Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas frutíferas: espécies ideais para cultivar em casa.

Autor: Maria Eduarda de Farias Freitas Pereira - Data: 13/09/2022
RSS

Plantas frutíferas: espécies ideais para cultivar em casa.

O privilégio de saborear uma fruta do pé pode ser contemplado mesmo morando em apartamentos ou em casas sem quintais! Nessa circunstância, seriam necessários alguns cuidados para que as plantas frutíferas consigam se desenvolver em vasos ou em pequenos jardins.

É fundamental compreender o ambiente e a incidência do sol para que elas evoluam da melhor maneira. Outra dica importante é escolher vasos que comportem de 20 a 30 litros de substrato; e depois de três anos, substituir para outros que comportem de 50 a 70 litros. Veja abaixo espécies ideais de plantas frutíferas para cultivar em casa:

1. Amora

A amoreira tem boa adaptação quanto aos diferentes tipos de solo e cresce de forma saudável em todo território nacional. Além disso, é indicado que a rega seja feita frequentemente.

Fonte: Sancho McCann


2. Manga

Essas frutíferas necessitam de bastante água e luz. No entanto, fornecendo esses itens, elas se desenvolvem perfeitamente. Uma dica interessante é escolher variedades anãs, que produzam mesmo com pequeno porte. Regue frequente no início e quinzenalmente em períodos sem chuva.

Fonte: Miwok


3. Maçã

A macieira é uma boa opção para locais de clima mais temperado ou subtropical. Nesse caso, é mais indicado o uso de vasos de no mínimo 80cm x 80cm uma vez que o sistema radicular da planta precisa de um espaço considerável para se desenvolver. Regue frequentemente no início e quinzenalmente em períodos sem chuva.

Fonte: Apple and Pear Australia Ltd


4. Acerola

Essa saborosa e rica em nutrientes frutífera aprecia calor, sol e regas frequentes, além de um espaço ventilado. Regue três vezes por semana nos dias quentes, uma ou duas nos dias frios.

Fonte: Daniela Martins


5. Pitanga

Por ser nativa da Mata Atlântica, ela é acostumada a crescer sob a sombra de outras árvores, então tolera locais sem a incidência de sol. Existem variedades arbustivas, de enfolhamento denso, que além de produzirem bem, tornam-se um elegante e pomposo arbusto. Regue frequentemente no início e quinzenalmente em períodos sem chuva.

Fonte: Cícero R. C. Omena


6. Jabuticaba

A jabuticabeira híbrida tem pequeno porte e pode ser plantada em vasos, jardins, quintais e pomares. Ademais, essa frutífera é adaptável e se desenvolve bem em diferentes climas, exceto em grandes estiagens e geadas. Regue frequentemente no início e quinzenalmente em períodos sem chuva.

Fonte: Mauro Halpern


7. Limão

No plantio em vasos, dê preferência a variedades produtivas, especialmente enxertadas e já produzindo. Também é importante que o substrato seja bem drenado para que a planta cresça e dê frutos. Regue frequentemente no início e quinzenalmente em períodos sem chuva.

Fonte: Rodney Domingues


8. Lichia

A lichia tem origem na Tailândia e China, contudo, houve boa adaptação aos climas do Brasil. Antes de entrar no período de florescimento, é indicado que a planta passe por um clima seco e frio. Para mais, ela necessita de 4 horas diárias de luz solar direta. Regue frequentemente no início e quinzenalmente em períodos sem chuva.

Fonte: Zoi Koraki


9. Goiaba

Para a goiabeira, é indicado fertilizar sempre e fornecer água frequente no início e quinzenais em períodos sem chuva, além de se recomendar utilizar um vaso grande com, no mínimo, 70 centímetros de altura.

Fonte: Victoria Rachitzky Hoch


10. Caju

O caju da variedade anão plantado em vasos pode chegar a medir em torno de 2 metros de altura e no solo, pode chegar a medir em torno de 3 metros de altura. Regue frequente no início e quinzenalmente em períodos sem chuva.

Fonte: glaubercavalcante


11. Laranja

Para o cultivo é apropriado uma de porte anão e que já esteja produzindo. A laranjeira gosta de regas frequentes e muito sol, sendo itens primordiais para manter a saúde da planta. Regue frequentemente no início e quinzenalmente em períodos sem chuva.

Fonte:Daniel Sancho


12. Cereja

Algumas variações dessa frutífera são perfeitas para o cultivo em vasos, como a Cereja de Madagascar que alcança de 2,5m a 3m quando adulta. No plantio dentro de casa, é aconselhável cultivá-la como bonsai. Regue frequentemente no início e quinzenalmente em períodos sem chuva.

Fonte: Daniel Jolivet


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!