Pulverização e rega ao meio dia, pode?? Os mitos no bonsai são tipo vírus de computador, afetam uma grande massa, desaparecem de vez em quando e voltam com tudo depois.
PULVERIZAÇÃO PARA BONSAI CULTIVADO NO INTERIOR A primeira linha de ataque é destinado a pulverização de seu bonsai diariamente. É muito comum no exterior cultivar plantas indoor, porém é para casos sem chances de ter um ambiente externo para o cultivo destas, salvo algumas espécies que se adaptam à meia sombra ou com muito pouca incidência solar. Muitos iniciantes em particular, são incentivados a pulverizar suas árvores regularmente, principalmente para aumentar a umidade em torno da árvore, infelizmente, a pulverização só cria um ambiente úmido temporário. O que ocorrem com freqüência, é que o excesso de água proveniente da pulverização, escorre das folhas para o substrato. Isso muitas vezes pode criar uma estrutura de solo onde a superfície do substrato é constantemente úmido e abafado, algo que muitas vezes leva abaixo o vigor e ainda podridão de raízes, especialmente em solos pobres e de alta drenagem, como geralmente é o do bonsai.
Raízes sadias em um bonsai no momento do transplante
Outro problema com a água correr enquanto está fora da superfície do substrato pode ser que a árvore não necessita de rega, a massa mais profunda do vaso pode estar seca, porque não tem penetrado o suficiente, às vezes nada mais que 1 a 2 cm da massa de substrato. Com a superfície úmida, dá uma falsa sensação que o substrato está constantemente molhado, podendo falhar crucialmente na rega absoluta do mesmo. Como adivinhar o real timing de rega se a superfície se mantém úmida? As plantas mais protegidas ou indoor precisam de no máximo uma pulverização semanal ou quinzenal, com o objetivo de retirar a poeira, aonde pode ser feito ainda no momento de uma adubação foliar, é meu conselho.
NUNCA MOLHAR AS PLANTAS AO MEIO DIA Um mito estreitamente relacionado, pois isto nos induz a não regar a folhagem de nossas plantas com alta incidência solar pelo fato de que o efeito multiplicador de gotículas de água possam queimar a folhagem, fazendo um efeito de lupa. É uma grande dúvida que a superfície superior côncava de uma gota de água seria capaz de focalizar a luz em uma folha, nunca ouvi comentários a respeito disso entre bonsaístas e produtores de plantas ornamentais com mais experiência, inclusive conversei com um dos maiores de minha região e ele me disse que se não regasse duas vezes no verão as plantas secariam todas (plantas de meia sombra cultivadas a sol pleno). Minha maior descrença neste mito é que as ditas gotas causadoras da queimada de folhas acontecem o tempo todo no verão, então por que este evento nunca ocorre quando chove em um dia quente? Certamente o mito leva a crer que as árvores deste ambiente seriam queimadas e, possivelmente, desfolhadas cada vez que houvesse uma nuvem de chuva durante o verão. Para citar uma fonte mais confiável, o professor Liang Amy em seu livro a "Living Art of Bonsai" afirma que "se a luz solar passa através de uma gota de orvalho diretamente, sua energia é de apenas 0,2 calorias por minuto. É, portanto, incapaz de queima folhas, além disso, 1/4oz de água absorve aproximadamente 540 calorias de calor quando se evapora, fica claro que ao invés de chamuscar as folhas, a água ajuda a diminuir a temperatura (da superfície da folha) " . Então onde é que esse mito se originou? Bem, sabe-se que ao sol quente de verão as plantas não estão dispostas à absorver água em picos de horário de maior incidência, portanto não adianta encharcar o substrato até porque apenas dificultará a troca de gases no mesmo e não terá a função hidratante esperada.
Você gostará também: Bonsai: envelhecimento do substrato Bonsai - Arte em movimento Frutas nativas do Brasil e Paisagismo O perigo das plantas invasoras Xaxim: cultivo e uso medicinal Um toque da natureza em casa: Terrários e Mini jardins O paraíso das mini orquídeas Um pouco do universo das orquídeas Contemplação: cores e matizes
|