O escultor Vitor Brecheret, ítalo-brasileiro (1894 – 1955), autor dos murais eqüinos do Jockey Club de São Paulo é o homenageado e inspirador do Jardim sustentável que a Casa Cor 2010 de São Paulo ostenta em 70m2 de um ambiente considerado impróprio para este fim.
Monumento às Bandeiras de Victor Brecheret no Parque do Ibirapuera em São Paulo
Os autores deste milagre de criatividade são Fábio Lorente, nosso parceiro no paisagismodigital, e Isabel Possato que falaram de sua experiência em reportagem publicada pelo Estado de São Paulo. Juntos eles criaram a OjardiM, significando as duas maiúsculas OM o som da reverberação do Universo, nas palavras de Isabel Possato.
Túmulo Olivia Guedes Penteado
Segundo Fábio Lorente, biólogo de formação, são nas mais áridas e dificultosas paisagens que nascem as grandes inspirações. Ao ser oferecido o desafio de desenvolver um projeto paisagístico numa calçada com duas paredes brancas enormes como horizonte, a empresa de paisagismo O jardiM, fez uma coletânea de valores pessoais e profissionais para elaborar uma homenagem abrangente e cheia de conteúdo.
Jardim da Luz - São Paulo
Usaram para a execução do trabalho, materiais usados no campo com rastelos, gaiolas, paralalepipedos usados pela terceira vez, palets das obras feitas na Casa Cor, usados como deck, plantas e vegetações a serem reutilizadas em jardins permanentes. O solo foi uma mistura entre os pedriscos com areia do estacionamento misturado as folhas que iam para compostagem. As palavras de ordem a serem seguidas foram sustentabilidade e reciclagem o que tornou mais evidente o extremo talento criativo da equipe, valorizado pela iluminação cênica criada por Ronaldo Passarelli criando um efeito mágico.
Na Casa Cor 2010 de São Paulo, os visitantes terão a oportunidade de conhecer este talento , que até hoje trabalhou no anonimato e que presenteia o público que busca personalidade e estilo em jardins. O Jardim Brecheret é inspirado numa paisagem natural bucólica, deixada a esmo durante anos, na qual as vegetações, os matos, as lavandas,os capins se misturam desenhando um cenário contemplativo com tons suaves e rusticidade.
O projeto de paisagismo, segundo Izabel Possatto e Fabio Lorente, é coadjuvante ao atuar com a arquitetura e é principal ao ser contemplado a partir dela. O trabalho deste paisagista é singular traçando um paralelo ás desproporções flagrantes apresentadas hoje em dia .Os projetos da OjardiM tem como traços de personalidade o conteúdo botânico e a harmonia com o contexto.
Contato: Fábio Vicenzo Lorente - fabiovincenzo@gmail.com
Leia também:
Origem do Paisagismo Paisagismo com bambu
Por que jardim? Um pouco de história
Tenha fontes, cascatas e lagos no jardim
Plantando arte
Porque usar palmeiras em Paisagismo
Paisagismo na piscina
|