Plantas para paisagismo
Mais e mais as bromélias estão sendo usadas no paisagismo. Os jardins ganham em beleza e charme com o uso da bromélia. Acrescente-se, que é uma planta perene, que não exigirá muito trato. Há bromélias para todos os ambientes: sol direto, meio-sol e sombra.
Nos jardins as bromélias devem ser plantadas diretamente no solo. Ao plantá-las observe alguns cuidados: abra uma cova no mínimo duas vezes o volume da parte a ser enterrada, e preencha com uma mistura de areia, húmus e algum adubo de liberação lenta. Por exemplo: três partes de areia, uma parte de húmus e uma colher de sopa de OSMOCOTE ou NUTRICOTE. Misture bem, e encha a cova com a mistura. Ao plantar a bromélia regue para acomodar o substrato. Após isto de três em três meses uma colher de sopa de OSMOCOTE ou NUTRICOTE logo abaixo da superfície, próximo a planta, é o que se tem a fazer.
As Bromélias para paisagismo podem ser divididas em: Sol pleno: Quando estão expostas ao sol durante 80% do dia. Aechmea blanchetiana Bromélia
Aechmea hybridum Compacta variegata Bromélia
Aechmea hybridum Exotic Greenback Bromélia
Meio sol: Sol pela manhã ou com algum sombreamento, expostas ao sol no máximo a 50% do dia desde que não seja de 11 as 14 horas.
Neoregelia carolinae Amazing Ray
Neoregélia Bromélia-tricolor
Sombra: Sob árvores, exposição ao sol de no máximo 10% do dia na manhã ou tarde.
Plantas de Interior
São bromélias de decoração, usadas principalmente em interiores.
Vriesea hybridum Golden Pride Com floração vistosa e duradoura, elas são próprias também para vitrines e displays. Dicas:Mantenha o solo em umidade constante e uniforme, nunca permanentemente encharcado. Regue diariamente e/ou freqüentemente, sobretudo no verão. Manter o tanque (ou copo central) sempre com água limpa
Fascínio Imperial
A bromélia é, atualmente, "a grande paixão do brasileiro". Característica marcante nos jardins tropicais, ela encanta por sua beleza escultural e suas flores exóticas. A forma pontiaguda pode, inicialmente, parecer agressiva, mas, para aqueles que sabem apreciar a natureza em seus mínimos detalhes, perceber a beleza desta planta é inevitável.
Pela rusticidade, as bromélias são capazes de sobreviver sobre rochas ou troncos de árvores. Essa espécie de planta requer poucos cuidados para sua manutenção, e é pouco exigente em relação ao substrato. Além disso, suas raízes são superficiais, favorecendo o plantio em locais com pouca profundidade.
Solo com boa drenagem, boas condições de luminosidade, umidade no ar e ventilação são essenciais para estas plantas.
Atualmente, as bromélias são largamente utilizadas em projetos paisagísticos, sobre seixos rolados, pedriscos, amarradas em troncos de árvores, ou mesmo entre pedras, e causam um impacto ao mesmo tempo sofisticado e tropical.
Antonio Marcos Lepri Morandi antoniomarcos.lm@terra.com.br
Leia também:
Solos e flores: aprenda e escolha as plantas certas
JARDIM DENTRO DE CASA
Conheça plantas que atraem beija-flores para seu jardim !
As plantas também dormem
Como as plantas atraem os animais
Origem do Paisagismo
Do sexo das plantas ao fruto
|