Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

O incrível Jardim das Rochas: exemplo de reciclagem

Autor: Regina Motta - Data: 13/07/2011
RSS

A criatividade humana não tem limites! O Jardim de Pedra, ou Jardim da Rocha de Chandigarh, na Índia, é uma bela prova de que circunstâncias que poderiam ser desanimadoras podem resultar em realizações fantásticas.
Em 1958, Nek Chand era inspetor rodoviário do Departamento de Obras Públicas, e estava fazendo jangadas e barcos a vela para navegação no recém-criado lago Sukhna. Porém, as autoridades logo colocaram barcos disponíveis para aluguel no local, e seu talento foi proibido.


Então, ele resolveu dedicar-se à sua paixão por pedras. Durante quatro décadas e mais anos em segredo, Nek Chand dedicou-se à recolhê-las e armazená-las próximo a colina Shivalik e os rios Cho Sukhna, Rao Patiala e Ghaggar.
Na mesma época, o arquiteto suíço Le Corbusier foi convidado para projetar a cidade de Chandigarh, a primeira cidade planejada da Índia, e as pequenas aldeias em torno da área foram demolidas. Isso proporcionou a Nek Chand uma abundância de material que aumentou sua coleção de rochas.
Encontrando um desfiladeiro isolado, na floresta próxima à cidade, decidiu que ali construiria seu reino mágico, sempre em segredo, pois era uma atividade proibida.

Mais tarde, procurou o arquiteto responsável pela construção da cidade de Chandigarh que, impressionado com a obra de Nek Chand, ajudou-o a convencer as autoridades indianas a legalizarem sua obra. O Jardim ganhou o reconhecimento que merecia. Nek Chand recebeu autorização para ampliar seu projeto em mais 25 hectares, e o parque foi aberto ao público em 1976.

Nek trabalhou sob ameaça de prisão e demolição por 18 anos. A reciclagem era parte importante do projeto, e se tornou ainda mais depois que ele foi finalmente autorizado. Nek recolheu resíduos em hospitais, hotéis, restaurantes e continuou trabalhando no parque até poucos anos atrás.

Hoje, o Jardim da Rocha é o segundo ponto mais visitado da Índia, perdendo apenas para o Taj Mahal.
É um exemplo de reciclagem e reaproveitamento, em uma época em que estas palavras e atitudes ainda não eram comuns.



Você pode se interessar também por:
Casca de banana pode despoluir a água
Meio ambiente: 13 dicas sobre o lixo, um problema que é de todos
sustentabilidade: o caminho é a natureza ou a tecnologia? Projeto Venus
Criações sustentáveis: bike elétrica e celular ecológico




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!