Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Formigas no jardim: Plantas Companheiras ou Repelentes

Autor: Regina Motta - Data: 17/05/2014
RSS

Formigas no jardim: Plantas Companheiras ou Repelentes

Recebemos um pedido de nosso leitor Benedito Pinheiro perguntando sobre plantas de jardim que não são atacadas por formigas. Pesquisamos sobre o assunto e só podemos lhe dizer que elas não escolhem espécies para atacar.



Existem algumas Criaturas benéficas para o jardim e as plantas nem sempre todos os "bichinhos" que estão no jardim são prejudiciais, assim como as formigas nem sempre são inimigas do jardim. Veja como elas são responsáveis pela aeração do solo.
Uma insuspeita função da saúva também foi dada graças às observações do famoso agrônomo brasileiro José Antônio Lutzenberger (1926-2002): a de participante da seleção natural das plantas mais vigorosas. Lutzenberger notou que as saúvas não atacam as folhas de plantas bem formadas e de boa constituição; pelo contrário, elas concentram-se em espécies ou muito jovens e ainda em formação ou em plantas adultas com problemas de saúde, além de restos de hortaliças e plantas em decomposição. Expandindo esta observação, conclui-se que a trilha das saúvas pode mostrar falhas pontuais em plantas com má formação ou com potencial para melhora de manejo do solo.
As saúvas não se alimentam das folhas coletadas; elas as utilizam para que fungos se desenvolvam para servir de alimento.
A título de comparação, é como se as saúvas fizessem um "curral" de fungos para posterior abate e consumo. É graças ao consumo destes fungos, entre outros fatores, que o solo mantém-se sempre nutrido e arejado. Caso haja uma infestação de saúvas em seu quintal,: descubra a trilha delas, veja quais espécies elas estão atacando e use esta descoberta para melhorar as condições do seu jardim.
Note que, no entorno da trilha que as saúvas fazem, geralmente em um gramado, não há ramos, flores, plantas e até mesmo a própria grama em volta que estejam sendo atacados por elas.


Calêndula

Mas existem plantas que podem repelir as formigas e outros insetos de uma plantação. São as chamadas plantas companheiras ou repelentes

No caso das formigas, podemos indicar o Gergelim, que é cortado e levado pelas saúvas, intoxicando o fungo que elas se alimentam.


Gergelim

Também Tagetes ou cravo-de-defunto (Tagetes sp.), hortelã (Mentha), calêndula (Calendula officinalis), arruda (Ruta graveolens), Cidreira, girassol (Helianthus annuus).



Tagetes Hortelã Calêndula Arruda Girassol

A instalação de linhas de plantas companheiras pode ser benéfico em pequenas áreas para a repelência de pragas nocivas. Entre outras, são conhecidos os efeitos repelentes das seguintes plantas, bastante comuns:

Alecrim (Rosmarinus officinalis)repele borboleta da couve e moscas da cenoura.

Hortelã repele formigas, ratos e borboleta da couve.

Mastruço repele afídeos e outros insetos.


Tomilho repele borboleta da couve.


Sálvia (Salvia splendens) repele mariposa do repolho.


Urtiga repele percevejo do tomate

O plantio da Trefosia candida, por conter o princípio ativo da rotenona, vem sendo recomendado para a formação de barreira vegetal contra pragas, servindo também como quebra-ventos.

Soluções caseiras para o controle de formigas e pragas de jardim:

Existem várias soluções caseiras para o controle de formigas e outras pragas:

Quando a área é pequena e os ataques estão no início, existe a possibilidade de eliminar as formigas das plantas sem o uso de produtos químicos. Antes de colocar em prática uma técnica caseira para exterminar as colônias, é necessário encontrar o formigueiro. Para fazer isso, basta seguir o caminho das formigas que estão atacando as plantas.
Confira as principais soluções caseiras para combater as formigas:

Um bom método natural para espantar as formigas e espalhar sementes de gergelim em torno dos canteiros. Além disso, o gergelim colocado sobre o formigueiro, intoxica o tal fungo e ajuda a eliminar o "ninho" das formigas;

. Coloque talco de bebê ao redor das plantas. Este produto vai manter as formigas bem longe.
. Coloque farinha de milho ao redor das plantas. As formigas vão comer o alimento e depois morrer, já que não são capazes de digeri-lo.
. Prepare uma solução de água com vinagre. Em seguida coloque em um borrifador e aplique nas plantas.
. Uma solução que pode ser interessante para o jardim residencial é o cultivo de plantas que repelem insetos, como manjericão, orégano, salsinha e estragão.
. Em um recipiente, misture 10 g de sabão de coco em pó, 5 cm de fumo de corda picado e 1 litro de água. Deixe o conteúdo repousar por um dia e, em seguida, coe. A solução deverá ser pulverizada nas plantas para afastar as formigas definitivamente. A mesma receita caseira também é eficaz no combate de pulgões e lagartas.
. As formigas devoradoras de plantas podem ser combatidas com a mistura de pó de café, sal, talco ou casca de pepino.
. Outra saída natural contra as formigas é borrifar uma mistura de água com cravo-da-índia no jardim. Os insetos odeiam o cheiro deste tempero.
. Prepare uma mistura de borra de café com água. Regue as plantas uma vez por semana usando a solução.
Mais uma opção é misturar partes iguais de água e vinagre (de qualquer tipo) e colocá-las em uma garrafa com esborrifador. Aplique esta mistura nos vasos e nas plantas para manter as formigas bem longe delas.

Fonte das receitas caseira: http://www.plantasonya.com.br/

Você gostará também:

Plantas misteriosas: carnivoras e invasora
Conhece a palmeira que anda?
Você sabe como surgiram as plantas?
Você conhece a planta de mil flores?
Jardinagem e cultivo de plantas em viagens espaciais
Paisagismo e reflorestamento: Árvores Brasileiras, uma história de sucesso!
Paisagismo: Florestas verticais em plena cidade, é possível?
Plantas do Brasil: Aroeira da praia, riqueza que ganha o mundo!
Uso do Nim na produção de mudas
Substratos: essenciais para o cultivo de plantas
Os astros inflenciam as plantas?
Frutas nativas do Brasil e Paisagismo



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!