Girassol, Hellianthus annuus A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o Deus do Sol. Quando este a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber alimentando-se apenas das suas próprias lágrimas.
Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto virava-se para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face transformou-se numa flor, e continuou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.
wiki/File:Girassol_Rio_das_Ostras_Flora%C3%A7%C3%A3o_13.jpg
O girassol é uma planta espetacular, seja pela sua beleza gigante, seja pela sua capacidade de produzir numerosas sementes de elevado valor nutricional.
Como o próprio nome diz, as inflorescências do girassol realizam heliotropismo, isto é, seguem o sol. Por ser uma espécie que foi domesticada há milhares de anos, o homem acabou desenvolvendo um grande número de variedades, para duas principais finalidades:
Plantas não ramificadas, com grandes capítulos únicos e numerosas sementes para uso alimentício e na produção de óleo; e plantas muito ramificadas, com mais de um capítulo floral para utilização ornamental.
wiki/File:Girassol_de_jardim.jpg
A maioria dos girassóis são altos, podendo alcançar 4 metros em cultivo, com caule herbáceo e piloso. Suas folhas são ovais a cordiformes, muito pilosas também o que lhe confere uma coloração acinzentada.
As inflorescências do tipo capítulo são muito grandes podendo atingir 30 cm de diâmetro. Nelas se reúnem dois tipos de flores, as periféricas liguladas e as centrais, férteis e hermafroditas.
No entanto os girassóis apenas realizam a autofecundação raramente, exigindo a polinização manual ou por insetos, com pólen de outros indivíduos. Os frutos formados são do tipo aquênio.
wiki/File:GirassolSantaTeresa.jpg
Os girassóis são muito úteis na paisagismo, as variedades gigantes e ramificadas podem ser plantadas em renques junto a cercas e muros, para escondê-los temporariamente.
Deve-se ter cuidado ao utilizar os gigantes pois em espaços pequenos podem se tornar desproporcionais "reduzindo" as construções. As variedades anãs são adequadas para formação de maciços, bordaduras e canteiros e são muito comercializadas em vasos e jardineiras também. Podem ser de flores simples e dobradas e de cores diversas, mas principalmente amarelas, vermelhas, alaranjadas e marrons.
São especialmente indicadas para as crianças cultivarem, devido ao rápido desenvolvimento e ciclo de vida, tornando-se muito educativas.
Não podemos esquecer de ressaltar a importância do girassol na alimentação de pessoas e animais, devido as suas sementes e forragem de elevado valor protéico e calórico, além de serem ricos em vitamina E. Atualmente também pode-se produzir biodiesel a partir do seu óleo, tornando-se uma excelente fonte de energia renovável.
Jango Verde: Implantação e manutenção de Jardim . Angola
Contato: jangoverde.angola@gmail.com
Você gostará também:
Adenium obesum, Rosa do Deserto em bonsai Plantas Ornamentais: Bellis perennis Hortas Mandalas, você conhece? Plantas ornamentais: A beleza do cacto Rabo de macaco Plantas ornamentais: Íris, a mensageira dos Deuses Plantas Ornamentais: Erros e acertos no cultivo de Bromélias Plantas ornamentais: Begônias Plantas: dicas para comprar e vender pela internet
|