Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Meio Ambiente: De quantas árvores você precisa para viver?

Autor: Regina Motta - Data: 18/05/2021
RSS

Todos sabemos que a vida no planeta só é possível com a existência do oxigênio e que são as plantas as maiores responsáveis pela oxigenação, ao lado dos fitoplanctons e algas dos oceanos.
Desde crianças aprendemos que precisamos de um meio ambiente povoado de árvores e, hoje, com o respaldo da ciência, sabemos que a degradação do planeta acontece pela destruição das florestas e das árvores.

Ficus elastica


Ficus elastica - Parque Municipal de Belo Horizonte - MG



Encontrar um dado que represente a quantidade de árvores necessárias para a geração de oxigênio que sustenta as necessidades de um ser humano não foi fácil. São variáveis numerosas que dependem da espécie, da idade da árvore, da zona geográfica, da altitude, principalmente.

Sempre são divulgadas campanhas de reflorestamento e florestamento. Pesquisando na internet, encontramos algumas respostas para as questões: Quantas árvores são necessárias para produzir oxigênio para uma pessoa? Quanto oxigênio produz uma árvore por dia?
Os resultados diferem já que entram em jogo várias variáveis, como as já citadas acima, além do método de determinação.

Vejamos alguns dados de fontes diferentes:

Americanforest

"Uma árvore pode satisfazer a necessidade de oxigênio de duas pessoas a cada dia".

E mais: "O sequestro de carbono, a qualidade do ar e as mudanças climáticas".

Uma árvore pode absorver tanto quanto 48 libras de dióxido de carbono por ano, e pode sequestrar uma tonelada de dióxido de carbono no momento em que atinge 40 anos de idade.

Energia

De acordo com o USDA Forest Service, Árvores devidamente colocado em torno dos edifícios podem reduzir as necessidades de ar condicionado em 30 por cento e salvar 20-50 por cento da energia utilizada para o aquecimento.

O efeito de resfriamento líquido de uma árvore jovem e saudável é equivalente a dez condicionadores de ar do quarto-tamanho que operam 20 horas por dia.

Água

Em um dia, uma grande árvore pode levantar até 100 litros de água para fora do solo e descarregá-lo para o ar.
Para cada cinco por cento de cobertura arbórea adicionado a uma comunidade, escoamento de águas pluviais é reduzida em cerca de dois por cento.

Alguns dados de outras fontes:

De acordo com a Fundação para o Dia da Árvore uma árvore madura e sã pode produzir oxigênio suficiente para 10 pessoas durante um ano e absorvem 21kg de dióxido de carbono (CO2) equivalentes ás emissões de um carro que percorresse 41842 km, dependendo da espécie. Arvores tropicais têm maior capacidade de absorção e produção de oxigênio.

New York Times:

"Uma árvore de 30m com diâmetro do tronco de meio metro na base, produz uns 2721 kg de oxigênio, suficientes para que duas pessoas respirem por um ano".

Environment Canada:

"Em média, uma árvore gera 117 kg de oxigênio anualmente. Duas árvores maduras geram oxigênio para uma família de 4 membros por 1 ano".

Treefacts:

"Uma árvore absorve o CO2 de um automóvel por ano".

Apesar da variação dos dados, o que é absolutamente certo é que as árvores são necessárias à manutenção da vida no planeta.
Que uma árvore madura de um bosque ou floresta nos proporcione oxigênio para duas pessoas é muito importante ou que 21 árvores de ecossistemas mais agrestes tenham esta mesma equivalência é digno de nos preocuparmos pela altíssima taxa de deflorestamento que não só o Brasil mas todo o planeta registra.

Phytolacca dioica


Ombú (Phytolacca dioica)



Além do benefício de nos permitir respirar, as árvores absorvem os contaminantes da atmosfera, mitigam os ruídos que nos estressam, servem de meio de vida a uma grande quantidade de animais, insetos, sem nos esquecermos que regulam as fontes dos rios.

Se você não pode plantar uma árvore, apoie uma organização que o faça, ensine aos seus o valor da árvore, proteja as que estão ao seu redor e alcance, divulgue esta mensagem e vamos, juntos, sem perder a esperança, viver em um mundo com melhor qualidade de vida e de harmonia entre todos.
-
Fonte: http://www.natura-medioambiental.com/cuantos-arboles-se-necesitan-para-que-un-ser-humano-respire/

Quer plantar árvores?

Quando precisar de produtos e serviços de jardim, faça assim:

Entre em Paisagismo Digital. Pesquise nas listagens ou digite o nome popular ou científico na caixa de pesquisa e marque planta, ou mobiliário, ou insumo. Clique e vai encontrar a foto e o nome científico. Clique na foto e vai encontrar todas as informações sobre a planta ou o produto, inclusive quem vende em todo o Brasil. Marque o nome do fornecedor para enviar-lhe um e-mail.

NÃO HÁ QUALQUER COBRANÇA DE TAXAS OU PORCENTAGENS!

Você gostará também:

A enorme árvore que não é árvore

Plantas ornamentais, Pupunha: alimento e beleza

Meio Ambiente: Plantas brasileiras contra a mudança climática

Umburana de cambão e a sobrevivência das abelhas

Parque Sitiê: a primeira agro-floresta do Rio de Janeiro

Cagaita, uma riqueza do serrado pouco aproveitada

Manual para o plantio de árvores

Buriti, a palmeira das veredas


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!