Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

O que são plantas afrodisíacas?

Autor: Regina Motta - Data: 23/01/2017
RSS

A preocupação com a sexualidade é muito grande em nossa cultura. Sempre são divulgados produtos que prometem um efeito mágico.
É denominado afrodisíaco todo e qualquer composto ou produto que possua propriedades de estimulam a libido ou a sexualidade.

O nome é originado da deusa grega Afrodite, a deusa do amor na mitologia grega. Vale ressaltar que a grande maioria dos produtos ditos como afrodisíacos não possuem qualquer comprovação científica dessas propriedades, sendo comumente vinculada apenas a sabedoria popular.

No que diz respeito no território brasileiro, destacam-se as plantas e ervas com propriedades afrodisíacas. É importante destacar que apesar de não comprovada essa propriedade afrodisíaca, essas plantas e ervas auxiliam em algumas funções, como por exemplo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e os níveis de testosterona.

A seguir apresentamos as plantas com propriedades afrodisíacas mais comuns no Brasil e suas principais propriedades. O uso e a forma de preparo variam de acordo com a finalidade, nesses casos procure um profissional em farmácias fitoterápicas, para que ele possa indicar a melhor forma de preparo.

Catuaba Trichilia catiguá

Catuaba (Trichilia catiguá)


Trichilia catigua A. Juss. Autor Eduardo Luís Hettwer Giehl

Característica: árvore pequena de folhas amarelas e laranja, possui frutos amarelos não comestíveis.
Propriedades: Estimula o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais, aumenta a libido no homem e na mulher, e prolonga a ereção.
Cultivo: região norte e regiões amazônicas.

Damiana Turnera diffusa

Damiana (Turnera diffusa)


Turnera difusa

Característica: arbusto de flores amarelas e folhas pequenas.
Propriedades: melhora a circulação sanguínea, aumenta o metabolismo e efeito relaxante.
Cultivo: América Central, México, América do Sul e do Caribe.

Ginseng Brasileiro Pfaffia paniculata

Ginseng Brasileiro (Pfaffia paniculata)


ginseng-brasileiro

Característica: planta de pequeno porte.
Propriedades: estimulante físico, sexual, anti-stress, e diminui a fadiga.
Cultivo: todo Brasil.

Nó de Cachorro (Heteropterys aphrodisiaca)




Característica: planta de flores amarelas e raízes tuberosas.
Propriedades: aumenta a circulação sanguínea, auxilia no rejuvenescimento celular e fortalecimento muscular, sendo geralmente misturada com aguardente ou vinho.
Cultivo: Mato grosso do Sul e regiões de cerrado.

Existe ainda uma enorme variedade de plantas com capacidades afrodisíacas, em especial pelo fato do Brasil possuir uma rica flora, podemos citar, por exemplo, a Maca Peruana (Lepidium meyenii), a Marapuama (Ptychopetalum olacoides), a Salsaparrilha (Smilax sp) entre outras.

O importante é sempre utilizar esses compostos em quantidade moderada, em especial os que apresentem algum tipo de efeito colateral. Procure sempre um profissional em fitoterapia para auxiliá-lo a utilizar esses produtos de maneira eficiente.

Guaraná Paullinia cupana

Guaraná (Paullinia cupana)



Paulinia cupana autor Franz Eugen Köhler, Köhler's Medizinal-Pflanzen

O Guaraná é uma planta bem conhecida por ser originária da Amazônia, é usada para fazer chás, xaropes e cápsulas. Tem um poder afrodisíaco e é um energético natural, tônico dos músculos e dos vasos sanguíneos. Além de tudo isso estimula a renovação das células rejuvenescendo as pessoas.

Ginseng Panax ginseng L

Ginseng (Panax ginseng L.)


Panax ginseng By Fritzflohrreynolds

É uma planta originária da Ásia, porém dizem que as que vêm da Coreia são as melhores. Há cerca de 5 mil anos um imperador chinês já exaltava o ginseng como um tônico para o cérebro, corpo e espírito.

É muito usado para fazer chás e cápsulas, e seu poder afrodisíaco combate qualquer deficiência no sistema e estimula o metabolismo. Pesquisadores identificaram propriedades afrodisíacas naturais no ginseng e resultados mostram que o vegetal atua como acelerador do desempenho e melhora a função sexual.

A raiz do ginseng leva uns sete anos para atingir a maturidade e absorve tantos elementos e nutrientes valiosos que o solo tem que descansar por 10 anos.

Gengibre Zingiber officinale

Gengibre (Zingiber officinale)


autor Ogniw, derivative work Lämpel

É originário da ilha de Java e é utilizado há mais de 5 mil anos ao redor do mundo todo, seu sabor é suculento, exótico e picante. Pode ser usado tanto em pratos salgados quanto doces e, também, pode ser consumido seco, em conserva, cristalizado, em pó ou em cápsulas.

Citado muitas vezes como afrodisíaco, funciona como um estimulante do sistema circulatório, segundo a tradição oriental o aroma do gengibre aumenta a confiança e a determinação, e tem como consequência o aumento do poder e desejo sexual.

Mas como preparar?

A ideia é fazer chás, sucos, ou óleos para massagem com essas plantas, porém se você for a um sex shop vai encontrar vários tipos de óleos para massagem e o pó da bruxinha, que contém todos esses ingredientes afrodisíacos que estimulam e excitam.

Esse pó mágico é energético, composto por ingredientes naturais, alguns até mesmo citados acima..
O efeito energético e afrodisíaco pode variar conforme a sensibilidade de cada organismo, por tanto é difícil definir uma sensação única. Como sua aplicação será direcionada a adição em uma bebida, o tempo de degustação da mesma e o seu relaxamento é que farão o aumento da energia, claro é também muito importante um clima de sensualidade no ambiente.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/medicina-alternativa/artigos/49520/plantas-afrodisiacas-brasileiras

Você gostará também:

A terra ainda tem vidas e belezas desconhecidas?

Hortênsias em paisagismo: descubra seus segredos!

Aloe: no paisagismo e na saúde

Você conhece a Grumixama, Araticum, cambucá...?

Já ouviu falar em Sintropia? Sabe o que é ?

O desafio de entender e conhecer melhor as plantas


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Curso de Marketing Digital para Paisagismo
Mostre seus produtos para o público certo!
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!