Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo: flores e beija-flores, as dádivas da natureza!

Autor: Rômulo Cavalcanti Braga - Data: 30/01/2012
RSS

Um diamante é sempre um presente encantador.
As Bromélias também. Bromélias e Beija-Flores, formam um presente prá lá de especial, têm o poder de encantar, de arrebatar, e de até levar ao êxtase o homem quando em contemplação.


As bromélias seduzem e intrigam pesquisadores e colecionadores. Estas pequenas jóias da natureza com suas folhas multicoloridas de muitas espécies apresentam matizes e desenhos muito atraentes, sendo de grande valor ornamental. Elas podem ter as margens lisas, serrilhadas ou fortemente espinescentes. Suas flores podem ser de várias cores e são geralmente dispostas em inflorescências que podem ser simples ou compostas e muitas vezes protegidas por brácteas vistosas e aromas cativantes nos fazem flutuar o espírito, desconectando-nos por alguns momentos de nossos problemas pessoais.



Os Beija-Flores por sua vez, não nos trazem aromas, mas cores simpáticas metalizadas, beleza e graça da leveza de seus vôos, repletos de evoluções radicais, nos mostram o levitar do espírito dissociado da matéria. Este conjunto nos revelam a harmonia, o equilíbrio e a perfeição da natureza. Entre tantas relações que presenciamos na natureza, uma das mais belas e cativantes é, sem sombra de dúvidas a de um Beija-Flor, adejando uma bromélia. Na realidade, um Beija-Flor, ao visitar uma Bromélia, está apenas se alimentando do néctar.



A maior parte das espécies de bromélias é fecundada por beija-flores que são atraídos pelas brácteas vistosas das plantas e pelo néctar de presença abundan te nas suas flores. Mas, mesmo sem saber, o Beija-Flor está contribuindo para perpetuação das espécies, ao executar o trabalho de polinização e a reprodução das plantas ao levar no bico o pólen recolhido sem intenção. A natureza previu isso: não é a toa que os Beija-Flores têm tantas habilidades de vôo. São capazes de se deslocar rapidamente nas florestas fechadas e alcançar rente ao solo ou no topo das mais altas árvores.

Paisagismo DigitalPaisagismo Digital Paisagismo DigitalPaisagismo Digital

Assim como ocorre com essas aves, penso que em nossas vidas também não tenhamos consciência total de nossas ações. Quase sempre movidos por nossos sonhos e desejos, realizamos coisas que acabam alcançando dimensões que não imaginamos.

Olhe bem para sua vida e confirme essa verdade. Como é bom sentir que existe um Ser Supremo, uma Consciência Cósmica maior que também nos conduz. Viva essa dádiva presente e que Ele faça parte de cada dia de nossas vidas. Alce seu vôo e busque suas flores, estejam elas onde estiverem, e tenha certeza: suas asas estarão sendo guiadas, mesmo que você não se dê conta disso.

Rômulo Cavalcante Braga - romulocbraga@uol.com.br

Você pode se interessar também por:
As bromélias e a dengue
Relação entre as plantas e a fauna
Conheça plantas que atraem beija-flores para seu jardim !
Bromélias
Criaturas benéficas para as plantas de jardim e paisagismo
Planta que recolhe dejetos e recicla
Plantas também usam truques para garantir a reprodução


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Curso de Marketing Digital para Paisagismo
Mostre seus produtos para o público certo!
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!