Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Contemplação

Autor: Eduardo Batista de Oliveira - Data: 12/08/2013
RSS

Contemplação

Admiração é um sentimento que não pode faltar ao paisagista. Mas não deve ser apenas um sentimento provocado pelo exterior. O paisagista deve procurar exercitar a admiração. Buscar com os olhos o belo. Viajar para ver paisagens diferentes. "Viajar" admirando jardins.
Fim de semana passado, estive no Rio e, como de costume, porquanto meus pais e meus irmãos moram lá, acordei cedo para dar uma volta em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, de bicicleta. São 7.200 metros o percurso todo. 7.200 pontos de vista a serem admirados. Uma maravilha!
Um amigo me disse certa vez uma frase muito interessante: o Rio não é uma cidade maravilhosa, mas um lugar maravilhoso onde construíram uma cidade. De fato, o que lá mais nos chama a atenção é a beleza natural. Contudo, reparo também, com gosto, o quanto aquele povo cuida do verde. Ruas bem arborizadas, jardins bem cuidados. É difícil vermos lá um prédio que não tenha um vaso com planta na sua entrada, ainda que seja em Copacabana, tomada pelo concreto. A propósito, é na Avenida Atlântica que podemos admirar o grande mosaico idealizado pelo nosso estimadíssimo Roberto Burle Marx.
Já que o texto fluiu para a Princesinha do Mar, preciso dizer que outra coisa tem me chamado a atenção em Copacabana: as árvores estão com os troncos revestidos de orquídeas. É que os moradores, ao ganharem orquídeas, depois que elas perdem as flores, amarram-nas nos troncos das árvores que estão defronte de seus prédios. Vi um verdadeiro buquê na Rua Santa Clara.
Quem gosta de tranquilidade, também não pode deixar de aproveitar um tempinho (para a admiração) na praça do Bairro Peixoto. Esse bairro é um enclave no meio de Copacabana. Uma "visita" ao interior no meio do burburinho. Prédios baixos, vida pacata, nem parece que estamos no meio de um bairro superpopuloso.
É isso. Paisagista é, antes de tudo, um admirador, um contemplador de belezas.


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!