Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Flores extraordinárias - Parte 1

Autor: Regina Motta - Data: 25/01/2016
RSS

Capitular AAs flores nada mais são do que o órgão sexual das plantas. São tão deslumbrantes e cheias de artifícios para atrair polinizadores que as retiramos da natureza para conquistar outros seres humanos. Falar sobre o poder de sedução das flores não é mera licença poética: elas foram feitas para isso.

Passiflora edulis

Passiflora edulis



De aspecto exótico, a flor da Passiflora edulis parece rara - mas não é. A espécie cresce em videiras e se tornou bastante comum, até mesmo no Brasil, graças ao sabor de seu fruto: o maracujá.

Ophrys insectifera

Ophrys insectifera



Algumas de forma bastante engenhosa. É o caso da orquídea Ophrys insectifera, cujo cheiro e formato induzem moscas a tentar copular com a sua flor. O resultado é um macho nada satisfeito e recoberto de pólen. Outras espécies são menos sutis. A vitória-régia, por exemplo, e a Caleana major literalmente aprisionam os seus insetos polinizadores.

Rafflesia arnoldii

Rafflesia arnoldii



A maior flor individual do mundo tem quase um metro de diâmetro e pode pesar 10 kg. Apesar de bela, o forte odor da Rafflesia arnoldii é popularmente comparado ao de cadáveres. A espécie parasita plantas do gênero Tetrastigma e é nativa de Bornéu e Sumatra

Amorphophallus titanum


Amorphophallus titanum



Não se trata apenas de uma flor e, sim, de uma estrutura de até 70 kg com múltiplas e pequenas flores conectadas a um mesmo eixo. Endêmica de Sumatra, a Amorphophallus titanum chega a 3 m de comprimento e é a inflorescência mais alta do mund

Huernia zebrina

Huernia zebrina



Os cactos do gênero Huernia são notáveis por suas magníficas flores pontiagudas - verdadeiras obras de arte na natureza. Entre elas está a Huernia zebrina, cujas dramáticas flores listradas são ofuscadas por este suculento disco de cor achocolatada, ao centro. Na língua espanhola e inglesa, a espécie foi popularmente apelidada de flor donut.

Brugmansia

Brugmansia



Seu formato delicado lhe rendeu o nome de trombeta-dos-anjos, todavia a sua beleza esconde o perigo. As flores do gênero Brugmansia e Datura são alucinógenas, muito parecidas entre si. E a depender da quantidade ingerida, podem induzir ao coma e até à morte.

Stapelia flavopurpurea

Stapelia flavopurpurea



Parece uma estrela-do-mar, mas é uma flor. A Stapelia flavopurpurea cresce na Namíbia e, ao contrário da maioria das apocináceas em seu gênero (famosas pelo odor desagradável que atrai moscas polinizadoras), a sua essência lembra mel.

Tacca chantrieri

Tacca chantrieri



A cor negra é raríssima entre as flores. A exótica Tacca chantrieri cresce em solo asiático e ficou conhecida como flor morcego. Por algum tempo, pensou-se que seu aspecto sombrio atraía moscas polinizadoras, à procura de matéria orgânica em decomposição. Mas não é o caso: a espécie se vira muito bem sozinha (autofecundação).

Hydnora africana

Hydnora africana



Não parecem flores, mas são! O restante da Hydnora africana está debaixo da terra. Ali, a espécie parasita as raízes de plantas do gênero Euphorbia. Nativa do sul da África, esta flor é polinizada por besouros rola-bosta - um indicativo do seu odor nada agradável.

Aguarde a próxima matéria com mais algumas plantas incríveis!

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/as-20-flores-mais-extraordinarias-do-mundo#20

Você gostará também:

Plantas matemáticas:Os fractais na natureza

Plantas Ornamentais: A beleza do cacto rabo de macaco

Plantas ornamentais: Íris, a mensageira dos deuses

A exótica Orquídea sapatinho

A fantástica floresta de Yakushima - Patrimonio da Humanidade

Tulipa, a flor perfeita, uma fonte de riqueza



Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Curso de Marketing Digital para Paisagismo
Mostre seus produtos para o público certo!
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!