Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Aprecie a arte do Paisagista DIÓGENES BRAGA, da Tersinapaisagismo

Autor: Regina Motta - Data: 16/07/2020
RSS

Nosso site www.paisagismodigital.com faz parte da Empresa Auesoftware, que produz software para paisagismo, irrigação, manutenção de áreas verdes e muito mais. Foi criado para servir de suporte a todos aqueles profissionais envolvidos nestas áreas, divulgando profissionais e produtores de plantas e artigos para Jardim. Existe há mais de 18 anos e tem mais de 60 mil visitas mensais.

Temos o prazer de apresentar aos nossos leitores o Paisagista DIÓGENES BRAGA, da www.tersinapaisagismo.com.br, residente em Valinhos e atuante na Região de Campinas, Interior.

Paisagismodigital: Gostaríamos que você nos contasse um pouco sobre a sua vida pessoal e profissional. Como foi a escolha da profissão? Qual a sua formação?

Natural de Lucélia-SP, cresci entre cidade e campo, correndo entre árvores e bicicletas, frequentei excelentes escolas públicas e no colegial, particular. Após ensino médio e vestibular, fiquei na lista de espera da UEL-PR pra Faculdade de Música, mas já precisei tomar decisão em continuar com minha família. Optei estudar na região para ajudar meu pai na produção de palmeiras em seu viveiro de mudas e pequenos jardins. Concluí Administração de empresas (Gestão Empresarial pela FAI, em Adamantina-SP) em 2006, sendo que, a partir de 2003, já na prática, estruturava plantios, idealizava composições de áreas verdes junto a arquitetos eengenheiros parceiros.
Em 2007 mudei pra São Paulo-SP, fiz dois cursos intensivos de paisagismo pela EPP (Escola Paulista de Paisagismo) em Moema, fui contratado em uma semana e trabalhei por dois anos em um ShoppingGarden, cuidando da equipe de jardineiros, visita técnica, orçamentos, atendimento à clientes de vários estilos e já projetava espaços com desenhos feitos à mão, coloridos em escala, tudo personalizado.
Em 2010 me tornei autônomo, seguindo cada vez mais forte profissionalmente. Em 2012 pós-graduei em Engenharia Ambiental pela Uninove-SP.
Sempre ganhei espaço pelo próprio resultado e indicações dos amigos, clientes, parceiros (alguns antes de 2010 que continuam comigo). Hoje, além de jardins convencionais, estudo e pratico conceitos da permacultura por um paisagismo integrativo nas obras que participo, com maior interação cliente + jardim. Hoje me considero um replicador de natureza e bem estar.


Piscina e quadro verde

Paisagismodigital: Na questão de escolha das espécies botânicas, há prioridade para espécies nativas?
Gosto de trabalhar com conceito de estratificação e ciclos, sendo nativas ou não. Devido à tradição e ao clima, por mais estáticos que sejam os jardins brasileiros, avalio possibilidade de sucessão das espécies e sua finalidade durante a presença no jardim. Acredito no intercambio vegetal variado que fortalece a vida no solo, obedecendo às condições e características do local pra cada planta.

Paisagismodigital: O que você julga essencial na elaboração de um projeto?
Sou observador e o resultado se cria numa dinâmica gradual, não apenas algo contemplativo e distante (“jardim lá e eu cá” de uma hora pra outra, por exemplo). Essa interação com jardim precisa ser planejada, por isso a observação é importante a curto, médio e longo prazo.


Parede verde
Paisagismodigital: Como surge a inspiração para um projeto de paisagismo? O que procura priorizar?
Mesmo seguindo questões técnicas como: porte (rasteiras, forrações, arbustos e plantas altas) ou até de sensações: visuais, aromáticas, flores, texturas, cores e etc., a inspiração é saber que o “criar” está respaldado pelo saber, pois sei como implantar. Desde 2003 sempre optei em mão na massa! Profissional que literalmente monta o jardim. Isso agrega à própria arte de projetar no resultado do jardim, conforme ele se encorpa, durante seu desenvolver.
Priorizar o conceito em si,respeitando limite de preço que cliente já responde na visita técnica. Diversas possibilidades por algo que se adapte bem ao local, vida dos usuários e em alguns casos, a vizinhança. Prioridade pode ser isso: contexto.


Vasos
Paisagismodigital: Você acredita que o paisagismo tem a possibilidade de melhorar a vida das pessoas?
Sim, mas ela precisa se conscientizar disso e se adequar ao convívio real com a área ajardinada. Pode ser mais de 1000m2 ou 01 vaso de ervinha na janela da cozinha, mas que seja plena a troca de energia entre as partes.

Paisagismodigital: Fale-nos sobre um projeto que você tenha curtido fazer!
Participei de projetos de Casacor em SP, SPFW, da capital até na alta paulista (Dracena, Paulicéia, Ouro Verde e etc.). Todo projeto cria aprimoramento profissional. Em especial, que me lembro até hoje, é (pois está cada vez mais firme), um projeto piloto que montei na casa em que meus pais moram no interior (Lucélia-SP).
Área de 20x20m possuía algumas bananas, um pé de cajú e um limão, com grama esmeralda padrão pra “evitar sujeira e segurar a terra”. Criamos um canteiro teste seguindo conceito de sintropia, onde acumulamos energia, orientados pela obervação da natureza. Limão, Acerola, Jaracatiá, Açaí, Pau Formiga, Embaúba e etc., além de milho, mandioca e alimentos de ciclo curto. Após um periodo, ao retornar ao local, colher a mandioca e comer, a sensação é realmente incrível. Essa experiência é que penso em criar pro cliente. Isso gerou atividade aos meus pais, que sempre foram muito ativos. Aos 70 anos, cuidam do jardim e mandam fotos, consomem as frutas do próprio quintal.


Canteiro experimental
Paisagismodigital: Qual a sua opinião a respeito do http://www.paisagismodigital.com.br ? Em que ele pode ajudar no trabalho do paisagista?
O portal é perfeito na conexão de profissionais e clientes. Interação do público consumidor com profissionais experientes é sempre válido. Há também muito campo pra apresentação e identificação de espécies. Ornamentais, frutíferas e as Panc’s, que retornaram à cena com total energia após inicio da pandemia de gripe em 2020. Isso amplia o conhecimento da flora disponível para trabalharmos.


Rede
Paisagismodigital: Neste momento tão difícil que estamos passando, você tem conseguido fazer seus belos trabalhos, tão necessários para o bem estar de todos nós?
A Tersina Paisagismo parou obras/serviços de 20/03 até 10/05 pra trabalhos externos, mas continuou com projetos online, orçamentos e até sorteio de dois projetos que fizemos pra gerar conteúdo em nossas redes sociais e atrair novos clientes.
Acredito, particularmente, que pandemia é oportunidade de avaliar o que é necessário pra viver bem, no individual e para coletivo. O jardim cria essa ponte de saúde mental, física e respeito ao meio ambiente. Na prática, como a maioria dos clientes são de áreas externas e minha equipe é reduzida, conseguimos desenvolver e atender clientes já parceiros e novos, sem problemas, desde maio/2020.
Esse “respiro” do planeta mostra o quanto estamos deslocados do contexto de respeito ao organismo coletivo e à nossa própria vida. Um aprimoramento interno individual, reduzindo consumo e resgate de conceitos tradicionais, principalmente na alimentação. E, pra ser bem sincero, alguns meses atrás me achava maluco ao conversar com as pessoas e incentivar plantarem suas hortas, frutíferas e despadronizar o conceito de “paisagismo de revista” para um paisagismo natural, integrativo e muito mais proveitoso! Hoje coloco isso na pratica: replicando a natureza.


Pedras iluminadas


Fachada comercial


Vasos
Diógenes Braga
www.tersinapaisagismo.com.br
19 99603 6135
bragapaisagismo@gmail.com

Você gostará também:

Paisagismo: Sensibilidade e encantamento
Memória do Paisagismo no Brasil: Paisagista Rodolfo Geiser
Paisagismodigital: 10 anos de história!
Projeto de paisagismo de baixo custo recupera o espaço urbano


Compartilhar:



Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Login Requerido

Fazer Login para comentar

  


Curso de Marketing Digital para Paisagismo
Mostre seus produtos para o público certo!
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!