Além de valorizarem o espaço em seu aspecto paisagístico, simbolizam a fartura e o equilíbrio de acordo com a sabedoria oriental. Nada melhor que um barulhinho de água para relaxar depois de um dia estressante... Existem muitas maneiras de executar um lago, tudo dependerá do estilo, tamanho e material empregado. Podemos dizer que os formais, que têm formas definidas: quadrados, retângulos; quase sempre são construídos em alvenaria. Já os informais chamados orgânicos, podem ser construídos de maneira mais simples e rápida.
Em regra geral devemos observar alguns pontos antes da execução. O Local é muito importante na concepção do lago: . Escolher um local com incidência de luz solar. Isso estimulará o crescimento das plantas aquáticas que por sua vez se encarregam de filtrar e oxigenar. . Árvores caducas perto do lago: mais manutenção e possíveis entupimentos nos mecanismos de filtragem. . Se o lago for feito de manta, cuidar com solos pedregosos, ideal solo firme. . Árvores e arbustos de raízes agressivas, fugir deles. . Cuidado com calhas de telhados com caimento que possam atingir o lago, mais matéria orgânica, mais algas, mais manutenção. . Tenha por perto eletricidade e uma fonte de água. O que importa é ter um barulhinho de água...
Forma e tamanho: . A não ser que sejas um expert no quesito de mistura-de-estilos-e de-como-fazer-para-não-cair-no-não-combinou, o melhor mesmo é ver o estilo da construção da residência. Estilo formal com formal, Estilo informal com orgânico, e assim por diante. . Outro ponto importante é se abrigará peixes. O tamanho e proporções do lago deverão acomodar com sucesso plantas x peixes x água, isso para assegurar que a água se mantenha límpida e arejada. Por esse motivo recomenda-se uma área mínima de 3,5m². . A profundidade também está associada a plantas e peixes. Alguns nenúfares, precisam de aproximadamente 91,5cm ou mais para sua cultura. Em geral, quanto maior for à área do tanque, mais profundo deve ser em algumas áreas, mas será pouco provável que seja necessário escavar mais que 76cm. Bombas, Filtros, Acessórios, Decoração e Tratamento: . A escolha da bomba, dependerá não só do tamanho do lago mas do que se deseja dele; movimento, cascata, esguichos, isso deverá ser previsto. . Filtros biológicos, filtros UV, também dependerá do tamanho e do uso do lago, se tiver peixes com certeza devemos usá-los. . Compressores de ar poderão ser usados dependendo do tamanho do lago. . Acessórios e Decoração vai ao gosto do cliente, é possível ter um aspirador de fundo, pedras decorativas com leds, bicos e até fontes luminosas. . Lagos com peixes exigem vigilância sempre, a qualidade da água vai depender de vários fatores. Para desequilíbrios existem tratamentos, aceleradores biológicos, clareadores, eliminadores de amônia, condicionadores e vários outros.
Materiais de construção:
Lago pode ser construído de alvenaria, com mantas ou tanques prontos fabricados em polietileno ou fibra.
Alvenaria quase sempre, usada em lagos de estilos formais, por serem de formas geométricas podendo ter acabamento cerâmico. Método mais trabalhoso e demorado e pode interferir no ph da água.
Mantas EPDM, método mais utilizado, atóxico, não interfere na estabilidade da água, além de ser fácil, rápido e barato. Com variadas larguras garante um trabalho sem emendas. A preparação do solo é primordial. Compactar a área com areia fina evitando assim algumas raízes e pedras que possam vir a furar a manta, eu costumo além da areia colocar manta bidim por baixo e por cima da lona, para depois começar a decorar.
Tanques prontos fabricados em polietileno ou fibra facilitam a montagem de pequeno lagos, mas com algumas limitações. Ideais para adeptos do faça-você-mesmo.
Vegetação:
Outro fator importante é a vegetação, além de embelezar contribuem para a saúde do lago, oxigenam e filtram a água. Sejam elas flutuantes - Aguapés, alface-dágua - submersas - cabomba,elódea - semi submersas - ninféias- , palustres e marginais - cavalinha, papiro, copo-de-leite, taboa - serão sempre essenciais a um lago.
Outro quesito fundamental é conhecer o ciclo do nitrogênio, processo biológico extremamente importante pois dele dependerá a qualidade da água e a saúde dos peixes. E nunca esquecer que o lago do jardim é um sistema vivo, portanto, precisará sempre de manutenção. Na dúvida de como fazer seu lago, contrate um bom profissional, depois é só relaxar!!!
Clarice Kroeff Bergesch Técnica em Paisagismo e Gestão Ambiental, atuante na área há mais de 10 anos. Proprietária da empresa Jardim com Arte - Criando Paisagens. Supervisiona pessoalmente todos os projetos, grandes ou pequenos, trabalhando sempre com sua equipe especializada. Clarice Kröeff Bergesch Téc. Paisagista Téc. Gestão ambiental CREA: 086382-4 55-(48)-32066941 55-(48)-99127756 www.jardimcomarte.com.br/blog www.facebook.com/JardimcomArte www.jardimcomarte.com.br Você encontra fornecedores destas plantas aqui no site. Basta pesquisar por plantas, clicar nas fotos e ver as informações e fornecedores para os quais pode enviar uma mensagem através do site Este artigo foi criado atendendo à sugestão de leitores do Blog Você vai gostar também de: Paisagismo e bambu: dupla perfeita Jardins sobre rodas? Um bom projeto de paisagismo faz a diferença Paisagismo e qualidade de vida Paisagismo: A criatividade onde está?
|