Nosso site www.paisagismodigital.com faz parte da Empresa Auesoftware, que produz software para paisagismo, irrigação, manutenção de áreas verdes e muito mais. Foi criado para servir de suporte a todos aqueles profissionais envolvidos nestas áreas, divulgando profissionais e produtores de plantas e artigos para Jardim. Existe há mais de 18 anos e tem mais de 60 mil visitas mensais. O presente de hoje é a conversa com a Paisagista Marisa Lima, nossa parceira no paisagismodigital desde o início, do que muito nos orgulhamos. Eu agradeço sempre o carinho e a amizade, principalmente da Regina, que infelizmente só nos encontramos em feiras e congressos.
Paisagismodigital: Gostaríamos que você nos contasse um pouco sobre a sua vida pessoal e profissional. Como foi a escolha da profissão? Qual a sua formação? No pessoal, há 5 anos deixei meus cabelos grisalhos e foi a libertação da tintura. Rss Tenho 62 anos, sou casada há 41 e tenho um filho de 39 anos, acabei de comprar uma casa e logo, logo terei o jardim dos meus sonhos, logo que toda a reforma acabar. Entrei na faculdade de Belas Artes da UFRJ em 1976 para fazer Escultura e troquei pelo Paisagismo, um curso novo na época, o professor classificava como a Arquitetura de Exterior. Acho que foi uma troca acertada, desde pequena plantava com minha mãe e cuidava dos jardins e quintais da casa que eram muito grandes. Depois de formada fiz alguns outros cursos como Recuperação de Áreas Degradadas, Perícia Ambiental, Recuperação de Jardins Históricos e muitos outros, são tantos que eu teria que escrever muitas páginas. Paisagismodigital: Na questão de escolha das espécies botânicas, há prioridade para espécies nativas? Nem sempre, pois o que vai decidir a escolha das plantas é a insolação, o clima e o estilo do jardim, mas procuro sim usar nativas sempre que possível. Paisagismodigital: O que você julga essencial na elaboração de um projeto? Primeiramente o gosto e desejo do cliente, o clima e a insolação vão comandar o resto. Paisagismodigital: Como surge a inspiração para um projeto de paisagismo? O que procura priorizar? A inspiração vem como um passe de mágica, quando olho o espaço o projeto vem logo a minha cabeça e depois vou adaptando as necessidades. Priorizo o conforto, a integração com o estilo arquitetônico do local, o conforto acústico e térmico que posso sempre fazer com as plantas, a acessibilidade é fundamental. Procuro espécies que atraiam pássaros e borboletas, nunca uso espécies tóxicas e que sejam suscetíveis a pragas e doenças. Porém o projeto inclui além de plantas, muitos outros elementos, como os caminhos, a área de lazer, bancos, iluminação, piscina, espelho d’água ou fonte, esculturas, irrigação, etc. Tudo isso é o paisagista que projeta.
Você acredita que o paisagismo tem a possibilidade de melhorar a vida das pessoas? Muito, uma casa sem plantas, sem jardim, um escritório sem um vaso de plantas, ficam frios e sem personalidade. As plantas podem curar, dão aconchego, ajuda na criatividade, filtram o ar, melhoram o clima, são muitos os benefícios. Paisagismodigital: Fale-nos sobre um projeto que você tenha curtido fazer! Alguns, principalmente os que eram mais difíceis. Já restaurei toda a mata nativa de uma casa incrustada na mata no Rio de Janeiro, um grande projeto de uma área degradada por 6 anos de obras na casa. O primeiro grande jardim vertical que fiz e tive que inventar uma técnica simples para ser feito. Uma praça que tinha um grande declive e tive que usar plantas que as raízes ajudassem a não ter erosão na terra. São 41 anos de muitas histórias. Paisagismodigital: Qual a sua opinião a respeito do http://www.paisagismodigital.com.br ? Em que ele pode ajudar no trabalho do paisagista? Ele facilita a nossa vida na hora de projetar e de calcular, foi um grande facilitador para nós paisagistas, até porque temos fotos de plantas do nosso país, outros programas que temos e são importados, tem plantas que não temos aqui. Paisagismodigital: Neste momento tão difícil que estamos passando, você tem conseguido fazer seus belos trabalhos, tão necessários para o bem estar de todos nós? Fiquei 3 meses isolada em casa sem nem sair na calçada, mas agora já voltei a trabalhar, com muito medo e muito cuidado. Não no mesmo ritmo, não trabalho mais todos os dias, procuro trabalhar bem menos, esperando ansiosa pela vacina. Paisagismodigital: Deixe uma mensagem para aqueles que estão iniciando a carreira, com a sua vasta experiência será muito importante para todos! Sonhem e realizem os seus sonhos, nunca deixem de pesquisar, de se atualizar, de ler artigos do nosso país e do exterior, faça cursos e viagens de especialização, vá à congressos, veja sempre a internet um grande facilitador da nossa época que eu não tinha quando me formei. Procure tirar todas as dúvidas do cliente e mostre a eles o que é possível fazer, mas leve sempre em conta que o gosto dele deve prevalecer, pois ele é quem vai morar e usufruir do seu jardim, nunca imponha seu gosto pessoal, procure trabalhar dentro do orçamento do cliente é nesse ponto que a criatividade pode transformar mesmo sem muitos gastos.
Tels.:(11) 2594-5027 cel 98772-5027 www.marisalima.com.br https://www.facebook.com/MarisaLimaPaisagismo Paisagista adverte: contato com a Natureza faz bem pra Saúde!
Você gostará também: Paisagista Marisa Lima, GENTE QUE FAZ! Jardim dos Encontros: Criação da Paisagista Marisa Lima na Casa Cor O que as pessoas querem de um paisagista? LIGHT IN GARDEN ressalta a importância da luminotécnica no Paisagismo
|