Existem crisântemos de várias cores, são usados largamente em projetos de paisagismo e em jardins, mas os cuidados são relativamente os mesmos:
Luz Manter a planta em local com luz indireta.
Água Colocar água a cada dois ou três dias, mantendo a terra sempre úmida, porém sem encharcar a planta. Evitar deixar água no pratinho. Não molhar flores e folhas.
Adubo Como existem vários destes produtos adube conforme instruções da embalagem do adubo que irá comprar.
Temperatura É ideal manter a temperatura entre 17 e 28ºC.
Outro cuidado importante para manter os Crisântemos bonitos é retirar folhas e flores murchas e secas.
Observação: O Crisântemo, em geral comercializado em vasos, após o período de floração deve ser replantado para o jardim para que continue vivo. Antes de replantá-lo, corte as flores restantes logo abaixo do botão, deixando apenas folhas no vaso, para que sua adaptação á terra seja bem feita.
Veja um tipo desta flor, com a ficha que você encontra no http://www.paisagismodigital.com.br:
Dendranthema grandiflorum Brietner Crisântemo-rosa. Código: DEGR23. Tipo: Planta (Tipo: Herbácea Herbácea). Sinonímias: Anthemis grandiflora Ramat., Chrysanthemum morifolium Ramat, Chrysanthemum sinense Sabine. Família: Compositae (ou Asteraceae). Altura: 1 m. Diâmetro: 0,7 m. Ambiente: Pleno Sol, Meia-sombra. Solo: Fértil. Clima: Subtropical, Tropical. Origem: Ásia. Época de Floração: Outono. Propagação: Estaquia. Mes(es) da Propagação: Primavera, Verao, Outono, Inverno, Ano Todo. Persistência das folhas: Permanente. Obs: É o grupo de plantas para flores de corte mais comercializado no país.
De acordo com a nossa tradição, o crisântemo já existia na China 500 AC. Ainda hoje ele é o símbolo do Japão e o trono do imperador japonês é chamado de O Trono do Crisântemo.
Na sabedoria dos antigos iniciados, o crisântemo sempre foi um símbolo da luta pela justiça no sentido mais nobre do termo.
O imperador que se senta no trono verdadeiro do crisântemo deve ser o tipo de pessoa ideal com o mais equilibrado senso de justiça.
Assim, os nativos deste signo, segundo a sabedoria dos lendários atlantes, nascidos entre 24 de setembro a 18 de outubro, dedicam-se totalmente ao equilíbrio, à justiça e à administração de bens materiais terrenos no sentido justo do termo. Lutam por uma compensação harmoniosa de tudo. Prestam-se muito bem para juízes, administradores financeiros e conselheiros de alma.
Lema para o amor
Este nativo é sempre muito querido - desde que não substitua a harmonia pela qual tanto anseia por um conforto auto-indulgente. Seu senso de justiça lhe permite dirigir um relacionamento, msmo nas épocas mais difíceis, com clareza e determinação.
Lema para o sucesso
Use o bom senso pra trabalhos em equipe e para a luta saudável pelo bem estar na vida, a fim de convencer também os outros sobre a conveniência de entrar em acordo - para o bem de todos!
Leia também:
Falando de flores: Rosa
Falando de flores: Papoula
Falando de flores: Lírio
Falando de flores: Orquídea
Falando de flores: Violeta
Seres humanos são flores - Final
Seres humanos são flores - Parte 2
Lições da Atlântida : Seres humanos são flores
|