Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Se você gosta de plantas precisa conhecer Assucena Tapiassu e seu incrível projeto

Autor: Fernando Pereira - Data: 17/04/2015
RSS

Dentre suas mais diversas habilidades, Assucena ministrou aulas de Jardinagem no Parque Ibirapuera, em São Paulo, escreveu inúmeras matérias para revistas relacionadas à jardinagem e paisagismo, é autora de um dos livros mais conceituados para jardinagem, "Da planta ao Jardim - Um guia fundamental para amadores e profissionais", participou de programas de televisão como o Arquitetura Verde + Globosat e ainda criou o blog Jardins no Cinema, dedicado a mostrar e comentar todos os jardins e plantas que ela mesma viu em DVDs, TV e Cinema.

"Não é à toa que gosto de ver árvores plantadas nas ruas de São Paulo e lembrar que muitas delas fui eu que plantei, isso é uma das minhas maiores alegrias.

Outra grande satisfação é ver meus ex-alunos trabalhando, principalmente os que foram do Projeto Crer-Ser. Isso não tem preço, assim como olhar jardins feitos pela equipe do Assucena Tupiassú Paisagismo Ltda, é algo, que como diz um grande engenheiro amigo meu, faz minha alma ficar mais alegre"



Mas não para por aí, Assucena tem se dedicado ao projeto "Uma flor por dia". Para isso criou um blog e um grupo no Facebook, nos quais se propõe a postar fotos e descrições da planta que está florida naquele dia.

Esse projeto tem a duração de um ano, para que qualquer pessoa tenha acesso gratuito a essas informações e saiba perfeitamente quando plantar, o que plantar e quando as flores irão florir.
Assista ao vídeo para entender melhor esse incrível projeto:



Sobre o livro, Da planta ao Jardim - Um guia fundamental para amadores e profissionais:




Da atitude do jardineiro profissional à iniciação do amador, este livro se propõe a dar todos os elementos-chave para conhecer e identificar diversas espécies de plantas e suas variedades e os cuidados para mantê-las sempre viçosas. Ricamente ilustrado com fotos da autora, o livro é muito didático, explicando desde a anatomia das plantas até como projetar e orçar jardins.

Os tipos de solo e como identificá-los e prepará-los, as ferramentas necessárias e técnicas de multiplicação de plantas são tratadas em detalhes.

O cultivo e a manutenção das diversas espécies de gramados, forrações, arbustos, trepadeiras, floríferas e árvores - sem esquecer as plantas para interiores e as hortas - são tratados em capítulos isolados e amplamente ilustrados, com práticas tabelas.

A escolha das plantas para cada tipo de jardim e como manter o espaço livre de pragas e doenças, além de podas e manutenção, completam as informações necessárias para criar e manter um ambiente verde. Sempre tomando a natureza como modelo, o livro segue em capítulos, nos moldes do curso de jardinagem, com a explicação das plantas e do solo, das árvores, arbustos e trepadeiras, dos gramados e forrações, horta, produção de mudas por sementes e partes vegetativas, pragas e doenças, irrigação, adubação, poda, cuidados após o plantio, a escolha da planta e finalmente como calcular as mudas necessárias.

Hoje Assucena trabalha no CECCO Ibirapuera onde auxilia pessoas em vulnerabilidade de saúde ou social e tem uma empresa de paisagismo e consultoria ambiental.

Participe do grupo "Uma flor por dia" clicando Aqui


Fonte: somosverdes.com.br

Você gostará tambpem de:

Entrevista Paisagista Andrea Olionis - Paisagismo no Brasil e Espanha

Paisagismo Ambiental

Guerra dos sexos no mundo das plantas

Brasil, berço das águas: os rios compõem sua identidade

Ouro Verde brasileiro, um ilustre desconhecido relegado ao acaso

Jardins terapêuticos, um agradável recurso de cura



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!