Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo e jardinagem: A luz e as plantas

Autor: Liane Martins - MC3 Paisagismo - Data: 19/02/2011
RSS

Nada como o verde das plantas para dar um toque especial às nossas casas, elas complementam os espaços com uma energia única, de visual simples ou extravagante, pequenas ou grandes, em jardins ou em vasos, sua presença sempre faz a diferença, são companheiras silenciosas ao ouvir mas extraordinárias ao olhar.

Para que as plantas cresçam saudáveis e bonitas precisam de um tanto de iluminação natural, pois o contato com a luz é imprescindível para o processo da fotossíntese e saúde da planta.



O importante para o cultivo e desenvolvimento das plantas é orientar-se sobre a necessidade de luminosidade da espécie escolhida, bem como sua disposição no ambiente, quanto ao tamanho e profundidade adequada dos vasos, proporcionar a drenagem correta, e finalmente a dose de carinho especial no plantio e no cuidado diário.

A sombra não é sinônimo de escuro, quando se fala em jardim à sombra, trata-se de um local onde o sol não incide diretamente ou onde só bate umas poucas horas por dia, dessa forma, deve-se procurar ao máximo preservar a luminosidade natural no ambiente onde será implantado.



Com algumas soluções práticas como desbastar um pouco uma árvore de copa muito densa, ou uma trepadeira, conseguimos obter luminosidade suficiente para o desenvolvimento das plantas.
Em áreas internas paredes em tons claros iluminam os ambientes, enfim, o importante é você observar o seu jardim em particular, e procurar imaginar os recursos possíveis para dar a ele um pouco mais de luminosidade natural.

Algumas plantas tem preferência aos diversos níveis de luminosidade e, em geral, são classificadas em apropriadas ao plantio em "pleno sol", "meia-sombra", "sombra":

PLENO SOL
As plantas preferem a luz direta do sol, posicionadas em jardins externos a pleno sol ou em ambientes internos próximas as janelas face norte;

MEIA-SOMBRA
As plantas devem ser cultivadas em jardins externos entre conjunto de plantas ou em ambientes internos próximas a uma janela face leste, que receba luz plena somente até as dez da manhã;

SOMBRA
Plantas em jardins externos sob a sombra de outras plantas ou elementos construtivos e em ambientes internos próximos a uma janela face sul ou colocadas distantes cerca de 1 a 2 metros de janela face norte;

MUITA-SOMBRA
Locais que recebam pouca luz do sol, a vários metros distantes da janela. Neste caso apenas plantas resistentes e adaptadas sobrevivem com tão pouca luz.

Algumas espécies se adaptam muito bem à sombra e meia-sombra, entre elas:

PLANTAS FLORÍFERAS
Afelandra (Aphelandra)
Bananeira do mato (Heliconia)
Nandina (Nandina domestica)
Hortência (Hydrangea)
Antúrio (Anthuriun)
Lírio-da-paz (Spathiphylun)



TREPADEIRAS
Jasmin-de-madagascar (Stephanotis)
Filodendro (Philodendron)
Brinco-de-princesa (Fuchsia)
Gloriosa (Gloriosa)



FOLHAGENS
Ráfis (Rhapis excelsa)
Asplênio (Asplenium nidus)
Tinhorão (Caladjum)
Dracenas (Dracaena)
Costela-de-adão (Monstera deliciosa)
Samambaias diversas
Cheflera (Schefflera)



FORRAÇÕES
Hera (Hedera)
Brilhantina (Pilea)
Maranta (Maranta leuconeura)
Grama-preta (Ophiopogon japonicus)





Vale observar que as plantas como seres vivos, por vezes apresentam comportamento atípico com reações inesperadas em seu crescimento, mesmo quando a escolha é adequada aos índices de luminosidade, de solo apropriado entre outros fatores importantes, mas o fundamental é a escolha de mudas saudáveis e acompanhar com atenção o plantio correto e os cuidados para seu desenvolvimento.



Escolha de acordo com as melhores possibilidades do seu ambiente e se integre os espaços de sua casa ou escritório ao verde das plantas e flores.

Liane Martins
Arquiteta paisagista
MC3 Paisagismo

Você pode se interessar também por:
Criaturas benéficas para as plantas de jardim e paisagismo
Plantas - quem ama, cuida"
Ozônio? Plantas em casa
Jardim - Como plantar com sucesso
Relação entre as plantas e a fauna
Solos e flores: aprenda e escolha as plantas certas
JARDIM DENTRO DE CASA
As plantas também dormem
Formigas, nem sempre inimigas do jardim



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!