Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Muda!!

Postado em 14/07/2012 18:05:17

Boa noite, Senhores!!

Como faço para fazr uma muda de um pé-de-louro???

Grato...

Postado em 16/07/2012 15:23:54

Marcos, o loureiro pode ser plantado com sementes ou por alporquia, que é um processo diferente da estaquia e um pouco mais complicado. Aqui vão algumas dicas:

A alporquia é uma técnica de multiplicação vegetativa de plantas, utilizada principalmente em algumas plantas com as quais a estaquia não funciona facilmente. Consiste em enraizarmos um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida.
Podemos separar o processo em algumas etapas:

  • 1. Inicialmente, devemos escolher um ramo de uma planta adulta. Esse ramo deve possuir de 1 a 3 cm de diâmetro. No ramo escolhido, fazendo um anelamento (retirada da casca) com a ajuda de uma lâmina afiada (faca, canivete, estilete, etc.), sendo este anel formado de 3 a 5 cm de largura.
    2. Cobrimos a parte anelada com um material úmido que retenha bem a água, que pode ser: esfagno, mistura de esterco e serragem úmida, entre outros possíveis. Prendemos o material com um plástico, que deve ter as suas pontas bem amarradas. Assim, ocorrerá o enraizamento do material com o passar do tempo, no local cortado.
    3. Podemos fazer desde o in ício, um outro anelamento, pouco abaixo do local em que vai enraizar, o que força a brotação das gemas (enraizamento) no local cortado.
    Ao alcançarmos um enraizamento razoável, vamos cortando a base de pouco a pouco com o passar dos dias, até destacarmos completamente o ramo bem enraizado, obtendo-se assim uma nova muda.
    4. Devemos passar a muda a um substrato adequado, sem que já seja plantada no seu local definitivo, já que a muda ainda é muito frágil. Essas mudas devem ser mantidas por um certo período em um local protegido do sol forte, molhado constantemente, sem encharcar, até que a muda se torne forte o bastante para ser plantada no seu local definitivo.
  • Página:  de 1    

    Login Requerido

    Para responder este tópico o login é requerido.
    Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
    Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


     eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim


    Cadastre-se Grátis
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
    X

    Receber alertas das publicações do site


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!