Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Aparelhos verdes: energia gerada por plantas!

Autor: Regina Motta - Data: 27/06/2014
RSS

A Revista Galileu publicou uma notícia que nos pareceu de grande importância para compreendermos e valorizarmos cada vez mais as plantas que compõem o nosso habitat neste planeta.
Já sabemos que elas são essenciais para a alimentação e seu papel na fotossíntese que permite a renovação do oxigênio. Sem a vegetação não haveria vida neste planeta. Agora, pesquisas científicas demonstram mais uma utilidade das plantas: No futuro, será possível que árvores ou mesmo plantas menores sejam usadas como baterias, sensores de poluição e antenas, entre outros usos.
"Na natureza, as plantas funcionam como indústrias em pequena escala e não poluentes. O que estamos fazendo é explorar este potencial", diz o professor de engenharia química Michael Strano, responsável por um projeto do MIT que modificou pés de Arabidopsis thaliana, uma herbácea da família da mostarda, para funcionar como uma bateria viva.
Sobre a Aradopsis thaliana, cientistas já descobriram, usando-a como cobaia, que Plantas têm inteligência e memória. Também já constataram que Plantas também usam truques para garantir a reprodução, As plantas também sabem se defender sozinhas!, além de todos os benefícios que elas nos prestam em termos de alimentação, na medicina, purificação do ar . Mas há sempre mais e mais a descobrir sobre elas.


Aradopsis thaliana

Strano e outro pesquisador do MIT envolvido na pesquisa, Juan Pablo Giraldo, vislumbram um futuro não muito distante em que plantas, incorporando circuitos eletrônicos, não apenas produzirão energia, mas também servirão como detectores de explosivos, pesticidas, poluição e até de armas químicas.


Physcomitrella patens

Na Inglaterra, Universidade de Cambridge, bioquímicos usaram a energia produzida por musgos no funcionamento de um aparelho de rádio. Usaram a Physcomitrella patens, que é resistente a condições extremas de temperatura e umidade. Veja como a mesa funciona.





Você gostará também:
Paraíso de plantas e flores de todo o mundo
The Royal Botanic Garden, patrimônio mundial pela UNESCO
A vida secreta das plantas: floração
Plantas do Brasil: Aroeira da praia, riqueza que ganha o mundo!
Os astros influenciam as plantas?
O perigo das plantas invasoras
Plantas inseticidas no controle de pragas
Plantas ornamentais despoluidoras
Pesquisas revelam: plantas têm inteligência e memória
Reprodução das plantas: imagens fantásticas do pólen
Plantas também usam truques para garantir a reprodução
Orquestra de Londres faz concerto para plantas
Plantas que cantam para atrair polinizadores
Conhecendo plantas tóxicas



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!