Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Sustentabilidade + paisagismo = um mundo melhor

Autor: Nas Quatro Estações - Data: 16/06/2010
RSS

Vocês poderão ler como o Brasil está posicionado nessa questão e não se pode pensar em Paisagismo , hoje, sem pensar em Sustentabilidade.

A Ford entra nessa!!!
O vice-presidente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Ford, Sue Cischke, afirmou por meio de um comunicado que "criar uma empresa forte e construir um mundo melhor não são objetivos enfrentados, são os ingredientes essenciais para o sucesso a longo prazo".



Foi assim que a Ford divulgou nesta terça-feira (15) seu 11º Relatório de Sustentabilidade no qual afirmou que em 2009 reduziu seu consumo de água em mais de 16% e as emissões de CO2 de seus veículos em 12%, em comparação com os índices de 2006.
O bom é que a fabricante afirmou que até 2020 cumprirá com seu compromisso de produzir veículos que emitem 30% a menos de dióxido de carbono em relação aos modelos fabricados em 2006.

Um evento sobre sustentabilidade aconteceu em São Paulo no dia 9 de junho de 2010 da Associação do Comercio de São Paulo. Na programação, um dos maiores especialistas do mundo sobre estratégias empresariais: Dr. Bruce LaRue, norte-americano do Estado de Washington, presidente da consultoria Applied Development Services e membro do Conselho Consultivo do Instituto Internacional de Management (IIM).
"Embora eu tenha vindo dos EUA, falo a vocês como cidadão do mundo. E, quanto a isso, afirmo que o Brasil é o país emergente que apresenta mais condições de se sobressair no atual cenário global multipolar. Digo isso tanto no cenário social quanto econômico e ambiental", ressalta Dr. LaRue.
E prosseguiu: "A companhia que não souber lidar com essas peculiaridades não só não conseguirá desenvolver negócios com sustentabilidade como também corre sérios riscos em manter a sua atuação", alertou o executivo.

"Assim como uma planta, para as companhias sobreviverem no atual cenário global, alguns pré-requisitos são vitais. São eles: adaptação sobre estabilidade, auto-organização, ter objetivos claros, não ser linear e ser 'caórdica' - ou seja, saber mesclar caos com ordem", apontou.
Falando da economia ocidental o executivo destaca que, esse consumo não é sustentável, o que pode colocar em xeque os negócios das próprias empresas que os fomentam. "Hoje em dia, as pessoas não procuram mais por produtos ou serviços fundamentais para sua sobrevivência, mas para serem felizes. E muitas vezes elas são induzidas a isso", comentou o executivo. "Nos EUA, de onde venho vocês podem ver isso na Madison Square, em Nova York: aqueles apelos de propaganda são para as pessoas consumirem algo para se sentirem incluídas, e não porque elas precisam daquilo para continuarem vivas", argumentou.

Finalizando disse: "Ser sustentável não é meramente ter boa imagem: é garantir a manutenção do seu negócio em longo prazo. Conforme eu disse anteriormente, com o Brasil ocupando essa posição de destaque em âmbito mundial, é fundamental que ele adote determinadas condutas", ressaltou Dr. LaRue, especificando um dos maiores fatores: "o País deve criar tecnologias e exportá-las - caso contrário, elas serão importadas".

Ainda questionado sobre a sua visão otimista quanto ao Brasil LaRue justificou que a lógica disso vem da história recente do País: "Nos últimos 30 anos, vocês navegaram por ditadura militar, inflação galopante, planos econômicos frustrados, crises mundiais e dívidas exorbitantes com o FMI. Quanto a isso, vocês não só quitaram a dívida como hoje apresentam-se como credores. Além disso, vocês contam com uma inflação sobre controle", comentou o executivo. "Se vocês atravessaram fatores tão críticos como esses com sucesso, trabalhar com a questão da sustentabilidade passa a ser uma questão de iniciativa e empenho", finalizou.
Base das informações do evento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)


contato: nasquatroestacoes@gmail.com

Fontes: http://www.valeriareani.com.br/?p=1398
http://www.bicodocorvo.com.br/meio-ambiente/educacao-ambiental-sustentabilidade

Leia também:

Paisagista homenageia Brecheret em jardim sustentável

Aprendendo com a natureza: Permacultura

Marketing verde: modismo ou compromisso

Agricultura Urbana - um sonho possível?Dragonfly



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!