Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Uma horta ambulante pelas ruas de Londres: Hortum Machina

Autor: Regina Motta - Data: 29/09/2016
RSS

Num futuro bem próximo, já se prevê carros sem motoristas, veículos voadores autônomos, infinitas outras formas de robótica inteligente. O Hortum Machina já antecipa este futuro: uma horta inteligente pelas ruas de Londres!

Uma máquina que tem 3 metros de altura, pesa 400 quilos e funciona sem piloto ou controle remoto. O Hortum Machina, que é o primeiro jardim ambulante autônomo a rodar por aí, foi projetado pelo arquiteto brasileiro Danilo Sampaio e pelo engenheiro maltês William Victor Camilleri. Eles tiveram o apoio da escola londrina de arquitetura Bartlett, segundo conta a BBC.

A máquina tem um exoesqueleto redondo feito de alumínio reciclável. Dentro dele há várias plantas nativas britânicas. O arquiteto brasileiro diz que se inspirou nos domos futuristas idealizados pelo arquiteto estadounidense Buckminster Fuller.

Segundo ele, o projeto visa a ser a extensão de um parque. Isso quer dizer que as plantas, as quais, em geral, ficam imóveis em um jardim, podem se deslocar pela cidade, sobretudo, para as regiões onde não há área verde.

Para chegar à criação, os arquitetos fizeram alguns testes, como colocar as plantas em ambientes com e sem sol para saberem as reações químicas das folhas. Eles conectaram as plantas a um sistema de informação capaz de captar esses dados para transformá-los em movimentos.

O robô esférico obedece ao comando das plantas. Por exemplo, se elas acharem que o sol está muito forte, a máquina vai descansar em uma sombra. Se chove, ela gira para que todas as folhas recebam a água da chuva.

Além de ser benéfica para as plantas, nós, humanos, somos muito beneficiados pela máquina, pois o seu sistema detecta a poluição e faz com que a esfera permaneça por mais tempo no local poluído, até que a qualidade do ar melhore.

E os benefícios da engenhoca não param por aí. O Hortum Machina é capaz de espalhar sementes nativas pela cidade. O desaparecimento das plantas nativas nos centros urbanos gera um grande impacto para a biodiversidade e a saúde humana.

O projeto do Hortum Machina foi elaborado pensando nos desafios ecológicos para a humanidade e o planeta. Segundo Sampaio, a ideia foi fazer um projeto que desse autonomia às plantas para que elas habitem os espaços ocupados pelas pessoas, tornando-se mais presentes em nosso cotidiano.



Confira aqui mais informações sobre esta fantástica intervenção urbana.


Fontes:http://www.interactivearchitecture.org/lab-projects/reearth

http://www.landscapeandurbanism.com/2016/05/03/hortum-machina-b/

All Images above are credited to Interactive Architecture Lab - and accessed direct from their website or from the Architects Newspaper post. Also, check out this video with it in action - more videos on their Vimeo page and website as well.

Você gostará também:

desafio de entender e conhecer melhor as plantas

Nova York: Primeiro Parque Subterrâneo do Mundo

10 civilizações antigas mais incríveis que a egípcia

Como Eram Frutas e Legumes Antes de Serem Domesticados. O Milho é Impressionante!

Plantas matemáticas: Os fractais na natureza

A árvore mais perigosa do mundo



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!