Há muito tenho acompanhado vários projetos de paisagísmo e venho percebendo e presenciado é que ninguém tem coragem de OUSAR... Está se repetindo no paisagismo o mesmo que acontece no mercado da moda do vestuário feminino. De tempos em tempos lança-se um "novo" exemplar nas floriculturas. O dito cujo já existia e estava esquecido do público. Tomemos por exemplo a Palmeira Azul (Bismarckia Nobilis).
Bismarckia nobilis Palmeira-bismarckia , Palmeira-de-bismarck;
É um exemplar proveniente de Madagascar, é tida como uma das palmeiras mais nobres do mundo, pela imponência de sua folhagem azul-acinzentada. Sua beleza é notada principalmente nas plantas mais jovens. É de crescimento lento e pode atingir até 30 metros de altura. Um pequeno exemplar com um metro, está sendo vendido por módicos R$ 500,00. Chamo a atenção do caro leitor para a frase acima: "sua beleza é notada principalmente nas plantas jovens. É de crescimento lento". Pense bem, será que não temos em nossas matas algo de semelhante em imponência e beleza? Por que não um exemplar de Buriti? Ou talvez um Babaçu?
Mauritia flexuosa Buriti , Buritirana , Caraná Com esses mesmos R$ 500,00 que se gastará na compra de um único exemplar de um metro de altura, pode-se comprar várias mudas frutíferas nativas para povoar um grande projeto de paisagismo. Ser VISIONÁRIO, CRIATIVO, OUSADO e NÃO TEMER DESAFIOS... Estas palavras resumem tudo o que profissional da área poderá fazer... O produto importado tem crescimento lento. Nossas plantas nativas, em sua maioria, também o tem. Sendo que aí temos uma vantagem - para aqueles mais imediatistas. Pode-se adquirir um exemplar adulto, sem correr riscos de não se adaptar a nova área onde será introduzido.
Burle Max, foi o grande paisagista dos tempos modernos. Ele nada mais fez do que ser VISIONÁRIO, CRIATIVO, OUSADO e NÃO TEMEU DESAFIOS. As Bromélias não tinham na época um valor comercial. Ele pegou alguns exemplares e os utilizou em seus projetos. Hoje, todos usam Bromélias em seus projetos paisagísticos.
Neoregelia pernambucana Bromélia , Neoregélia , Gravatá
Acho que é chegado o momento de se dar um basta na hipocrisia, na mesmice e na cultura de colonialista, de aplicar aqui tudo o que se vê no exterior... Vivemos num país tropical e rico em belezas naturais... Temos exemplares super valorizados no exterior e totalmente desconhecido entre nós. Necessitamos urgentemente REINVENTAR o paisagismo, valorizando o que é nosso e conseqüentemente preservando o nosso patrimônio natural. Devemos começar por algumas espécimes que, devido a falta de informação, infelizmente já se encontram a beira da extinção... E a lista não é pequena. São exemplares de floração magníficas e muito frutíferos que estão abandonados ao acaso.
Rômulo Cavalcanti Braga é paisagista. Contato: romulocbraga@uol.com.br
Você pode gostar também de:
Árvore Sagrada do Sertão: Árvore que dá de beber
Paisagismo com plantas nativas: aguçando os sentidos
Paisagismo: A criatividade onde está?
sustentabilidade + paisagismo= um mundo melhor
sustentabilidade: o caminho é a natureza ou a tecnologia? Projeto Venus
Paisagismo e reflorestamento com plantas nativas: as mudas, onde estão?
Biopirataria - Levam nossas plantas nativas, nossos animais, e não fazemos nada!
biomas Brasileiros e Paisagismo
As bromélias e a dengue
Plantas para paisagismo:Agapanto
|