Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Conheça a Paisagista Alessandra Villela, GENTE QUE FAZ

Autor: Regina Motta - Data: 23/05/2019
RSS


Temos o prazer de compartilhar com nossos leitores o trabalho da Paisagista Alessandra Villela, nossa parceira no paisagismo digital, o que muito nos honra. Ela desenvolve sua arte em Belo Horizonte e vai nos contar um pouco de seu trabalho em prol da qualidade de vida e do meio ambiente.

Paisagismodigital - Como você descobriu a sua vocação para o Paisagismo? Conte-nos um pouco do início de sua carreira.  Sempre gostei muito de decoração e arquitetura. Comecei no paisagismo a convite de outra profissional e juntas abrimos a empresa Arte no Verde que completa agora 20 anos de mercado. Nos separamos e cada uma continuou seu trabalho independente, sendo que mantive o nome Arte no Verde depois da ruptura. Arregacei as mangas, comecei a fazer manutenção em jardins de condomínios e em pouco tempo ampliei nosso quadro de colaboradores, incorporando arquitetos, engenheiros agrônomos e biólogos, o que me proporcionou mais conhecimentos técnicos. Formei uma equipe multidisciplinar e cada dia mais fui me envolvendo com o mundo das plantas. Resumindo: o paisagismo buscou a minha vocação.

Paisagismodigital - Quais as dificuldades encontradas para o desenvolvimento da profissão? 

Na verdade, não encontrei dificuldades, pois sempre contei com uma equipe diferenciada e que me acompanha até hoje. Quando se trabalha em equipe tudo fica mais fácil e prazeroso.

Paisagismodigital - Você é usuária dos nossos softwares para paisagismo?

Sim. Tenho o AutoLANDSCAPE e e PhotoLANDSCAPE.
Quando comecei a trabalhar com paisagismo os  projetos eram feitos na mão. depois passamos a fazer no Cad. 
Quando conheci a AuE Software, minha vida facilitou muito, inclusive o entendimento do cliente. Hoje eu uso diariamente na flora o PhotoLANDSCAPE pois me dá condições de apresentar uma fotomontagem para o cliente, facilitando assim a visualizaçao do trabalho antes do resultado final.
Enfim, este é um diferencial nos nossos orçamentos e projetos.




Projetos com o PhotoLANDSCAPE

Paisagismodigital - Como surge a inspiração para um projeto de paisagismo? O que procura priorizar?

Priorizo conhecer o local da obra e seu entorno para observar a vegetação que se adapta melhor àquele local; costumo dizer que o paisagismo é a maquiagem da casa, ele dá alma na estrutura e completa a arquitetura sem competir com a mesma. Depois um briefing completo sobre o que ele espera do projeto, seu estilo e uma previsão de quanto ele deseja investir no projeto e execução da obra, sempre digo que a natureza é muito gentil nesse quesito, tem um jardim maravilhoso para qualquer orçamento. A partir daí começo o estudo técnico, como insolação, ventilação, texturas, volumetria e tudo o que é importante a ser analisado.



Angra dos Reis

Paisagismodigital- Entre os seus inúmeros projetos qual você escolheria como o que lhe deu mais satisfação?

Todos os meus projetos são especiais, citar um específico seria injusto. Tenho carinho especial por todos. Trabalhamos também fora do nosso estado e, apesar das dificuldades de logística, fico feliz, pois me surpreendo sempre com o resultado final. Isto justifica a confiança e a fidelidade de nossos clientes.

Paisagismodigital - Belo Horizonte, onde você está, é uma cidade planejada e com uma bela arborização urbana, destacando-se entre as capitais do Brasil. Quais as características dos projetos de paisagismo residenciais que são desenvolvidos ai? Quais as tendências de hoje?

Quase todo cliente tem preferência por jardins de fácil manutenção, mas assim que o projeto vai tomando forma isso vai mudando. Quando mostramos o projeto ao cliente que não conhecia espécies diferentes de plantas, ele descobre um mundo de possibilidades e se encanta facilmente. Impressionante como os casais mais jovens gostam e fazem questão de muitas plantas. Noto que a tendência hoje em Belo Horizonte é de jardins harmonizados com árvores frutíferas, maciços de folhagens e lindas­ paredes verdes.


Fazenda

Paisagismodigital - Qual seria sua recomendação para aqueles que pretendem se iniciar nesta bela profissão que tanto representa para a beleza e o bem de nosso planeta?

Recomendo para todas as pessoas, de todas as idades, que tem talento no manejo da natureza porque é um privilégio trabalhar com a energia das plantas. Com todo o estresse inerente à cada profissão escolho o paisagismo que é abençoado por esse mundo maravilhoso do verde. Hoje temos muitos cursos no Brasil e nossa profissão é merecidamente reconhecida.
Adoro contratar jovens estagiários que têm intimidade e gosto por plantas, aqueles que você bate o olho e enxerga que serão excelentes profissionais no futuro.


Lagoa Santa


Parede verde


Escarpas



Você gostará também:

GENTE QUE FAZ: Suzana de Mello Aleixo e Árvores Brasileiras

GENTE QUE FAZ: Maria Luiza Puzzi e a COQUIM@ Empresa certificada pela UNESCO

Paisagismo: Paisagista Alexandre Kempinsky, GENTE QUE FAZ

GENTE QUE FAZ: Paisagista Fabio Márquez - Argentina

GENTE QUE FAZ: Paisagista Fagner Zanetti: Curso de Jardinagem para crianças, Livro Horta da Lelê





Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!