Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Cuidados com o jardim na primavera

Autor: Regina Motta - Data: 23/09/2012
RSS

Com a chegada da Primavera, os dias se tornam mais longos, as plantas receberão mais luz, o clima se torna mais agradável e as plantas começam a florir em virtude desta variação climática. O aumento da floração atrai mais pássaros, borboletas e abelhas que são grandes polinizadores.
Em nosso país, de dimensões continentais, as condições climáticas não são as mesmas nas várias regiões. No Nordeste o inverno marca a estação chuvosa, enquanto no Sudeste e Sul e Centro-oeste ocorre a época da seca. A Primavera traz para o Centro e Sul o aumento da umidade e calor que estimula o crescimento das plantas.
É, então, o momento de revitalizar jardim, aproveitando as forças benéficas da natureza. Em primeiro lugar, é preciso fazer a limpeza, retirar folhas mortas, galhos, flores velhas para que a planta receba bem os raios solares. Para as cercas-vivas, trepadeiras, bordas, quiosques, caramanchão deve ser feita a poda de condução, usando tesouras ou serrotes bem afiados e tendo o cuidado de fazer cortes em diagonal.

0]

O solo ressecado pelo inverno deve receber especial atenção. Deve ser revolvido e receber adubos, o mesmo se aconselha para os vasos. O adubo orgânico e o químico devem ser usados, pois as plantas retomarão o crescimento e precisarão de nutrientes. O adubo orgânico deve ser usado uma vez por ano e o químico de 3 a 4 vezes. A escolha do tipo de adubo e a quantidade dependerá das espécies plantadas.
Via de regra para flores pode ser usada a fórmula NPK 4-14-18, para folhagens NPK 10-10-10 . A quantidade aplicada varia de acordo com o porte da planta. Não se esquecer de regar, já que os nutrientes serão incorporados ao solo, absorvidos e usados pelos tecidos vegetais.
Outro cuidado importante é retirar as ervas daninhas.



Pode ser feita também a renovação dos canteiros, das espécies anuais, que já cumpriram seu ciclo de vida. Elas devem ser semeadas no outono para serem replantadas na primavera.
Algumas espécies anuais= Dálias, Maravilha, Gladiolo, Gerânio,Malva, Petunia

Nessa época também pode ser feita a propagação de plantas por touceira ou estaquia. No caso de estaquia, deve-se deixar a estaca retirada, cortada em diagonal, de molho em água por 24 horas antes de plantá-la.

Algumas plantas que se reproduzem por estaquia=
Abutilon(Abutilon darwinii)Abelia(Abelia x grandifolia)Rabo de galo(Acalypha hispida)

Barleria (Barleria repens)Coleus (Solenostemon scutellarioides Princess Gigunda)Crossandra(Crossandra infundibuliformis)Camarão(Justicia brandegeana)

Para o caso de trepadeiras e em arbustos que não aceitam a estaquia, outro método de reprodução é a mergulhia. Leve um ramo até o solo e espere que ele se enraíze para cortar e replantar.
Os inimigos do jardim, as pragas e doenças também podem aparecer. Em geral eles aparecem em virtude de adubos e regas em excesso, além de podas mal feitas que deixam as plantas mais expostas. Lagartas, formigas, lesmas e pulgões também se reproduzem nesta estação e devem ser combatidos com produtos naturais a venda em casas de jardinagem, ou defensivos domésticos como calda bordalesa. Sobre este assunto veja Formigas, nem sempre inimigas do jardim
Os gramados também merecem uma atenção especial. Se já estiverem plantados é hora de podar e nutri-los com adubos ricos em nitrogênio, como sulfato de amônia e a uréia. O cuidado com a aplicação deve ser grande, importante diluir o adubo em água e aguar bastante após a aplicação. Esta é também uma época ideal para o plantio de gramados.

Você vai gostar também de=
Flores da Primavera= a estação mais florida do ano
Cuidando do jardim= a terra
Como as plantas atraem os animais
As plantas também dormem
Plantas que atraem beija-flores para seu jardim
Solos e flores= aprenda e escolha as plantas certas
Jardim= como plantar com sucesso
[Relação entre as plantas e a fauna
Jardim - quem ama, cuida


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

26/09/2012 09:37:47

Antonio Francisco, agradeço a sua apreciação. Ela é muito importante para nós!

25/09/2012 20:37:31

Muito bom artigo nos dá uma programação do que fazer,




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!