Postado em 04/06/2009 10:48:21
Todas as partes da Guarea guidonia são empregadas na medicina caseira em muitas regiões do país, embora a eficácia e a segurança do uso de suas preparações não tenham sido, ainda, comprovadas cientificamente, cuja utilização vem sendo feita com base na tradição popular. No entanto, estudos farmacológicos têm sido realizados com esta planta. Assim, à casca do tronco que é amarga, são atribuídas propriedades adstringentes, purgativa, febrífuga e abortiva e a casca das raízes, além de ter as mesmas propriedades, é utilizada contra hidropisia e gota e, na forma de banhos, para aliviar inflamações de origem artrítica ou traumática. As sementes maceradas em bebidas alcoólicas, são também usadas com esta mesma indicação, enquanto a infusão de suas folhas é purgativa e emética.
Nomes populares da Guarea guidonia: açafroa, bilreiro, camboatã, canjerana-miúda, carrapeta-verdadeira, cedrão, cedro-branco, cedroana, guaré, jataúba, jataíba, jataúba-branca, jitó, gitó, macuqueiro, macaqueiro, marinheiro, pau-bala, pau-sabão, peloteira, taúva.
Fonte: LORENZI,H.;MATOS,F.J.A.Plantas medicinais no Brasil:Nativas e Exóticas.Nova Odessa,SP:Instituto Plantarum,2002. Pgs 334-335