Quer aparecer aqui?  Veja Como


Fórum Paisagismo Digital

 Fórum  |   Novo Tópico  |   Pesquisar  |   Regras  |   RSS

Identificação de árvore e semente

Postado em 03/12/2014 10:55:42

Olá Sou Vicente proprietário do Viveiro São Francisco aqui em Pouso Alegre sul de Minas.Produzo mudas nativas da flora braqsileira, destinadas ao reflorestamento de APPs e áreas degradadas.Coleto sementes de todas árvores que me deparo.No sábado passado deparei com as semente da foto em anexo.Eu já tenho um certo comnhecimento sobre espécies nativas,mas está eu nunca vi e também não consegui identificar nos meus livros e olha que tenho uma boa quantidade deles.Então solicito ajuda para identificação desta espécie.Ela está localizada próximo ao curso de água,tem folhas muito parecidas com as da Rapeneia sp.(Capororoca).È de porte médio.Desde já agradeço.Um abraço. vicente

Postado em 07/01/2015 16:07:26

Vicente e Zélia,
O gênero Ocotea tem os frutos inseridos numa cúpula, em Ocotea puberula ela é pequena e quase plana de cor vermelha. Pode ser Ocotea puberula .Segue um link com foto:

http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/open_sp.php?img=11559

Sem informações com a disposição das folhas nos ramos e referencia para tamanho de frutos e folhas fica difícil chegar a uma identificação confiável.

Vicente, segue um link com a descrição de O puberula, talvez você, que viu a planta, lendo a descrição possa chegar a uma conclusão: https://sites.google.com/site/florasbs/lauraceae/canela-guaica.

Se for essa espécie, ela tem uma ampla distribuição e pode ter variações dependendo da localidade ver em http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ocotea%20puberula

Mais um link com detalhes da distribuição da espécie e material herborizado:http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB8507

Se chegar a alguma conclusão avise por favor.
Att.

Postado em 07/01/2015 15:06:12

Parece uma Canela, talvez Ocotea puberola.

Postado em 07/01/2015 15:05:35

Parece uma Canela, talvez Ocotea puberola.

Postado em 07/01/2015 14:41:20

Parece uma canela, talvez Ocotea puberula (Lauraceae)

Postado em 30/12/2014 22:44:27

Olá Marines.Sim eu entendi.Quem postou a possibilidade de ser Syzigium cordatum foi uma outra pessoa chamada Glenio.eu disse a ele que era parecida mas não a mesma espécie.As sementes que eu coletei germinaram, em breve eu postarei foto das plântulas e mais fotos da árvore.Mais uma agradeço sua atenção.Bom ano novo.a

Postado em 30/12/2014 09:30:33

Olá Vicente! Syzigium cordatum é uma planta Africana. A base da folha deve ser cordata, por isso o epíteto especifico cordatum. A base da folha deve ter a forma de um coração. Entretanto, na nossa discussão anterior, você acreditava que não se tratava de uma espécie exótica.
O melhor e ter mais informações sobre o indivíduo que você tem aí para chegarmos a uma identificação correta, assim como a área onde está este indivíduo.
Envio um link com informações sobre S. cordatum:
http://www.plantzafrica.com/plantqrs/syzygcord.htm

Att.
Marinês

Postado em 29/12/2014 11:47:05

Ha foto muito semelhante no boletim deste mês do site Plantamundo, identificando a planta como Syzygium cordatum (waterberry)

Postado em 24/12/2014 15:26:05

Ok, Vicente! fico aguardando novas fotos com mais detalhes.

Postado em 09/12/2014 21:51:46

Olá Marines.Agradeço suas orientações,ajudou muito,como te disse eu queria conversar com alguém que tivesse sua formação técnica.Vou fotografar mais detalhes da planta e posta-las aqui.Esclarecendo:a região onde coletei as sementes eu conheço muito bem.A possibilidade de haver algum Syzygium cumini para que estas sementes viessem de um outro exemplar próximo é muito remota.Por isso eu disse ser difícil ser exótica.Aqui na cidade tem um exemplar de Syzygium e eu comparei as folhas o tronco e eu posso afirmar que não é Syzygium os furtos da foto.Um abraço.

12
Página:  de 2    

Login Requerido

Para responder este tópico o login é requerido.
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Registre-se.


32ª edição da Lusoflora, que terá lugar a 22 e 23 de fevereiro de 2019, no CNEMA, em Santarém. Contato:  info@apppfn.pt
7 Visões
Destaque-se no mercado de paisagismo


Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!