Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Curso à distância de Paisagismo - EAD

Autor: Marcia Maria Marques - Data: 25/05/2010
RSS

Curso EAD - O paisagismo: começando a conversa.



A internet transformou de modo radical e definitivo a comunicação entre as empresas, escolas e seus públicos. Pessoas conectadas à web tem acesso as mais variadas impressões sobre marcas, cursos, produtos ou serviços.

A sigla EAD - Educação/Ensino a Distância – é o modo de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, onde há uma separação entre professor e aluno, onde o professor torna-se intermediário dos saberes coletivos em vez de fornecedor direto de conhecimentos. Podendo professor e alunos estar interligados, conectados por tecnologias como a internet, correio, rádio, televisão, vídeo, CD-Rom, telefone, fax e tecnologias semelhantes.
Buscando cumprir seu principal objetivo, que é o de aumentar o acesso ao conhecimento diminuindo barreiras geográficas, flexibilizando o local e o horário das aulas e utilizando diferentes estratégias pedagógicas, atendendo a diferentes perfis e necessidade de desenvolvimento de competências, o EAD apresenta as seguintes vantagens: atinge maior audiência; atende estudantes que não podem assistir às aulas na escola; os estudantes podem ser instruídos por professores das melhores instituições de ensino; os custos iniciais, em muitos casos, competem vantajosamente com a educação tradicional; acesso facilitado à educação; favorece ao aluno a possibilidade de escolher rotas de aprendizagem; e compartilhamento de recursos.

Nos últimos três anos, o número de alunos de cursos a distância no Brasil cresceu 213%, enquanto as instituições que ministram esse tipo de ensino aumentaram 54,8%. Os dados são do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância.

O objetivo do curso Paisagismo: Começando a Conversa, feito em parceria com o Fórum da Construção e o SitesEscola, é o de conduzir o aluno passo a passo na construção do caminho projetual, destacando as prioridades de árvores, arbustos e forrações como elementos para a composição do espaço – questão fundamental da arquitetura – quando o layout paisagístico é concebido de maneira integrada com os elementos construídos do entorno, podem criar visuais que valorizam pontos focais e perspectivas. Lugares nos quais a expressão artística e a qualidade estética impressas no projeto construam sua identidade trazendo relações positivas entre usuário e lugar.

A crescente preocupação com os impactos de urbanização sobre o meio ambiente tem freqüentemente levado à percepção equivocada de que cidade e natureza situam-se em campos antagônicos. O paisagismo, além de melhorar a qualidade de vida podendo diminuir a poluição aérea e sonora, prevenindo erosões ainda valoriza o empreendimento em até 15% do valor de mercado.

O paisagismo pode tornar as cidades mais humanas ao utilizar elementos do meio natural (cores, texturas, aromas e sons) combinados para harmonizar as relações de proporção e escala entre edificações e pedestres, construindo lugares que convidam à permanência.

Para a implantação e manutenção adequada das áreas verdes, são necessários alguns cuidados como estilo de jardins, estudo de cores e texturas, reposição de nutrientes, poda e controle fitossanitário (pragas e doenças).
Para atingir os objetivos pretendidos o curso conta com as seguintes aulas:
1. Introdução
2. Solo
3. Pragas e doenças
4. Elementos e sua ação específica
5. Identificando as principais espécies: Forração e Arbusto
6. Identificando as Principais Espécies: Trepadeira, Palmeiras e Árvores
7. Identificando as Principais Espécies:Gramados e Canteiros Floridos
8. Identificando as principais espécies: Vasos, Jardineiras e Plantas Tóxicas
9. Identificando as principais espécies: Frutíferas, Temperos e Ervas Medicinais
10. Estilos de Jardins
11. Podas
12. Bibliografias

Estrutura do Curso:

O curso é organizado em aulas.
O aluno pode imprimir as aulas e estudá-las quando achar mais conveniente, interagir sempre que sentir necessidade com as coordenadoras.

Todo material didático necessário para os estudos está disponível on-line no próprio curso.

Em algumas aulas existem materiais complementares disponíveis para os estudos, como links para textos, vídeos e sugestão de livros.
O curso fornece certificado com carga horária de 40 horas e são expedidos mediante aprovação do aluno ao término do curso e são enviados, via correio.

http://sitescola.com/det_curso.asp?codigo=399

Autor: Márcia Marques
Par maiores informações: design_paisagismo@hotmail.com ou marcia.marques@forumdaconstrucao.com.br

Leia também:
qualificação profissional em jardinagem

10 dicas para ganhar dinheiro com o paisagismodigital

Origem do Paisagismo


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

26/05/2010

Eu achei fantástica essa iniciativa.
Parabéns Marcia, Construção e claro, Paisagismo Digital.
Ida Terron
arquiteta e urbanista
paisagista
Nas
Quatro Estações

Formas, Texturas, Cores, Aromas e Sabores no seu jardim.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!