Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Marketing verde: modismo ou compromisso?

Autor: Regina Motta - Data: 24/04/2010
RSS

O Marketing verde ou Ecomarketing é, nos dias de hoje, uma tendência irreversível, uma exigência do mercado que não pode ser omitida ou esquecida. Para os especialistas, é a única saída para quem deseja crescer com responsabilidade e senso de respeito ao coletivo.



Foto: O marketing da vida

O que não evita que seja tratado como modismo, sem respeito e reflexão sobre os caminhos definitivos que o planeta necessita. O que seria moda, no marketing verde? Associar a empresa a uma ação de reflorestamento, mas mantendo a aquisição de lâmpadas que consomem mais energia, por exemplo, não é fazer marketing verde.

Afirmar responsabilidade ambiental na empresa e usar, por exemplo, copos descartáveis para os funcionários, papel sem certificação do fornecedor sobre sua atividade de reflorestamento, também é uma forma de tratar o assunto como modismo.
Para que uma organização se posicione estrategicamente, afirmando-se como empresas preocupadas com o meio ambiente, é preciso desenvolver uma cultura de comunicação capaz de integrar conteúdos de vários departamentos ligados ao meio ambiente e qualidade de vida.

Os que pensam que desenvolver ações de marketing verde é oferecer agendas ou brindes que respeitam o meio ambiente estão não só enganados, como na contramão da moderna estratégia de comunicação internacional focada na responsabilidade ambiental.

O Ecomarketing é uma ferramenta importante capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação ecologicamente correta junto à sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado.

Alguns projetos desenvolvidos pelo Programas socioambientais aos quais as empresas podem se associar:

O Instituto Brasileiro de Florestas acaba de desenvolver mais um projeto de incentivo ao reflorestamento, aliando a necessidade de setores empresariais em neutralizar suas emissões de carbono e a busca dos cidadãos por realizarem, na prática, o consumo sustentável.



Pagamento Verde

Projeto Carbono Social: Uma Solução para o Planeta
A busca incansável dos países desenvolvidos em encontrar Políticas efetivas para Reduzir as Emissões do Desmatamento e Degradação sempre esbarra na falta de projetos qualificados para atender a essa necessidade. Estados Unidos, Japão e a Europa como um todo destacam-se como compradores em potencial de créditos de carbono. Consciente dessa carência, o IBFLORESTAS idealizou o Projeto Carbono Social.

O objetivo deste projeto é viabilizar a comercialização de créditos de carbono voluntários, buscando tornar esse mercado mais acessível a quem quer comprar e vender, além de incentivar o reflorestamento de florestas nativas do Brasil.



Projeto Carbono Social

Buscando atender a demanda de empresas por projetos socioambientais, o IBFLORESTAS cria novas florestas em nome de empresas. O objetivo é reflorestar a Mata Atlântica, compensar a emissão de CO2 de empresas interessadas, além de expandir a consciência ambiental entre comunidades locais e ampliar sua participação cidadã.



Florestas Corporativas

Leia também:

E você, o que já está fazendo para colaborar com o planeta?

Sua pesquisa produz árvores

Pegadas ecológicas

Qual a sua opinião sobre o Água Boa?

Mata Atlântica - Reserva da Biosfera


Biomas Brasileiros e Paisagismo

Paisagismo e reflorestamento com plantas nativas: as mudas, onde estão?

Papel semente: mais plantas, menos lixo, mais vida






Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!