Araticum, jerivá, cambucá são exemplos de frutas nativas do Sudeste, que poderiam ser encontrados com mais facilidade. Elas fazem parte da Arca do Gosto - um catálogo mundial do movimento Slow Food que reúne alimentos ameaçados de extinção, mas que ainda se encontram vivos, com potencial produtivo e comercial
Fundado por Carlo Petrini em 1986, o Slow Food se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 150 países.
O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.
Araticum autor Etore Santos Araticum
A lista de alimentos, dividida em categorias como raças animais, frutas e hortaliças, reúne hoje mais de 3500 ingredientes de diversos países, sendo quase 100 brasileiros, que vão dos mais conhecidos, como a jabuticaba e o queijo da serra da Canastra, aos menos, caso do cambuci, grumixama, do jaracatiá e do araticum.
Cambuca foto Martimsaintive Cambucá
A sede internacional do Slow Food é em Bra, na Itália. O Slow Food opera tanto localmente como mundialmente junto de instituições internacionais como a FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.
Estabelece laços de amizade com governos em todo o mundo, prestando consultoria para o Ministério da Agricultura italiano, trabalhando com o presidente da câmara de Nova Iorque e colaborando com o governo Brasileiro.
Eugenia brasiliensis, grumixama, Photo by David J. Stang Grumixama
Através dos seus conhecimentos gastronômicos relacionados com a política, a agricultura e o ambiente, o Slow Food tornou-se uma voz ativa na agricultura e na ecologia.
jaracatiá foto Csandrocampos Jaracatiá
jabuticabas Jabuticaba
jerivá foto Signey
O Slow Food conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. As atividades da associação visam defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, difundir a educação do gosto, e aproximar os produtores de consumidores de alimentos especiais através de eventos e iniciativas.
Festival está acontecendo em São Paulo até o dia 6 de novembro
Festival arca do gosto 2016 São Paulo
Fonte: Slow Food Brasil
Você gostará também:
Já ouviu falar em Sintropia? Sabe o que é ?
Uma horta ambulante pelas ruas de Londres: Hortum Machina
O desafio de entender e conhecer melhor as plantas
As incríveis habilidades das abelhas
Você sabe que as plantas podem aprender e recordar?
A vida secreta das plantas - 1 - Viajando!
Jardinagem e cultivo de plantas em viagens espaciais!
Pesquisas revelam: plantas têm inteligência e memória
|