Centro histórico da Olinda, Pernambuco Olinda foi fundada pelos portugueses no Século XVI. O excepcional conjunto paisagístico, urbanístico e arquitetônico do Centro Histórico da Vila de Olinda é um reflexo eloquente da prosperidade alimentada pela economia açucareira. Fundada em 1535 nas encostas do Oceano Atlântico na costa nordeste do Brasil, perto do istmo do Recife onde está situado seu porto, Olinda é um dos mais importantes centros da indústria da cana-de-açúcar, que por quase dois séculos foi o esteio da economia brasileira. Esta antiga capital da divisão administrativa portuguesa (capitania) de Pernambuco tornou-se o símbolo do açúcar e das riquezas que adquiria. O seu centro histórico é hoje marcado por uma série de edifícios arquitetonicamente destacados situados na exuberante vegetação de jardins, sebes e recintos conventuais, uma massa de vegetação banhada pela luz tropical com a costa arenosa e o oceano abaixo.
Reconstruída pelos portugueses depois de ser saqueada e queimada pelos holandeses, a estrutura histórica de Olinda data em grande parte do século 18, embora incorpore alguns monumentos mais antigos, como a igreja de São João Batista dos Militares do século 16. Olinda tornou-se um núcleo notável, primeiro como polo econômico, arquitetônico e artístico, e depois como polo de renovação de ideias. O equilíbrio harmonioso entre os seus edifícios, jardins, conventos, inúmeros pequenos passos (capelas) e cerca de vinte igrejas barrocas contribuem para o encanto particular do Centro Histórico da Vila de Olinda. É dominado pela Catedral Alto da Sé, a antiga igreja e colégio jesuíta (atual igreja de Nossa Senhora da Graça), o Palácio Episcopal, a igreja da Misericórdia, os conventos dos franciscanos, carmelitas e beneditinos e vários edifícios públicos que variam dos séculos XVII a XIX. O estudado requinte da decoração destas obras arquitetônicas contrasta com a encantadora simplicidade das casas, muitas delas pintadas com cores vivas ou revestidas a azulejos de cerâmica. Todos estão localizados em uma teia informal de ruas e becos e inseridos em uma paisagem de floresta tropical exuberante com vista para o oceano que diferencia esta cidade e lhe confere seu caráter único. Fonte: Historic Centre of the Town of Olinda - UNESCO World Heritage Centre
Foto 0 - Historic Centre of the Town of Olinda © Lyssuel Calvet
Foto 1 - © M & G Therin-Weise Author: M & G Therin Weise
Missão Jesuita dos Guaranis: Ruinas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul
As Ruinas de São Miguel das Missões, Brasil, juntamente com Santo Inácio Mini, Santa Ana, Senhora de Loreto e Santa Maria Maior, na Argentina, Missões Jesuítas nas terras onde viviam os índios Guaranis, no coração de florestas tropicais. Estão em diferentes estados de conservação.
Rio de Janeiro Rio de Janeiro, paisagens entre a montanha e o mar mais do que o patrimônio construído: desde as montanhas do Parque Nacional da Tijuca até o mar. Inclui também os jardins botânicos criados em 1808, o Corcovado com seu famoso Cristo, as colinas que rodeiam a baia da Guanabara e as paisagens de Copacabana, Com esta inscrição se reconhece também o Rio de Janeiro como inspiração artística para músicos, paisagistas e urbanistas.
Fonte da foto CORCOVADO CHRIST REDEEMER (CRISTO REDENTOR) FRONT AND TIJUCA NATIONAL PARK WEST VIEW © Ruy Salaverry
corcovado foto 1 © Ruy Salaverry Author: Ruy Salaverry
Conjunto arquitetônico moderno da Pampulha
Este conjunto foi o centro de um projeto visionário de “cidade jardim”, realizado em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Foi planejado em torno de um lago artificial, com um centro de caráter cultural e recreativo c compreendendo um cassino, uma sala de baile, o Yate Golf Club e a Igreja de São Francisco de Assis. Todos os edifícios foram projetados pelo Arquiteto Oscar Niemeyer, em colaboração com diversos artistas inovadores. A fusão de diversas artes : arquitetura, escultura, pintura e paisagismo deram origem a construções de formas audazes que se integram em um conjunto harmônico, constituindo um testemunho da influência do clima, o meio ambiente e as tradições do Brasil no início da arquiterura moderna.
Pampulha Modern Ensemble: External area with stage in the background © Danilo Matoso Macedo
Foto Author: Marcilio Gazzinelli Copyright: © Marcilio Gazzinelli Permanent URL: whc.unesco.org/en/documents/142124
UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List
Leia também: Lenda do Girassol, uma história de Amor
Plantas ornamentais: Erros e acertos no cultivo de bromélias
Você conhece a fruta chamada Mão de Buda?
Plantas Ornamentais: Edelweiss, uma flor que nunca teremos aqui!
|