48)-99127756
www.jardimcomarte.com.br/blog
www.facebook.com/JardimcomArte
www.jardimcomarte.com.br

Você vai gostar também de:
Arvore arco-íris usada em paisagismo
Paisagismo: A beleza exótica das suculentas
Paisagismo com plantas nativas pouco conhecidas - Asteranthos brasiliensis
Plantas ornamentais: Árvore Canhão. àrvore sagrada
Plantas ornamentais: Cactos, lindas flores e muitos espinhos
Paisagismo com plantas ornamentais raras: Tillandsia Xerographica
Árvore Sagrada do Sertão: Árvore que dá de beber




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

03/09/2012 10:07:19

Somos produtores de agaves e outras plantas xerófitas,como os Dazirilliuns, a nolina e zamias,pois acreditamos que estas plantas serão muito utilizadas na tendencia de paisagismo denominado xeriscaping,que é o uso de plantas que demandam pouco uso de água
e tem como ccentro irradiador a cidade de Phoenix ,no Arizona,
eng agr LAILSON

22/08/2012 17:31:25

Prezada Clarice.Eu tenho vários desses agaves.Ultimamente adquiri o xylonacantha.Um abraço.

21/08/2012 09:26:48

Obrigada Raquel!! Fico encantada pelo Agave-polvo, mas todos são lindos, e a sua, qual é?
Abraços verdes e uma bela semana pra vc!!

20/08/2012 22:50:20

Oi sou apaixonada por agave e acho quer toda pessoa tem uma preferida e a sua materia e maravilhosa.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!