Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Jardim Botânico de Salvador, pouco conhecido e ameaçado

Autor: Regina Motta - Data: 28/11/2016
RSS


Notícia divulgada pelo jornal Tribuna da Bahia relata que as árvores como Sucupiras, Oitis, Andirobas, Sumaúmas, Visgueiros centenários e mesmo espécimes ameaçadas de extinção como o Jacarandá e o Pau Brasil estão em situação delicada no Jardim Botânico de Salvador, já que os convênios para pesquisas científicas com a UFBA e a Uneb, já há alguns anos, deixaram de ser renovados.


Jardim Botânico Salvador BA

Também há relato de falta de funcionários e vigilantes faz com que o Jardim Botânico, que foi inaugurado em 2004, se encontre em situação de vulnerabilidade apesar de sua riqueza vegetal quanto à biodiversidade, a área dispõe da maior quantidade de espécies vegetais remanescentes da Mata Atlântica na Bahia, com 1.200 espécies catalogadas.


Jardim Botânico Salvador BA

Há relatos também de que duas nascentes que brotam na área e alimentavam o Rio Pituaçu foram represadas durante a construção da Avenida Gal Costa e acabaram convertidas em charcos.

O herbário - ou museu de plantas - existente no local é mantido pelo IBGE. Dispõe de 60 mil plantas desidratadas. O espaço étnico-botânico identifica e preserva 45 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, utilizadas para chás, banhos medicinais e nos rituais das religiões de matriz africana. Há, ainda, um pequeno orquidário.


Jardim Botânico Salvador BA

Verdadeira ilha de remanescentes da Mata Atlântica, o equipamento foi contemplado há alguns anos com a descoberta de uma espécie de pinha no local que veio a ser identificada por um biólogo austríaco, especialista em botânica, que a denominou cientificamente de Annona soteropolitana.


Jardim Botânico Salvador BA

Com até 35 metros de altura e três metros de diâmetro, o oiti da Bahia é uma árvore de porte exuberante, com uma copa densa e frutos de valor nutritivo.


Jardim Botânico Salvador BA

Área de preservação, manutenção e contato com a natureza, o Jardim Botânico dispõe de três trilhas, com cerca de um quilômetro cada, embora apenas duas - as do Pau Brasil e dos Oitis - sejam disponibilizadas para o conhecimento dos estudantes e outros visitantes. A terceira, do Carrapateiro é mais destinada a pesquisadores.


Jardim Botânico Salvador BA

O Jardim Botânico baiano abriga fauna com espécies como cobras, ouriço-cacheiro, iguanas, micos, teiús, raposas, corujas e inúmeras outras aves. As sementes de angirobas - uma espécie amazônica - recolhidas sobre o solo, conforme os técnicos são bastante utilizadas na fabricação de repelentes de insetos e para diversos tipos de cosméticos.

É de lamentar que toda essa riqueza não pode ser visitada aos finais de semana, o site na Internet está desativado. O portão de acesso é mantido fechado.



Jardim Botânico Salvador BA

O Jardim Botânico de Salvador, capital do estado da Bahia. Foi criado em 22 de março de 2002, conforme decreto nº 13.546, referendado pela lei 6.291 de 2003, ocupando 17 hectares de domínio público

Fontes:Tribuna da Bahia
conradopaisagismo

Você gostará também:

Aloe: no paisagismo e na saúde

Plantas que atraem beija-flores para seu jardim !

Árvore Sagrada do Sertão: Árvore que dá de beber

Principais espécies de Bromélias - Final

Plantas ornamentais: Medinila, a Magnífica

O valor de um jardim


Compartilhar:




53ms


Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!