Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

O Paraíso das Micro-orquídeas

Autor: Sergio Oyama Junior - Data: 13/06/2013
RSS

Ao longo de mais de 40 anos, o orquidófilo Masuji Kayasima transformou sua propriedade rural, localizada no município de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, em um refúgio para milhares de orquídeas nativas da Mata Atlântica. Cada árvore foi plantada com o objetivo de mimetizar o habitat natural e dar abrigo a estas pequenas jóias da natureza, as micro-orquídeas.



A coleção que este renomado pesquisador construiu durante a vida toda é hoje considerada a maior do mundo. São mais de 10 mil orquídeas, pertencentes a 800 espécies diferentes. Ao chegarmos na propriedade, a primeira coisa que recebemos é uma lupa. Somente com o auxílio deste instrumento, podemos visualizar detalhadamente cada flor ali presente. Outra coisa que nos chama a atenção é que não há vasos. Todas as micro-orquídeas estão plenamente integradas à natureza, dispostas sobre as árvores da propriedade, ou sobre criativos suportes naturais, tais como cascas de macadâmia, sabugos de milho, pedaços de madeira e até mesmo ossos.


Micro-orquídea Capanemia superflua

Outra interessante característica do cultivo no Paraíso das Micro-orquídeas é que não são utilizados produtos industrializados, tais como adubos e defensivos. Tudo é feito de maneira orgânica. As plantas são nutridas pela própria natureza, através da água da chuva, material vegetal em decomposição, dejetos dos animais, etc. Os pássaros, que costumam desplantar as orquídeas à procura de material para construírem seus ninhos, são afastados por reluzentes CDs pendurados por toda a propriedade. Os insetos sugadores e raspadores são capturados com placas adesivas de diferentes cores.
O único cuidado que as micro-orquídeas recebem de seu cuidador é a rega, que toma boa parte da rotina diária do Sr. Masuji, quando não chove. Além disso, cada planta é cuidadosamente dividida e replantada nos substratos naturais, de maneira quase artesanal.
Todos estes pequenos detalhes fazem do sítio do Sr. Masuji Kayasima um verdadeiro Paraíso das Micro-orquídeas.

Sérgio Oyama - especialista em orquídeas
s_oyama_jr@yahoo.com

Fonte: http://www.orquideasnoape.com.br/


Você vai gostar também de:


Orquídeas: O Eldorado da Amazônia
Cultivo e demais tratos culturais de Orquídeas: Capítulo 3"
Cultivo e demais tratos culturais de orquídeas: Capítulo 2
Cultivo e demais tratos culturais de Orquídeas - Capítulo I
Fatores que condicionam a distribuição das orquídeas no habitat


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!