Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Hortas Mandalas, você conhece?

Autor: Regina Motta - Data: 22/12/2014
RSS

O uso de plantas medicinais é, essencialmente, uma prática utilizada em comunidades tradicionais, como prática de cura de doenças e no complemento nutricional de alimentos.

Aliando princípios agroecológicos, trabalho coletivo em mutirões e conhecimentos milenares das formas circulares estão as Hortas Mandala. Sabendo que "Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia".



Esta proposta surge como alternativa às formas convencionais de produção de alimentos que são os canteiros quadrados e lineares, o trabalho individual e competitivo, bem como a utilização de adubos sintéticos e venenos para combater pragas e doenças. Desta forma, através de mutirões comunitários construímos canteiros circulares, utilizamos adubação orgânica de compostagem ou esterco das propriedades, cobertura morta com palhada e plantio consorciado entre espécies companheiras.



Além de produzir alimentos saudáveis, sem aditivos químicos, as Hortas Mandala são esteticamente bonitas, contribuem para o controle biológico entre diferentes espécies e produzem plantas medicinais e ornamentais conjuntamente com os outros alimOentos.



O trabalho coletivo em mutirão na construção da horta é importantíssimo, não só por acompanhar os princípios que regem a forma Mandala "...a forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias.

Se observarmos o cotidiano a nossa volta, perceberemos estruturas mandálicas onde nunca pensaríamos haver, como no gostoso pãozinho ou no macarrão que comemos: começam com a massa que depois de amassada vira uma bola - mandala tridimensional - para crescer.



O prato onde comemos tem a forma circular, e quando nos servimos formamos uma mandala colorida, que irá nos alimentar e nos nutrir, dando energia e vitalidade ao nosso corpo. A própria Terra foi formada por uma explosão de forma mandálica trabalho coletivo em mutirão na construção da horta é importantíssimo, não só por acompanhar os princípios que regem a forma Mandala "...a forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias.



Fonte: http://www.cepagro.org.br/tecnologias-agroecologicas/hortas-mandala/

Você gostará também de:

Os astros influenciam as plantas?

Aprendendo com a natureza: Permacultura

Marketing verde: modismo ou compromisso

Viagem à pre-história: Plantas estranhas ainda vivas

Novidade! Uso de plantas ornamentais em saneamento

Biopirataria - Levam nossas plantas nativas, nossos animais, e não fazemos nada!

Minhocasa - aproveite o lixo doméstico para suas plantas de jardins e paisagismo

Plantas medicinais - alfazema

Plantas medicinais - a saúde que vem do jardim

As plantas também dormem


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!