Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

A enorme árvore que não é árvore, conheça

Autor: Regina Motta - Data: 24/02/2014
RSS

Você sabia que existem arbustos do tamanho de árvores de grande porte? Nos pastos dos Pampas na América do Sul há uma "árvore" chamada de Ombu. É a única planta árvore que vive nos Pampas, porque ela não precisa de muita água para sobreviver.


Abertura da novela Em Família
www.noticiasdatv.uol.com.br


Nome científico : Phytolacca dioica L.

Nome comum ou vulgar: Bellasombra, Ombú, Bella sombra, Arbol de la bella sombra, Fitolaca, Cebolão, umbu, umbuzeiro, ceboleiro, bela sombra, imbu, ombu, maria mole, peúdo, figueira.

Familia: Phytolaccaceae.

O Cebolão - Phytolacca dioica L. é uma planta de grande porte, com origem nos pampas da América do Sul, utilizada como ornamental nas zonas de clima mediterrânico. Apesar de apresentar morfologia arbórea, o Ombu é uma planta herbácea de grandes dimensões, não tendo madeira no seu caule. A planta forma uma copa com um perímetro de 12 a 15 m, podendo atingir uma altura de 12 a 18 m. Esta espécie tem um crescimento muito rápido, mas, sendo uma planta herbácea, o seu caule é esponjoso, podendo facilmente ser cortado com uma faca. A sua seiva é venenosa, tendo um cheiro desagradável, pelo que a planta não é atacada por herbívoros e está imune aos gafanhotos e outros insetos esfoliantes. As suas características, em particular o engrossamento do tronco junto ao colo, fazem desta planta uma ótima espécie para utilização em técnicas de bonsai.





Ombú (Phytolacca dioica) centenária na praça San Martín, entre as avenidas Alvear e Schiaffino. Essa árvore é tão grande que os galhos precisam de escoras para não caírem no chão. http://ideiasgreen.com.br/

O Ombu pode ser encontrado na Argentina, Brasil e Uruguai. Ele não precisa muita água considerando que há apenas 10-30 centímetros de chuva por ano em seu habitat natural. Essa quantidade de água não é suficiente para suportar uma grande quantidade de árvores e até mesmo as plantas Ombu são espaçadas por causa da disponibilidade limitada de água. As secas podem ocorrer nas pastagens, assim as plantas que crescem lá muitas vezes desenvolvem características únicas.


Cebolão ibiflorestas.org.br

O Ombu muitas vezes tem vários troncos e é, às vezes, a única espécie de "árvore" por quilômetros. Sua seiva é venenosa e as folhas não são consumidas pelo gado. O arbusto é coberto com brilhantes folhas verdes escuras. Tem flores verde-branco, que crescem em cachos longos. Esses aglomerados inclinam-se a partir do seu peso. Os frutos maduros que se desenvolvem a partir dessas flores.


http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=8534

Os enormes troncos do Ombu, resistentes ao fogo, contêm tecido de armazenamento de água, uma excelente adaptação para resistir aos incêndios de pastagens intensos que são comuns na região. As "árvores" tem bases alargadas em que armazenam água. Esta planta é abundante nas regiões pampas. Ela cresce naturalmente nestas áreas.
O Ombu também é conhecido como os "faróis" dos pampas, já que a "árvore" fornece sombra para os gaúchos (vaqueiros da América do Sul) e de outras pessoas que estão viajando através das pastagens. Às vezes, as folhas são usadas localmente para uma bebida quente. Ele cresce naturalmente nas pradarias dos Pampas. Também é plantada em lugares como o sul da Califórnia como uma árvore de sombra.


http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=8534

O mais espetacular de característica destas árvores é o seu tronco (cáudice), grossa e irregular na base. O tronco e base da raiz da planta adulta expande de forma monstruosa. Diz-se que qualquer pessoa que dorme sob um ombu deve estar sujeito à magia negra


http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=8534

Cultivo: Uma planta facilmente cultivadas, sucedendo na maioria dos solos, embora preferindo um solo fértil umidade retentiva em pleno sol ou sombra parcial. Cresce melhor em turfa rico com muita água de Março a Outubro, e muito sol. Esta espécie é tolerante a temperaturas abaixo de entre -5 e -10 °. As plantas jovem de crescimento ser danificados por geadas.


www.riomoros.com

Reprodução: . Ela tanto pode ser reproduzida por sementes e por divisão de sementes: Semear no outono ou primavera. Quando as mudas estiverem grandes o suficiente para segurar, transplantar em potes individuais e cultivá-las em em estufas para o seu primeiro inverno. Plantar em suas posições permanentes no final da primavera ou início do verão, após as últimas geadas esperadas. Pode valer a pena tentar uma semeadura ao ar livre em uma cama de sementes no início da primavera. Deixar crescer as mudas transplantadas em recipientes individuais no viveiro para o seu primeiro ano , e plantá-las na primavera seguinte.

Divisão : Use uma faca afiada para dividir o porta-enxerto em março ou outubro, certificando-se que cada seção tem pelo menos uma gema de crescimento. As mudas maiores maiores podem ser plantadas diretamente em suas posições permanentes.


www.kengaibonsai.com

Usos comestíveis (recomenda-se cautela): folhas jovens e brotos - cozidos e usados como um vegetal. As folhas não devem ser consumidas cruas e apenas as folhas jovens devem ser usadas , pois elas se tornam tóxicas com a idade. Os frutos sãousados em geleias e compotas ou também são usados como um corante vermelho para alimentos. Outros usos: Uma tinta vermelha é obtida a partir do fruto.

Você gostará também de:
Conhece a palmeira que anda? Socratea exorrihiza
Plantas do Brasil: Aroeira da praia, riqueza que ganha o mundo!
Plante árvores: comece agora! Final
Os astros influenciam as plantas?
Pau-rosa, perfume Chanel e Marilyn Monroe
Bonsai - Arte em movimento
Plante árvores: comece agora! Parte 1
Árvores: Essenciais e espetaculares em paisagismo
Beleza e praticidade do jardim Vertical
Plantas ornamentais: Árvore Canhão. àrvore sagrada
Aposentadoria verde: Plantar árvores é um bom negócio
Paisagismo com plantas nativas: aguçando os sentidos
Árvore Sagrada do Sertão: Árvore que dá de beber
9 mil anos- A mais antiga árvore viva do mundo
Gigantes da natureza: conheça as maiores árvores do mundo!
Erytrina Dominguezii: Uma lenda da Argentina - árvore que já foi mulher
Cultivo de árvores outonais
As plantas também dormem
Bioma Pampa e Projeto Agroppampa




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!