Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas Misteriosas: carnívoras e invasora

Autor: Regina Motta - Data: 28/09/2012
RSS

A natureza sempre nos surpreende e ainda sabemos tão pouco sobre ela! No Reino das plantas carnívoras encontramos, por exemplo, algumas que se alimentam não só de insetos, mas de animais maiores.



Uma das mais conhecidas é a chamada Armadilha de Vênus, Dionaea muscípula , que vive em áreas úmidas e em pântanos, se alimentando de pequenos insetos. O mais espantoso é o seu mecanismo. Se um animal pousa em sua em seu interior, as folhas se fecham e viram um estômago, borbulhante de enzimas que digerem sua presa.
As plantas de jarro usam uma técnica mais simples - Usam um perfume irresistível para atrair suas presas. Quando os bichinhos, encantados com o maravilhoso cheiro, se aproximam, eles caem dentro dela e não conseguem mais sair, sendo digeridos. Esse tipo de planta aparece em todos os tamanhos e as maiores não atraem apenas insetos, podem se alimentar de ratos e de pequenos lagartos.


Dionae e Drosera sp

Nepenthes rajah
Essa variedade de planta de jarro é conhecida como lírio cobra, por seu formato peculiar. Ela não consegue digerir seus lanches sozinha, pois não têm as enzimas necessárias, mas bactérias que vivem em seu interior fazem a digestão e ela aproveita os nutrientes já processados por elas.



A linda planta orvalho,Drosera sp, possui outro mecanismo para fazer com que suas presas fiquem grudadas nela tempo suficiente para serem digeridas. Suas folhas são cobertas de pequenos pêlos que, por sua vez, são cobertos de uma espécie de cola muito poderosa. Quando um inseto inocente fica preso nela a planta se contrai mais ainda, fazendo com que mais pêlos cheios de cola entrem em contato com o bicho, tornando a fuga impossível.



Existem ainda as plantas que, longe de seu habitat natural, podem se tornar destruidoras do ambiente. Um exemplo é a kudzu (ou kudzilla, como é conhecida entre os americanos). Uma planta nativa do Japão que não é carnívora. Essa planta feroz não só cresce sobre as estruturas, como uma trepadeira comum, mas destrói tudo o que estiver em seu caminho, estrangulando tudo em seu caminho. Ela foi importada para ser usada na indústria de chá, papel, tinta. O resultado foi espantoso.



Atualmente uma boa parte do sudeste dos EUA está coberto (isso mesmo, coberto - veja as fotos) por kudzu. Essa planta feroz não só cresce sobre as estruturas, como uma trepadeira comum, mas destrói tudo o que estiver em seu caminho, estrangulando tudo em seu caminho.




Fonte: http://www.darkroastedblend.com/2010/09/carnivorous-plants-hungry-gorgeous.html


Veja este vídeo incrível:
http://youtu.be/bPQsVY6rduY

Você vai gostar também de:
As plantas também sabem se defender sozinhas!
Como as plantas atraem os animais
As plantas também dormem
Conheça plantas que atraem beija-flores para seu jardim !
Jardim pré-histórico
Planta que recolhe dejetos e recicla






Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!