Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas ornamentais: Lavandas, maravilhas polivalentes

Autor: Rômulo Cavalcanti Braga - Data: 24/11/2021
RSS

O gênero Lavandula aglutina um grupo de plantas floríferas, herbáceas e / ou subarbustivas, que podem ser anuais e / ou perenes.
. Nome Científico: Lavandula Sp
. Nomes Populares: Lavanda, Alfazema
. Família:Lamiaceae
. Origem:África, Ásia, Europa, Índia, Mediterrâneo
. Ciclo de Vida:Perene



As espécies mais cultivada são a Lavanda Inglesa (Lavanda Angustifolia ou Lavanda Officinalis) a Lavanda Francesa (Lavanda x Intermedia) a Lavanda Espanhola (Lavanda Stoechas), assim como a Lavanda Dentata e a Lavanda Multifida são largamente utilizadas no paisagismo, enquanto que a Lavanda Inglesa e a Lavanda Francesa apresentam maior aptidão para o uso medicinal e na extração do óleo essencial para perfumaria.
As Lavandas ou Alfazemas como também são conhecidas apresentam folhas opostas, lineares ou lanceoladas, na cor branco tomentosas e são muito aromáticas, de onde se extrai o seu valioso óleo.


Lavandula stoechas blueberry

Suas flores azuis ou arroxeadas reúnem-se em inflorescências tipo espiga e são muito perfumadas. Há o registro de diversos híbridos e variedades como a Alba de flores brancas, a Hidcote Pink de flores róseas e a Nana de pequeno porte. A floração inicia-se na primavera e estende pelo verão, atraindo abelhas e borboletas.
No paisagismo são utilizadas para comporem maciços, bordaduras e pequenas cercas vivas, também podem ser utilizadas como arbustos isolados ou grupos irregulares. A sua presença é quase obrigatória nos canteiros de ervas.


Lavandula pinnata

Essas pequenas maravilhas são polivalentes, com utilização no paisagismo, na medicina, erva aromática e até na culinária. Suas flores secas podem ser utilizadas para compor e perfumar arranjos florais e misturas de ervas perfumadas.

Histórico
A Alfazema é uma erva extremamente perfumada, originaria da Ásia. De acordo com a história, ela foi inicialmente batizada pelos gregos com o nome de Nardus, em alusão à sua origem ligada a Naarda, uma cidadezinha na Síria, perto do rio Eufrates.
Sua fama espalhou-se rapidamente pela Europa e foi ela a principal percursora do desenvolvimento e da expansão da arte da perfumaria e cosmética. Seus benefícios são tão amplos que na Aromaterapia, ela é considerada o óleo essencial básico para praticamente todos os tratamentos.
Seu aroma é indicado especificamente para tranquilizar o sistema nervoso, agindo sobre a emoção e deixando as pessoas mais serenas.


Lavandula viridis

Ação medicinal

No cultivo comercial a planta é utilizada para extração de óleos, que são usados com o anti-sépticos. O óleo essencial da Lavanda (do latim lavare, lavar) já era utilizado pelos romanos para lavar roupas, tomar banhos, aromatizar ambientes e como produto curativo - indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.
O óleo é obtido através da destilação de todas as partes da planta da espécie Lavandula Officinalis. Entre as várias substancias obtidas, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.


Lavandula latifolia

As flores da Lavanda segregam um néctar abundante que atraem abelhas e beija-flores. Este néctar processado pelas abelhas rendem um mel de alta qualidade. O mel de Lavanda foi produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior.
Lavandas nativas são encontradas nas Ilhas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa e no Mediterrâneo, Arábia e Índia. Os maiores produtores de Lavanda são a Bulgária, França, Grã-Betanha, Austrália e Rússia.


Lavandula stoechas

Cultivo

A Lavanda ou Alfazema como também é conhecida é uma planta rústica que não requer cuidados especiais e tem seu crescimento de forma quase espontânea. Mas necessita de um substrato bem drenado e algumas horas de sol direto para evitar a secagem e a podridão da planta. Para se obter um bom substrato é recomendado areia lavada de rio, terra vegetal e esterco de gado peneirado. A areia de rio desse ser utilizada na proporção de 2/3 da mistura e terra vegetal com o esterco em partes iguais. Assim teremos um substrato rico em matéria orgânica e com boa drenagem. No fundo do vaso como é de praxe, cacos de telhas ou pedriscos. Os vasos devem ser de bom tamanho para permitir que a planta desenvolva bem as suas raízes livremente. Após o termino de cada temporada de floração e bom fazer uma poda para retirada das flores secas e das folhas murchas evitando o ataque de algum tipo de praga. A planta multiplica-se por divisão de touceira, estaquia ou por sementes.

Contato: romulocbraga@uol.com.br
Esta matéria foi escrita a pedido de nosso leitor PEDRO AUGUSTO VERDUN

Fonte das fotos: wikimedia

Você vai gostar também de:
Plantas ornamentais: Cactos, lindas flores e muitos espinhos
Orquídeas: O Eldorado da Amazônia
Árvore arco-iris usada em paisagismo
Plantas medicinais - alfazema
Plantas ornamentais: Cactos, lindas flores, muitos espinhos
Paisagismo com plantas ornamentais raras: Tillandsia Creation
Paisagismo com plantas nativas: aguçando os sentidos
Plantas ornamentais: Cactos em projeto de Paisagismo
Plantas ornamentais em risco de extinção: Orquídea Cattleya eldorado Linden




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

25/10/2012 12:23:18

Bom dia Mário,

Aqui no Brasil no nosso clima tropical as Alfazemas vão bem ao ar livre. No caso de cultivo em vasos dentro de casa necessitam de muita claridade ao menos cinco horas por dia. Agora é interessante se observar que o substrato não pode ser encharcado e as folhas velhas devem ser retiradas mensalmente. Abraços,

23/10/2012 10:51:44

Acho interessante a fragrância e beleza da flor da alfazema, personalisa e desca o ambiente. Gostaria de saber qual a intensidade de luz para ambientes fechados e for externo qual o tipo de clima seria ideal para o cultivo. Obrigado.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!