Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Arbustos de baixa manutenção para o paisagismo:

Autor: Portal Vida Livre - Data: 16/11/2021
RSS

Arbustos de baixa manutenção para o paisagismo:
Há muitas opções de arbustos que enriquecem o ambiente e que não necessitam daquele cuidado mais específico, como as podas constantes. Se você não tem muito tempo para gastar em jardinagem, mas mesmo assim preza por um jardim bem cuidado continue lendo este artigo.


Hortênsia da folha de carvalho
Muito usado no paisagismo por seu baixo custo de manutenção. Esse arbusto é bastante compacto e pode ser cultivado em áreas menores já que seu tamanho não chega a ultrapassar mais que 90 cm.
Inicialmente suas flores nascem brancas, mas podem desenvolver para um tom rosa e roxo com o passar do tempo. Seu período de floração ocorre no verão.
Preferem o clima mais ameno, gostam de jardins sombreados, mas toleram um pouco de sol. Deve ser cultivado em solo bem drenado, mas com capacidade de reter umidade e rico em matéria orgânica.


Rhododendron
Essa planta possui inúmeras espécies diferentes. Seu porte é maior que o arbusto anterior, além de ser muito ramificado necessitando de área maior para ser cultivado.
Suas flores são de um carmesim mais profundo e surgem no outono e inverno. Prefere clima mais frio e sol pleno. Se adapta melhor em solo fértil rico em matéria orgânica e bem drenado. No paisagismo geralmente são usados de forma isolada em gramados.


Evônimo
Outro arbusto que faz parte da categoria evergreen, tendo como principal foco, a folhagem. No paisagismo, eles vêm cada vez mais sendo utilizados em ambientes internos, mas nos jardins geralmente compõem cercas vivas.

Se adapta bem a climas diversos, mas não gosta muito do frio. Pode ser cultivado em sol pleno ou meia sombra e seu tamanho não ultrapassa 3 metros. Prefere solo mais fértil e úmido com boa capacidade de drenagem.


Hibiscus syriacus
Muito usado no paisagismo por seu aroma mais que especial e lindas flores, esse arbusto traz delicadeza na ornamentação de qualquer jardim. Suas flores têm cores no tom de rosa, branco e lilás. Atraem borboletas e beija flores durante a floração, que ocorre durante o verão.
Se adapta bem ao solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Geralmente é usado para compor maciços ou cercas vivas em jardins, mas também pode ser plantado em vasos ornamentais e não ultrapassa os 3 metros de altura.


Azálea
Trazendo um grande leque na coloração de suas flores, esse arbusto costuma ser usado no paisagismo por sua beleza e versatilidade. Consegue agregar muita riqueza ao ambiente, seja dentro de casa ou nos jardins.
A floração acontece no outono e no inverno e se adapta tanto aos climas quentes quanto aos frios. Precisa receber luz solar direta ao longo do dia, prefere solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
Escolha seus arbustos preferidos e use-os para o paisagismo do seu jardim!

Com todas as opções que foram citadas ao longo deste artigo, fica muito mais fácil escolher quais arbustos se adaptam melhor ao seu ambiente, seja no jardim ou dentro de casa. Florações adequadas para todos os períodos do ano, tamanhos diversificados para atender qualquer exigência de área e os solos mais apropriados para o plantio dos seus arbustos.
Você conheceu cores, formas e aromas para todos os gostos, agora pode ter ideias e inspirações para desenvolver um projeto. Sendo assim, chegou a hora de decidir qual escolher dentre todas essas variedades e compor cenários maravilhosos com elas.

Para obter sucesso no plantio não deixe de seguir todas essas dicas. Assim terá sucesso nas suas ornamentações. Para aprender mais sobre plantas e paisagismo não deixe de conferir outros artigos do site. Até a Próxima!

Fonte: https://portalvidalivre.com/articles/227

Veja também:
Palmeira fenix: veja cuidados
Paisagismo com plantas ornamentais raras: Tillandsia creation



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!