Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Quer ter uma horta ou jardim? 12 Dicas para plantar em pequenos espaços

Autor: Regina Motta - Data: 02/08/2016
RSS

Além de ter suas próprias verduras, sem agrotóxicos, trabalhar com plantas é uma verdadeira terapia!

Pessoas criativas inventaram recursos que a gente nem imagina! E vão te ajudar a ter um jardim ou horta fáceis de cuidar, mais bonitos e divertidos.

Para fazer uma sementeira, por exemplo, use cascas de ovos.


Isto mesmo, não jogue fora as cascas: A casca de ovo é um recipiente grátis e, totalmente, adequado para estar junto com as novas plantinhas. Para além do mais, este é um recipiente que se integrará ao solo, fornecendo parte do calcário necessário à futura plantinha. Você pode deixar as cascas abertas na embalagem de papelão. Quando brotarem as sementes, tire-as de lá e as plante, com casca e tudo, no local destinado.

Veja esta outra idéia criativa: Regador caseiro feito com garrafa PET.


Você nem precisará fazer força para arrastar a mangueira: Vai te bastar uma garrafa PET, cheia de furinhos conectada à mangueira e assentada sobre rodinhas. Um ótimo regador e dispersor, fácil de se deslocar pelo jardim.

3. Antigamente, quando alguém ficava aborrecido com outra pessoa, usava a expressão: Vai plantar a batata! Talvez não seja do seu tempo ... é conhecida só dos mais velhinhos. Mas a idéia é esta:

As batatas podem abrigar as sementes que você pretende fazer brotar. Faça um furinho, ponha a semente dentro da batata e a batata, no vaso. Durante os primeiros tempos esse tubérculo fornecerá, de forma fácil, os nutrientes necessários à nova plantinha.

4. Hoje é moda plantar na vertical, os espaços estão cada vez menores, não é? Mas a idéia de plantar na vertical não é só por falta de espaço, também tem uma função estética:

Jardim vertical


As paredes da casa, ou os muros, têm imperfeições, canos aparentes ou alguma outra coisa que você considere feia? Disfarce esses pontos com uma estrutura vertical à qual você amarra uma trepadeira folhosa e florida. Pode ser uma planta de batata doce, que cresce rápido e dá lindas flores roxas.

5. Quase sempre é difícil convencer as crianças a comerem vegetais e legumes. Uma boa idéia é torna-los diferentes, mais divertidos:

Quando o fruto ainda estiver pequeno, amarre-o na forma que desejar, com fita adesiva, e ele crescerá adotando o novo formato. Isso pode interessar as crianças a comerem vegetais.

6. Reutilizar e reaproveitar - esta é a dica principal para os dias de hoje, onde embalagens em excesso vão enchendo os depósitos de lixo, isto quando não vão parar nos rios, nas ruas, nos lixões. Um problema ambiental imenso!
Que tal fazer o aproveitamentos destas embalagens?

Reutilize recipientes de plástico transparente, com tampa (e furinhos) para proteger os frutos dos ataques dos passarinhos.

7. Estas embalagens plásticas também podem ser aproveitadas em Mini estufas



Com uma garrafa PET cortada ao meio, você faz uma pequena estufa para suas sementes - aí elas brotarão protegidas tanto de bichos da terra como de bichos do ar, a umidade fica preservada, e até o pisoteio inadvertido de crianças e animais domésticos.

8. Esta idéia também é fantástica! Você quer mudar uma planta de lugar e acaba agredindo-a, sem querer, provocando danos ás suas raízes.

Faça furos no fundo de alguns baldes de plástico, plante neles o que quiser e os enterre no jardim - esse método te ajudará a ter um jardim de controle fácil, melhor limpeza e no qual você poderá mudar as plantas de lugar sem a preocupação de machucar as suas raízes.

9. Plantar dentro da abóbora, já pensou nisso??

Uma abóbora aberta, com as sementes dentro, encha de terra fértil que você vai manter úmida por alguns dias. Logo terá aboboreiras rastejando pelo chão.

10. Proteção natural

Proteja seus cultivos com suas próprias folhas, ou com folhas das outras plantas.

Tomateiros podem ser plantados de ponta cabeça, as raízes em vasos pendurados, e crescerão como plantas candentes - amarre os ramos com tomatinhos para que estes não arrebentem com o peso.

12. A fase da Lua te dá o momento. Esta é uma crença antiga, seguida pelos nossos antepassados, que algumas correntes de cultivo adotam até hoje. Até para se cortar o cabelo consultava-se a fase da lua!!



Tenha em conta as fases da lua para organizar os trabalhos na sua horta. As plantas crescerão mais fortes e saudáveis.
Neste artigo você encontra instruções sobre as fases da lua e a plantação:

Os astros influenciam as plantas?

Fonte: https://www.greenme.com.br/morar/horta-e-jardim/3667-12-truques-horta-jardim

Você gostará também:

Alimentos que promovem o bom humor

Jardins Terapêuticos: Um agradável recurso de cura

Jardinagem e cultivo de plantas em viagens espaciais!

Jardim Sensorial, Jardim para todos, Jardim cidadão

Plantas inseticidas no controle de pragas

Árvores frutíferas e plantas úteis na vida amazônica - FAO


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!