Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Meio Ambiente: Borboletas usam plantas para se medicar e aos filhotes

Autor: Regina Motta - Data: 08/12/2010
RSS

A descoberta foi feita por um grupo de cientistas das universidades de Michigan e Emory, ambas nos Estados Unidos:


Fonte:http://www.ecologia.info/borboleta-monarca.htm

As borboletas monarca (Danaus plexippus erippus) que ocorrem no Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e leste do Brasil,usam a planta serralha, que possui diversas espécies, para se alimentar e, em virtude dos altos níveis de "cardenolidas" que estas plantas contêm, elas se livram dos predadores porque se tornam tóxicas, impregnadas de veneno que os afasta.



A serralha (Sonchus oleraceus) é uma planta da familia Asteraceae. Essa erva, encontrada em quase todo o mundo, é comestível e rica em vitaminas A, D e E; possui um sabor amargo e paladar que lembra oespinafre, e é usada em saladas e cozidos; também é utilizada com fins medicinais. Geralmente é encontrada próxima às cercas e muros nos quintais e nos terrenos baldios; alcança entre 30 a 80 cm. de altura.


Fonte da foto: http://br.olhares.com/borboletas_monarca_foto1389637.html


Mas, esta sabedoria das borboletas monarcas vai além: também utilizam plantas medicinais para tratar seus filhotes de doenças.
Segundo o estudo, comprovou-se que algumas espécies de serralha - a planta que serve de alimento para as larvas da borboleta - reduzem as infecções parasitárias nas monarcas. As borboletas fêmeas infectadas preferem depositar seus ovos em plantas que diminuirão o efeito da doença em seus filhotes, sugerindo que as monarcas desenvolveram a capacidade de medicar seus filhos.

Esta pesquisa foi publicada na Revista Ecology Letters que dá enfase à conclusão de que é o primeiro exemplo de medicação transgeracional, com o comportamento da mãe beneficiando seus filhos.
As pesquisas anteriores haviam sido focadas em saber se as borboletas escolhem a espécie mais tóxica de serralha para afastar os predadores.

Agora os pesquisadores se perguntaram se a escolha poderia estar relacionada com um parasita, o protozoário Ophryocystis elektroscirrha que infecta as monarcas.

Os parasitas invadem o intestino das lagartas e sobrevivem quando as lagartas tornam-se borboletas. E uma fêmea infectada transmite o parasita quando ela põe seus ovos. Se a borboleta adulta deixa o estágio de pupa com uma grave infecção parasitária, ela perde fluidos e morre. Mesmo que as borboletas sobrevivam, elas não voam tão bem e nem vivem tanto quanto as não infectadas.


Fonte da foto: http://fotos.sapo.pt/airessantos/fotos/?uid=zZo4lv8Ll8UqQAWDSLq1

Os experimentos mostraram que as borboletas infectadas escolhem um tipo especial, muito tóxico de serralha. As borboletas não-infectadas não fazem isso.
Igualmente interessante é o fato de que a planta só terá efeitos benéficos para os filhotes, não sendo capaz de destruir o protozoário na própria borboleta-mãe.

Você pode se interessar também por:

Plantas medicinais - a saúde que vem do jardim


Plantas também usam truques para garantir a reprodução

Plantas exóticas: Planta com cheiro de pipoca

Viagem à pre-história: Plantas estranhas ainda vivas

9 mil anos- A mais antiga árvore viva do mundo

Planta que recolhe dejetos e recicla

Gigantes da natureza: conheça as maiores árvores do mundo!

Gigantes da natureza:conheça as maiores flores do mundo


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

28/12/2010 21:14:03

Sábia Natureza !!!




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!