Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

A água do mundo está acabando? Uma abordagem geral do problema.

Autor: Alberto Lopes - Data: 10/06/2011
RSS

Gosto muito da frase abaixo, citada na apostila de irrigação, com aulas ministradas por um grande Doutor e especialista no assunto, da UFRRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na qual me graduei e aprendi muito, espero não ter esquecido alguns conceitos!

"É um paradoxo a Terra se mover ao redor
do Sol e a água ser constituída por dois
gases altamente inflamáveis. A verdade
científica é sempre um paradoxo, se
julgada pela experiência cotidiana que se
agarra à aparência efêmera das coisas."
Karl Marx

Primeiramente é errado dizer que a água está acabando, pois, a água do mundo nunca irá acabar, tendo em vista que o ciclo da água, ou ciclo hidrológico é um ciclo fechado, ou seja, não se perde água, e muito menos ganha-se água para o planeta Terra. Deste modo podemos dizer que o volume de água existente hoje no planeta Terra é o mesmo volume existente há milhões de anos atrás, e que será o mesmo volume daqui a milhões de anos, e sempre. A grande questão está na qualidade desta água, que mudou muito, devido à ações antrópicas, assim, o mais correto seria dizer que a água potável, de qualidade, está em um volume cada vez menor devido às ações negativas do homem nas bacias hidrográficas.



A água é de grande importância para o homem, sendo que ¾ do seu corpo é constituído de água, tem importância nas formações hídricas atmosféricas influenciando o clima das regiões. Ocupa 71% da superfície do planeta, sendo que 97,30% do total constituem-se de água salgada e 2,70% são águas doces, porém, destes 2,70% de águas doces 2,07% encontram-se congeladas nas geleiras e calotas polares, ou seja, estão em estado sólido, assim restando apenas 0,63% de água doce que não é totalmente aproveitada por questões de inviabilidade técnicas, econômicas, entre outras, assim, o planeta Terra conta com menos de 0,63% de água que pode ser consumida pelo homem, sendo estimado em escala global 14.000 Km3.ano -1, correspondente a 0,001%, e somente isso!!!




Outro problema é o crescimento populacional, desta forma o consumo aumenta. A ONU prevê, se o descaso com os recursos hídricos continuarem, que a metade da população mundial não terá acesso à água limpa a partir de 2025, e o esgotamento da potencialidade dos recursos hídricos ocorrerá por volta de 2053, assim, devemos estar mais conscientes em relação ao uso racional da água, com atividades de educação ambiental, fiscalização do governo quanto à poluição das nossas bacias e aquíferos, pois, o Brasil possui o maior aquífero do mundo, o aquífero Guarany, que conta com o grande volume de 111 trilhões e 661 milhões de metros cúbicos de água em suas reservas subterrâneas, o problema das águas subterrâneas é o alto custo da exploração. Nosso País é o mais rico em água doce, com aproximadamente 12% das reservas mundiais, parecendo uma condição favorável, mas, conta com uma grande desigualdade na distribuição desta água.


O setor agrícola é o que mais consome água, com 70% de toda água derivada das fontes, assim, podemos entender porque o planejamento da irrigação deve ter máxima eficiência e proporcionar economia, o projeto de irrigação deve proporcionar um funcionamento do sistema de aplicação da água de maneira eficiente a suprir às necessidades fisiológicas da planta, em todos estádios de desenvolvimento, assim, produzindo o esperado, e ao mesmo tempo proporcionando uma aplicação correta da água, para que não ocorra perda por percolação profunda e falta de água para cultura, para isso, o projeto é feito para cada cultura, obtendo-se, desta forma uma irrigação real necessária (IRN) para cada cultura, cada uma com sua evapotranspiração potencial (ETpc), quantificada por meio da obtenção do produto da ETo pelo Kc de cada cultura, resumidamente, pois, temos muitas outras etapas do projeto, para que ele funcione, não ocorrendo o desperdício e suprindo as necessidades fisiológicas da cultura em questão. Muitos pensam que molhar significa irrigar, o que não tem nada em comum, assim, irrigação é uma técnica precisa, na qual utiliza-se de distintas variantes e fatores ambientais, culturais e físicos do solo para que funcione da maneira esperada, ou seja, depois do sistema montado, aplicando-se água a menos o projeto não irá funcionar, e aplicando água a mais teremos perdas, pois a água que passar da profundidade efetiva do sistema radicular poderá ser pedida e ficar fora do ciclo hidrológico. No Brasil 70% da água consumida ocorre na agricultura irrigada, 20% é utilizada para uso doméstico e 10% pelo setor industrial.

"No mundo 10 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças transmitidas por meio de águas poluídas: tifo, malária, cólera, infecções diarreicas e esquistossomose. Segundo a ONU, a cada 25 minutos morre no Brasil, uma criança vítima de diarréia, doença proveniente do consumo de água de baixa qualidade. Com o aumento de 50% ao acesso à água limpa e potável nos países em desenvolvimento, faria com que aproximadamente 2 milhões de crianças deixassem de morrer anualmente por causa de diarréia. A qualidade da água pode ser alterada com medidas básicas de educação e a implementação de uma legislação adequada. O saneamento básico é de fundamental importância para a preservação dos recursos hídricos, pois cada 1 litro de esgoto inutiliza 10 litros de água limpa. Essas medidas além de salvar vidas humanas ainda iriam proporcionar economia dos recursos públicos, pois a cada R$ 1,00 investido em saneamento básico estima-se uma economia de R$ 10,00 em saúde." ( Hidrologia, 2006)


Vamos cumprir nossas obrigações, para que as gerações futuras não sofram com os "problemas da água", que deveria ser a solução.

Referência Bibliográfica
(Hidrologia , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Daniel Fonseca de Carvalho e Leonardo Duarte Batista da Silva. 2006)
CARVALHO, D. F. e SILVA, L. D. B., Notas de Aula. 2006. 117 p.



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

27/03/2015 08:08:09

achei interessante meu professor recomendou

14/07/2011 10:57:58

É PAulinho, espero que ele não leia meu humilde texto, pois, irá corrigir muita coisa! rsrs porém maior parte das informações foram retiradas e citadas do nosso material didático da UFRRJ! abração!

12/07/2011 21:14:30

Profundo esse texto, já tinha noção dos dados fornecem devido as apostilas de Hidrologia, Hidraúlica e Irrigação do saudoso Doutor da UFRRJ citado.
Parabéns Alberto, sucesso!

07/07/2011 17:51:12

Concordo plenamente com Gisele Naine, só irão controlar a natalidade quando os recursos naturais se esgotarem, dizem que tudo está acabando, mas não é isso, tudo está aumentando, aumenta o consumo de água, de petroleo....O petroleo não está acabando e nunca irá acabar, o que acontece é que a extração é maior que a produção, mas se for analisar, a natureza está sempre produzindo petroleo, só que em uma velocidade menor do que a que o homem extrai, parecido com o problema da água, o abuso e descaso, por isso que tem que cobrar mesmo pelo uso da água, pois quando doi no bolso todos cuidam melhor.

07/07/2011 15:55:33

Se houvesse controle de natalidade, a maioria dos grandes problemas que temos diminuiria absurdamente. Qualquer situação tem solução em suas causas.

07/07/2011 11:53:50

Parabéns pelo artigo, quanto ao problema do consumo de água pela agricultura pouco se pode fazer dado ao aumento da população mundial, mas no entanto deve-se minimizar técnicamente esse consumo; pelo melhoramento do solo uma chave importante na agricultura que tem sido escurada pelo agentes deste setor, e futuramente vai ser utilizado polímeros de retenção de água.

E termos privados tanto em paisagismo como na indústria tem de ser incrementado o Sistema Recolha de Àgua da Chuva. No urbanismo técnicas de racionamento de água.

06/07/2011 12:05:16

Òtima materia, precisamos divulgar mais sobre as águas ,assim o povo terá, consciência do problema , respeito a tudo que a natureza nos dá , acredito muito na divulgação sobre as águas
Parabéns pela boa ideia.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!