Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Horóscopo floral:Signo Narciso

Autor: Regina Motta - Data: 04/03/2010
RSS

Segundo a tradição, desde os tempos imemoriais , houve uma grande abundância de flores narcisos, usadas hoje em paisagismo e jardinagem, de todas as cores e formas. Elas desapareceram quando a Atlântida foi destruída e só ao longo dos séculos foram descobertas.



Os verdadeiros narcisos silvestres do Mar Mediterrâneo são os descendentes diretos dessa espécie e, ainda hoje, estão sob proteção ecológica por fazerem parte das espécies raras da natureza.


wiki/Narcissus#/media/File:Narcissus_white.jpg

Nome científico: Narcissus cyclamineus.
Família: Amaryllidaceae.
Nomes populares: narciso, narciso-trombeta.

Etimologia: existem duas derivações do nome. Uma delas se refere ao jovem chamado Narciso que ficou tão obcecado com seu reflexo na água que caiu e se afogou. A outra, é a de que a planta é nomeada pelas suas propriedades narcóticas. Narciso deriva do grego narkao, que significa entorpecer.

Segundo a mitologia grega, Narciso era jovem e belo. Apaixonou-se pela própria imagem refletida numa fonte, acabando por cair e morrer afogado. Na beira da fonte brotou uma flor que, era extremamente bela, e à qual foi dado o seu nome. Assim se explica o fato destas flores crescerem ligeiramente inclinadas.

Os gregos chamavam narciso a todas as plantas que tinha propriedades narcóticas.
Seu óleo era muito usado pelos árabes que o consideravam afrodisíaco e bom para a cura da calvície. O narciso estimula a fidelidade, inteligência, paciência, silêncio, união dos opostos, retraimento, meditação e elevação.

Características gerais: planta herbácea e bulbosa, atingindo 20 a 30 cm de altura. As flores são amarelas, vistosas, solitárias e suavemente perfumadas formadas durante o inverno, surgindo após o período de repouso dos bulbos.

As flores Narciso são lindas e aparecem em diversas cores, como o amarelo, laranja e branco. Elas aparecem em solos úmidos, geralmente perto de lagoas onde encantam com suas belezas. Essas flores são associadas ao jovem Narciso que se apaixonou pelo próprio reflexo e significam egocentrismo. Elas podem ser utilizadas como flores ornamentais, em lindos buquês ou em arranjos, ou em paisagismo, vasos, canteiros, maciços e bordaduras combinando com jardins no estilo europeu.

Cultivo

O cultivo de narcisos não requer cuidados muito especiais. O bulbo pode ser plantado em qualquer época do ano, em local definitivo ou, de preferência, quando ele começa a emitir brotação espontânea. Isso ocorre normalmente com a aproximação do frio do inverno.

Solo, luminosidade e umidade:

Aceita bem qualquer tipo de solo, exceto o excessivamente encharcado, pois há o risco de apodrecimento do bulbo. A luminosidade ideal é a indireta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol direto, dependendo das condições climáticas da região. Recomenda-se regar com moderação no plantio e manter o solo levemente úmido, sem saturá-lo.

Densidade de plantio

O ideal, como referência, é que os bulbos disponíveis atualmente no mercado sejam plantados com pouca profundidade e cobertos normalmente, com até 3 cm de terra. É recomendável, também, manter um espaçamento de 10 cm entre os bulbos, já que algumas variedades tendem a formar pequenas touceiras.

É na época da dormência que os bulbos devem ser manipulados, nunca durante o crescimento e floração. Os bulbos poderão ser retirados do solo, armazenados em local fresco e seco enquanto se aguarda que ele próprio inicie o processo de brotação. É possível, também, deixar o bulbo dormente no solo, pois ele não morrerá, exceto se eventualmente ocorrer ataque de lagartas, que podem destruir completamente o bulbo.

Se você se interessa pelo assunto você pode ler o início desta série em Lições da Atlântida : Seres humanos são flores Seres humanos são flores - Parte 2 Seres humanos são flores - Final

Aguarde a publicação dos signos restantes: Hibisco (21 de abril a 10 de maio), Esporeira (11 a 31 de maio), Flor de maracujá ( 1 a 23 de junho)

Horóscopo Floral da Atlântida - Nativos do signo de Narciso - 2 de março a 21 de março.

Quem nasceu nessa data tem como mistério lidar de forma lúdica e sutil com os assuntos "sérios" da vida. Devem, portanto, questionar-se até que ponto a natureza jovial simbolizada por esta flor já se manifestou em seu caráter ou, pelo menos, se ela já foi estimulada.

São pessoas resistentes, que não se deixam abater pelas crises. Ao contrário, somente nas ocasiões críticas é que o Narciso bem desenvolvido demonstra o seu modo de ser - por quanto tempo a sua força vitalizadora o mantém no pique.

Reações do nativo de Narciso: Se seu carro sofre uma pane em um lugar deserto, sem recurso, ele se põe a cantarolar uma canção e segue a procura de ajuda. Por certo vai encontrá-la, fará muitas amizades e, quem sabe? Encontrará um carro novo com melhor preço e o comprará.

Os demais comentam que ele tem um "bom anjo da guarda" e muita "sorte" ! Na verdade, ele mesmo forja sua própria sorte, sendo grato e otimista.
É um vitorioso, apesar de aparentar ser ingênuo e inocente, Tem uma natureza alegre e paciente, vê o lado bom em todas as situações.

O Narciso combina bem com a Horóscopo floral: Dedaleira ou digitalis, Horóscopo floral: ìris ou flor-de-Lis Horóscopo floral: Papoula flor de maracujá,

Lema para o amor

Conserve sua alegria de viver! Não permita que o convençam de que sua natureza feliz é excessivamente despreocupada ou artificial. A vida deve ser uma brincadeira.

Lema para o sucesso
Tente associar sua dedicação vigorosa a uma causa com mais paciência e perseverança!

Veja a relação dos signos:



NARCISO: 2 a 21 de março



VIOLETA: 22 de março a 20 de abril
Horóscopo floral: Violeta



HIBISCO: 21 de abril a 10 de maio



ESPOREIRA: 11 de maio a 31 de maio



FLOR DE MARACUJÁ: 1 a 23 de junho



ORQUÍDEA: 24 de junho a 11 de julho
Horóscopo floral: Orquídea



LÍRIO: 12 de julho a 5 de agosto
Horóscopo floral: Lírio





PAPOULA: 6 a 28 de agosto

Horóscopo floral: Papoula



ROSA: 29 de agosto a 23 de setembro

Horóscopo floral: Rosa



CRISÂNTEMO: 24 de setembro a 18 de outubro

Horóscopo floral: Crisantemo



DEDALEIRA: 19 de outubro a 7 de novembro

Horóscopo floral: Dedaleira ou digitalis



ÍRIS: 8 de novembro a 12 de dezembro

Horóscopo floral: ìris ou flor-de-Lis



MANDRÁGORA: 13 de dezembro a 5 de janeiro

Horóscopo floral: mandrágora



CAMPAINHA IMPERIAL: 6 de janeiro a 2 de fevereiro
Horóscopo floral: Campainha imperial



FLOR DE LOTUS: 3 de fevereio a 1 de março

Horóscopo floral: Flor de Lótus e seu signo

Fonte:Rabinovitz, Natalya e de Pipa, Lupo - As flores revelam o seu destino


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!