Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Evolução: sabe como eram as Frutas e Legumes?

Autor: Fernando Pereira - Data: 20/05/2016
RSS


Da próxima vez que você comer uma fatia de melancia ou uma espiga de milho, pense nisso: essas frutas e os vegetais que nos são familiares nem sempre tiveram esse aspecto.

Os alimentos geneticamente modificados ou transgênicos, costumam causar uma certa apreensão hoje em dia nos desavisados, mal sabem eles que os seres humanos sempre aprimoraram a genética dos nossos produtos atuais favoritos por milênios.

Enquanto os OGM,s (Organismos Geneticamente Modificados) envolvem a manipulação genética de outros organismos (como bactérias) para dar as plantas as características desejadas - como resistência a pragas.

A criação seletiva é um processo mais lento em que os agricultores selecionam e cultivam plantas com essas características ao longo do tempo.

Aqui estão alguns dos alimentos que eram totalmente diferentes antes dos seres humanos começarem a cultivá-los como alimento.

Melancia Selvagem:



Esta pintura do século 17, feita por Giovanni Stanchi descreve uma melancia que se parece notavelmente com o melão moderno, como Vox ressalta. Uma seção transversal da uma pintura, que foi feita entre 1645 e 1672, parece ter formas incorporados em seis pedaços triangulares em forma de fatia.

Ao longo do tempo, os seres humanos criaram melancias com um interior carnudo e vermelho - que é, na verdade, a placenta - como o visto acima. Algumas pessoas pensam que a melancia retratada na pintura de Stanchi pode apenas ser uma fruta imatura ou sem água, mas as sementes pretas na pintura sugerem que ele era, de fato, madura.

Banana selvagem:



As primeiras bananas podem ter sido cultivadas há pelo menos 7.000 anos - e, provavelmente, há menos de 10 mil anos atrás - no que hoje seria a Papua Nova Guiné. Elas também foram cultivadas no Sudeste Asiático. Bananas modernas vieram de duas variedades selvagens, a Musa acuminata e a Musa balbisiana, que tiveram grandes sementes duras, como os que nesta foto.


O resultado do híbrido produziu a deliciosa banana moderna, com a sua forma acessível e cobertura destacável. Comparado ao seu antecessor, o fruto apresenta óvulos, o que faz com que alguns ahem que são pequenas sementes. Ela tem um gosto melhor, e é cheia de nutrientes.

Ao longo da sua história, as berinjelas aparecem em uma ampla variedade de formas e cores, como o branco, azul, roxo e amarelo - como os mostrados aqui. Algumas das primeiras berinjelas foram cultivadas na China. Versões primitivas costumavam ter espinhos sobre o lugar onde o caule da planta conecta as flores.

Mas a reprodução seletiva obteve êxito ao livrar os espinhos e nos deu o atual vegetal roxo, bem maior e que você encontra na maioria dos supermercados.

Cenoura selvagem:



As primeiras cenouras conhecidas foram cultivadas no século 10, na Pérsia e Ásia Menor. Estas foram pensadas para serem originalmente roxas ou brancas com uma raiz fina, bifurcada - como os mostrados aqui - mas elas perderam o pigmento roxo e tornou-se de cor alaranjada.

Após serem domesticadas, essas raízes brancas e finas, que possuíam um sabor forte e uma flor bienal, se transformaram em saborosas raízes grandes, de cor laranja que são normalmente colhidas anualmente no inverno.

Milho selvagem:



Talvez o exemplo mais emblemático de reprodução seletiva é o milho doce da América do Norte, que foi produzido a partir de plantas teosinto não comestíveis. O milho Natural, mostrado aqui, foi domesticado pela primeira vez em 7000 aC e foi seco como uma batata crua, de acordo com este infográfico feito pelo professor de química James Kennedy.

Hoje, o milho é 1.000 vezes maior do que era 9.000 anos atrás, e muito mais fácil de descascar e crescer. Além disso, 6,6% é feito de açúcar, em comparação com apenas 1,9% dos milhos naturais, de acordo com Kennedy. Cerca de metade dessas mudanças ocorreram desde o século 15, quando os colonos europeus começaram a cultivar a cultura.

Pêssegos costumavam ser pequenos frutos, parecidos com uma pequena cereja de pouca carne. Eles foram domesticados pela primeira vez em torno de 4000 a.C na China e tinha sabor terroso e ligeiramente salgado , como uma lentilha, de acordo com Kennedy.

Mas, depois de milhares de anos de os agricultores produzirem seletivamente, os pêssegos são agora 64 vezes maiores, 27% mais suculento, e 4% mais doce.

Fonte:Como Eram Frutas e Legumes Antes de Serem Domesticados. O Milho é Impressionante!

Você gostará também:

Uma Vila que usa apenas barcos e bicicletas para locomoção

De Casa Abandonada para Obra de Arte com 36.000 Flores. Veja a transformação!

13 Passos para Plantar um Relógio que Mostra o Horário através das Flores

Fazenda Urbana, um escritório diferente de tudo que você já viu!

Edward James e o Jardim do Eden


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Curso de Marketing Digital para Paisagismo
Mostre seus produtos para o público certo!
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!