Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Dicas: os melhores programas de computador para Paisagismo e Jardinagem

Autor: Camila de Rezende - Data: 06/02/2018
RSS

Os campos de paisagismo e irrigação abrangem várias frentes de trabalho como, por exemplo, a parte projetual, a execução e a manutenção. Para facilitar o trabalho de arquitetos, paisagistas, engenheiros e agrônomos nada melhor do que contar com a tecnologia.

Existem atualmente diversos programas de computador e aplicativos para celulares que permitem a realização destas tarefas de forma muito mais precisa, fácil e rápida, o que garante um melhor aproveitamento de nosso tempo, além de, muitas vezes, proporcionar aumento no percentual de projetos fechados e consequentemente nos lucros.

Pensando nisto, resolvi criar uma lista com os melhores programas para quem trabalha neste ramo e quer se atualizar sobre o que está disponível no mercado.

Programas para Paisagismo

1) AutoLANDSCAPE

O AutoLANDSCAPE® é um programa de computador para projeto técnico de paisagismo e jardinagem plug-in do AutoCAD® e IntelliCAD®*, todo em português (com a possibilidade de tradução para o espanhol).
Com ele é possível criar a planta baixa técnica, com detalhamentos e fotos (fundamental para um projeto executivo); gerar legendas com a quantificação, identificação e especificações de todos os itens (vegetação, mobiliários e pisos) de um jeito muito mais simples do que a quantificação manual, trabalho este que por sinal é bastante demorado.

Além disso, o software conta com um recurso muito interessante para valorizar a apresentação do projeto, o "VisualPLAN" (versão LT) que permite que com apenas um clique (literalmente) se obtenha a planta baixa humanizada e a visualização em 3D de seu projeto.

Ele conta ainda com o CalcLANDSCAPE®, um programa específico para orçamentos, no qual se obtém lista de fornecedores, geração automática da lista de insumos, atividades complementares e vários relatórios. Possui um banco de dados muito amplo, com mais de 2300 espécies vegetais com as devidas revisões botânicas, que permite ainda o download e a inclusão de novos itens. Possui ótimo custo benefício e, por ser um plugin de CAD, necessita de um conhecimento básico do mesmo.

 AutoLANDSCAPE



Saiba mais sobre o programa: AutoLANDSCAPE

2)VisualPLAN

O VisualPLAN® é um programa de computador para projeto e apresentação de paisagismo através da planta baixa humanizada e da representação em 3D, todo em português (com a possibilidade de tradução para o espanhol).

Apesar de reconhecer arquivos ".dxf" (criados em plataformas CAD), e estar presente no AutoLANDSCAPE na versão LT (limitada), o software possui a versão Full que permite a elaboração do projeto sem a utilização de programas ou arquivos em CAD.

Com ferramentas de desenho intuitivas, um banco de dados extenso com mais de 2300 espécies vegetais com as devidas revisões botânicas, que permite o download e a inclusão de novos itens (inclusive objetos 3D de outras fontes), é possível criar projetos paisagísticos de maneira bastante rápida, gerar vídeos de apresentação e criar pranchas para impressão com legendas dos itens utilizados.

É uma excelente opção para aqueles que não têm grande facilidade com programas CAD, mas que buscam uma apresentação de qualidade. Além disso, no que diz respeito à elaboração da planta baixa humanizada, o VisualPLAN é de uma facilidade incomparável e de excelente qualidade final de apresentação, superando e muito, softwares de edição gráfica comumente utilizados, uma vez que não se tem o trabalho de "redesenhar" a planta do CAD. Assim como o AutoLANDSCAPE, possui excelente custo benefício.

 VisualPLAN



Saiba mais sobre o programa: VisualPLAN

3) PhotoLANDSCAPE

O PhotoLANDSCAPE® é o programa de computador para apresentação de projetos de Paisagismo e Jardinagem através de fotomontagem todo em português (com a possibilidade de tradução para o espanhol).

Com o banco de dados muito amplo (diferencial dos softwares da AuE), possui inúmeras imagens de plantas e demais itens de paisagismo, devidamente revisados e catalogados; grande número de mobiliários em 3D (permitindo a inclusão de modelos de outras fontes) para serem ajustados de acordo com a posição mais adequada à foto, além de uma série de efeitos que podem ser aplicados, como: sombras, reflexos e luzes, tudo de uma maneira extremamente simples.

Possui recursos e ferramentas de desenho bastante intuitivas e que permitem a criação de jardins verticais com grande facilidade. Dos softwares listados, é o de utilização mais fácil mas que permite a apresentação de sua proposta de uma maneira rápida e de qualidade, ideal para a etapa de anteprojeto. Possui ótimo custo benefício!

 PhotoLANDSCAPE



Saiba mais sobre o programa: PhotoLANDSCAPE

4) LandMANAGER

O LandMANAGER® é um programa de computador para gerenciamento e manutenção de áreas verdes, que tem como objetivo o controle de todo o projeto, desde a fase inicial até o seu termino, ideal para quem também trabalha com a parte de implantação e manutenção de projetos paisagísticos.

Totalmente em português (podendo ser traduzido para o espanhol), o software faz integração com os demais produtos da empresa AuE Software, como o AutoLANDSCAPE, e o VisualPLAN. Permite a visualização do projeto com a inclusão de tarefas para cada item, separação por obras, atribuição de prazos, percentual de conclusão, previsão de custos, visualização em gráficos, criação de relatórios e ordens de serviço.

Ele conta ainda com um aplicativo que permite repassar a cada funcionário sua respectiva tarefa e sincronizar de acordo com o percentual de conclusão. É a melhor opção para gerenciamento de projetos de Paisagismo e Irrigação, principalmente pela possibilidade de integração com os demais softwares da empresa, mas funcionando muito bem de forma independente. Possui ótimo custo benefício.

 LandMANAGER



Saiba mais sobre o programa: LandMANAGER


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!